Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

domingo, 9 de agosto de 2015

Ranges

     Série Completa 'Coisas que Levei um Tempo para Aprender' Escrito por Bond_18 Clique Aqui para baixar totalmente grátis! Bond_18 disponibilizou Free sua série de artigos. Aprovei.




 Infelizmente eu estive ocupado queimando dinheiro na fogueira no poker live, então não fui capaz de escrever por um tempo. Eu não tenho muito live para jogar pelo próximos dois meses, então tenho algum tempo para escrever e quero recomeçar a série “Coisas que levei um tempo para aprender”. Espero que este artigo seja um retorno à forma. Como escrevi na parte 9 sobre leitura de mão, tudo se trata de pôr o vilão em ranges. No entanto, eu não elaborei sobre o enorme impacto de entender ranges de mãos em geral.

 O simples fato é este: se você pode determinar o range de alguém, você possui sua alma. Determinar o range de alguém pode algumas vezes ser muito fácil, e outras bem difícil, e é completamente dependente da situação.

 Algumas vezes uma pessoa fará alguma coisa tão incrivelmente óbvia que tornam seu range de apenas uma ou duas mãos. Algumas vezes o range de uma pessoa fica polarizado, significando que o vilão ou tem uma grande mão ou um blefe.

 Quando bons jogadores pensantes jogam contra outros bons jogadores pensantes, eles irão tentar esconder seus ranges, e ficar com conversa fiada para serem enganosos. O que isso significa é que eles jogam de um jeito em que jogariam com muitas mãos, para prevenir que se dê alguma pista que permita que se meça seus ranges com alguma força. Estar apto a ler ranges é simplesmente uma extensão da leitura de mãos, apear de ser algo mais generalizado. 

Então, como lemos ranges? Bem, para poder ficar bom, precisa-se de experiência. Por exemplo, quando comecei a jogar poker live depois de ter passado tantos meses completamente online, eu não estava acostumado com como os ranges de 3-bet e shove das pessoas era COMPLETAMENTE diferentes. Depois de alguma experiência eu estava apto a fazer os ajustes necessários. Mesmo em alguns torneios online, os ranges para uma situação semelhante, ou mesmo exatamente igual, podem diferir enormemente baseado no que o torneio é. 

Exemplo: ambos o CO e button têm 40 BB’s com antes em jogo, ambos são 100% desconhecidos para você. O CO abre com raise 2,6X. O button dá 3-bet para 8,5X. Os blinds dão fold e o CO dá shove. 

Agora, leve esse exemplo para o 100r e o CO tem um range muito maior que em um 50 freeze out. Isto é, é claro, um exemplo muito simples e óbvio. No entanto, sem saber nada sobre 100r ou 50 FO e não tendo qualquer experiência em ambos torneios, você pode não necessariamente perceber quão grande sejam as diferenças entre os ranges. Fora o argumento da experiência, entretanto, a leitura de ranges pode facilmente ser ensinada e praticada. Vamos começar com leitura de mãos no começo de torneio.

 Leitura de Range no Começo do Torneio: A parte boa sobre leitura de range em começo de torneio é que as pessoas estão frequentemente fazendo jogadas menos elaboradas ou caras, especialmente pré-flop. Considerando que sabe um pouco sobre seu oponente você deve estar apto a ter uma idéia decente de seu range pré-flop quando ele toma certas ações. Agora, isso pode resultar no range dele ser bem largo, mas ao menos você tem algo de onde partir e eliminar mãos mais tarde. 

Exemplo: level 1 em um freeze out 100 do Stars, com blinds 10/20. Você abre em MP2 para 70 e o button, que você sabe que é um jogador vencedor, dá flat call. Qual o range dele? Dependendo do jogador é sempre algo em torno de: 22-JJ, AJ-AQ, 54s+, KJo, KQo, JTs-ATs, 64s-J9s. Isto não pode ser exato, mas é razoável, e podemos esperar que QQ+/AK dê reraise. 

Uma vez que você tem uma idéia de seu range pré-flop, você pode começar a eliminar possibilidades pós-flop dependendo da ação e textura do flop. Isso tudo se torna natural com a experiência. Agora vamos dar uma olhada em alguns exemplos de mãos de começo de torneio e pensar sobre como o conhecimento de seu oponente mais pensar sobre seu range leva a uma decisão. Stars, freeze out 109. É o primeiro level, blinds 10/20. O vilão na mão é poster bem conhecido do 2+2, Mattsuspect. Ele sabe quem eu sou e eu sei que ele é bem TAG nessa fase do torneio. Eu não tenho muita informação do UTG+2, então tenho que creditá-lo um range normal. 

Stack do herói: 2880 
UTG+2: 6120
 MP2  (Mattsuspect): 3010 Recebo Kc Ks no CO. Blinds são 10/20. 

Preflop: 2 foldam, UTG+2 aumenta para 80, 1 fold, MP2 dá reraises para 280, Herói call, folda até o UTG+2, UTG+2 call 200. 

Ok, nesse nível eu me sinto bem confiante de que para Mattsuspect dar reraise num jogador early position nessa fase do torneio ele tem um range bem pequeno. Muitos TAGs estão até dando cold call com AK aqui, já que o UTG+2 não dá call em um reraise com muitas mãos piores que AK. Eu espero plenamente que seu range de 3-bet seja QQ+ aqui, embora algumas vezes jogadores adicionem AKs e JJ. 

Dou call porque sei que se der 4-bet seu range pode jogar perfeitamente contra mim. Seu QQ/AKs vai foldar rapidamente, já que ele sabe que meu range 4-bet é apenas KK+, dada as posições, mas ele pode pensar que meu range de cold call é algo como JJ+/AK. 

Flop: 7c Qd 9h (Pot 870) UTG+2 check, MP2 aposta 700, Herói folda. Para mim isto pareceu como um fold muito simples e sobretudo uma mão simples. 

Eu sei que mesmo que o range do MP2 inclua AK e JJ ele não vai apostar tanto contra dois jogadores, especialmente não quando um jogador pensante deu cold call em seu reraise. QQ deu um suck out em mim, e eu ainda estou, é claro atrás de um AA. 

Logo, não ganho de nada em seu range e foldo facilmente. Ok, vamos com mais um exemplo de começo de torneio que entra em como o range de um jogador vai reagir a certas jogadas: O jogador nesta mão era um jogador online bem conhecido ‘yellowsub’. Em minha análise vou parafrasear um post que o djk123 fez no tópico, então ele também merece algum crédito. 

O torneio é o $500+50 Sunday Million do Full Tilt. Estamos sem reads. 

MP2: 4908 
Herói: 4940 Herói tem Ah Qh no CO.

 Preflop: folda até o MP2, MP2 aumenta para 150, Herói call, 3 foldam. Pareceu bem comum para mim até agora. Podemos novamente dar um range bem grande para o vilão.

Flop: 5c 3h Ac (Pot 360) 
MP2 check, Herói aposta 245, MP2 call 245. 

A esta altura a mão fica um pouco estranha. É estranho o MP2 não dar c-bet em um bordo como este, e isto frequentemente significa que ele tem um range polarizado. Um range razoável para dar ao MP2 é algo como 99-KK, 33, 55, AA, A9-AK, ou apenas talvez uma jogada muito ruim/estranha com suited connectors de paus.

 Na maioria do tempo entretanto, sua mão está em uma das primeiras categorias, tanto um par com value no showdown que não quer transformar sua mão em um blefe, ou uma grande mão que quer pegar o herói. AJ-AK não são tão granes, e estão frequentemente apostando, mas vão algumas vezes dar check esperando receber value e pensar em um bordo como este é difícil para o oponente bater. 

A aposta parece normal, como podemos ainda ganhar value dos pares, do raro/estranho draw de paus, e A’s piores, A esta altura, eu mediria o range do vilão entre 99-KK ou 33+55+AA já que A’s e flush draws geralmente apostam no flop. 

Turn: Kh (Pot 850)

 MP2 check, Herói aposta 609, MP2 aumenta para 2120, Herói folda. 

Aqui está onde muita discussão se passou. A verdadeira questão nessa mão é se o turn foi a jogada correta. Djk123 veio no tópico e destrinchou o range do vilão e suas prováveis ações com estes ranges e deu informações sobre por que bet/fold no turn é incorreto. A lógica é a que se segue; se nós normalmente damos ao range do vilão 99- KK e slow played sets, não pode haver muito value em apostar neste turno.

 Os slow played sets vão agora dar check raise na gente e teremos que dar um fold desgostoso. Os pares tentando chegar ao showdown vão dar crédito de um A ao herói e foldar. KK não dá suck out e vai de checkraise. Se nós dermos check no turn e fizermos nosso flush podemos, é claro, entrar no river contra qualquer coisa. Se nós dermos check no turn e o vilão aposta no river nós podemos sempre dar call, já que o vilão vai às vezes mostrar A’s piores e um flush draw perdido ocasional. 

O vilão também está mais propenso a pagar 2 streets com uma mão do tipo 99-QQ se nós dermos check back no turn e parecer que estávamos simplesmente dando um tiro no flop, mas agora decidimos tentar e blefar novamente no river. Novamente, nós vemos que a chave para os ranges é ter informação e considerações sobre as prováveis ações de nossos oponentes em certas mãos. Ao ser observador e aprender como os jogadores reagem a certas texturas de bordos, a leitura de ranges torna-se muito mais fácil.

 Leitura de Range do Meio ao Fim do Torneio: Nos estágios do meio ao fim dos torneios, a parte importante da leitura de mãos frequentemente trata-se de shove e reshove. Para esta parte do artigo trouxe um escritor convidado, Luckychewy, conhecido como Runthistable, quem eu acredito ser melhor para explicar este processo, a matemática e as ferramentas envolvidas (Pokerstove, Sitngo power-tools). Aqui está sua contribuição: Três coisas ridiculamente cruciais para se ter acesso para qualquer aspirante a jogador de torneios, quando revisando as sessões, são Calculator, Pokerstove e SnG Power Tools.

 Como todos vocês sabem agora, do meio ao fim e especialmente o jogo de fim de torneio depende pesadamente no quão hábil você é em dar pushes. Estes três programas vão ajudá-lo bastante a melhorar seus pushes e ajudar a combater outros pushers. Eu uso a calculadora e o stove para ajudar nos ranges de call, e o power tools para ajudar nos ranges de shove. Em várias situações você será bem direto depois de um tempo, mas de vez em quando tem uma situação que precisa ser revista, e é assim que você deve fazer. 

Pelo que vale, eu recomendo jogar algumas mão num arquivo do Word enquanto joga uma sessão, tornando mais fácil encontrar exatamente o que você quer revisar depois. Enquanto pensar com qual range dar call em um shove, você precisa primeiro pensar qual equidade precisa versus o range do adversário para ficar breakeven. Obviamente break even não é ruim, e nós não devemos foldar pequenos edges na maioria dos casos, mas seu objetivo deve ser tornar seus calls em shoves lucrativos. 

Existem várias situações que surgem nas quais não sei se estou fazendo um call + ou - EV porque é muito próximo, a estas situações me refiro como marginais. Algumas vezes eu passo situações marginais, e outras vezes não, tudo depende de muitas variáveis. Conforme fica melhor e melhor em ranges de call e push você se encontrará em menos e menos situações marginais, conforme as coisas começam a se tornar mais claras se são lucrativas ou não. Então, começando com ranges de call. 

É aqui onde são usados o Calculator e o PokerStove. Primeiro você precisa pensar em sua equidade necessária, dados os pot odds. Um exemplo de mão do 55k garantido do full tilt, a seguir: Jogador desconhecido no CO dá shove 15,5k em 1k/2k/250 ante com 8 jogadores na mesa, e estou no BB com 55 quase 65k depois de postar. O pot é 3k em blinds + 2k em antes + os 15,5k que ele shovou = 20,5k. Eu só tenho que pagar 13,5k, já que estou no BB, o que significa que tenho 20,5:13,5 ou perto de 1,5:1. Para imaginar exatamente qual equidade precisa para ficar breakeven você pega o que está no pot, adiciona o quanto precisa pagar, e então divide este novo número por quanto precisa pagar. Então, se 20,5 = x e 13,5 = y, a fórmula seria y/x+y. Neste caso, x+y = 34, e y é 13,5, então 13,5/34 = 0,397. 

Essencialmente preciso ter 39,7% de equidade ou mais versus esse range para fazer um call lucrativo. A segunda parte envolve PokerStove. Eu primeiro ponho minha mão e depois estimo um range apropriado para o jogador no CO. 

Poker tem muito mais áreas cinzentas que pretas e brancas, então se você estima um range e depois descobre que o jogador no CO é um imenso nit ou grande spew, bem, você não sabia disso a tempo e não há muito o que se dizer. 

Você vai inevitavelmente cometer erros ao determinar ranges, mas vai se tornar melhor com o tempo e mesmo eu não estou nem perto de ser tão bom quanto alguns jogadores que surgiram dos SnG’s, onde é essencial que você saiba os ranges corretos de call/push em várias situações. Neste caso vou dar ao CO desconhecido um range mais conservador de 22+, A2s+, K8s+, Q8s+, J9s+, T9s, 98s, 87s, A2o+, K9o+, Q9o+, JTo e tenho ~51.7% de equidade. Então claramente isto é melhor que um call breakeven, visto que só precisava ter uma equidade de ~39,7% e eu tenho ~51,7%, um call bem lucrativo ao longo prazo. 

Para aqueles que se importam, nesta mão ele tinha AQo e perdi um flip considerável. Isto poderia significar que seu range é mais tight do que imaginei ou pode significar que simplesmente aconteceu de que ele tinha o topo do range desta vez. Mas estou satisfeito com o call e o faria de novo se fosse necessário.

 Geralmente com considerações sobre ranges de push em oposição aos ranges de call, seu range será muito maior porque seu lucro vem da quantidade de folds que recebe. Obviamente quando faz um call você não tem fold equity, o que, como expliquei mais cedo, é por isso que precisa ser um favorito versus o range do jogador com os pot odds dados. 

A equidade de seu range de push versus o range de call de um jogador geralmente não será favorito, mas você recebe muitos folds, então ainda é lucrativo. SnG Power Tools é uma grande ajuda em pensar com que range pode dar um push lucrativo, e em qual posição. Diferente do Calculator e PokerStove, entretanto, não é gratuito, mas é barato. 

Eu recomendo muito que aqueles que não o tenham compre-o. Pode consegui-lo online por cerca de $20, o mínimo em comparação com o retorno que ele pode potencialmente te dar se usá-lo bem. Novamente, entretanto, ele faz os cálculos a partir de suas considerações sobre os ranges de call de outros jogadores. É importante, é claro, fazer boas considerações, mas você vai inevitavelmente estar errado algumas vezes. 

Geralmente se você está bem próximo, será bem claro se um shove é lucrativo ou não, mas nem sempre. Como sempre, tudo depende muito do oponente, então não tem problema em generalizar algumas vezes (como terá de fazer contra jogadores desconhecidos) você definitivamente não quer fazer as mesmas considerações do range de call do BB versus seu shove no button se o BB for charder 30 ou joeshmo123456. 

Se eu tivesse que chutar, charder deve dar call com um range um pouco maior que o do Joe. Isso é tudo que tenho a dizer sobre ranges de call e push. Eu aprendi muito com o 2p2 e conheci tanta gente legal e amigos neste site que me senti na responsabilidade de dar alguma coisa em troca. Espero que tenham aprendido um pouco e ganhem muito dinheiro no futuro (espero que não o meu!). Obrigado por lerem.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Ranges Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli