Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Lição 03 – As três fases do jogo

Lição 03 – Adquirindo a Mentalidade de um Profissional – As três fases do jogo

Não importa qual torneio ou STG tu jogar, tu passará por três fases: Inicial, intermediaria e Final.

Cada etapa, tu deve jogar de uma determinada forma. Então vamos ao que interessa.

Fase Inicial

A fase inicial é uma fase muito importan-
te. Existem diversos tipos de torneios. Aqueles que iniciamos com  1500 fichas, aqueles que iniciamos com 2000 mil fichas, e aqueles que iniciamos com muito mais fichas. Essa diferença é muito importante, mas veremos isso mais pra frente.

Em micro limites, existe uma quantidade enorme de jogadores que apreciam ficar jogando várias mãos na fase inicial. Esses jogadores podem jogar muitas mãos no inicio, o que não é bom quanto muitos acreditam, principalmente se não possuir a habilidade necessária para jogar loose (solto) mas quanto mais perto eles estão do dinheiro, mais quietos ficam. É aí que nosso jogo ganhará força.

No inicio do torneio iremos nos basear em nossa posição para jogar. Em resumo, é assim, nas posições iniciais e Médias, as mãos que jogaremos tenderá a ser poucas mãos, contendo basicamente 99+, AQs+.  Conforme o tempo passar e estiver acostumado a jogar, perceberá que abrirá mais esse range sendo AT do mesmo naipe, e também colocará mãos como KQ do mesmo e outros pares. Tempo é um fator importante no poker, não o subestime.

No Botão, no Cutoff , nosso range se abre, agora podemos abrir com praticamente qualquer par (Entrando de limp se quiser, mas no inicio prefiro aumentar 3xBB) também com AT+, BR (BR = JT, JQ, JK, QT, QK, KT) principalmente se forem do mesmo naipe. As BR não são uma obrigação. Tu não precisa joga-las na fase inicial, se não quiser.

Seu objetivo  é jogar de forma simples, então vamos analisar alguns cuidados e pontos importantes em nosso jogo no inicio de torneio ou STG:

Ø     Deve tomar cuidado com os raisers, 3bet, 4bet: Os jogadores no inicio de torneio tendem a serem mais seguros, no inicio de torneio espere 3bet, 4 bet com mãos que sejam mãos premiuns. Essa será  nossa mentalidade sobre 3bet e 4bet no inicio de torneio. Não tem porque se envolver em allins com AK, AQ, QQ, JJ, TT no inicio de torneio, então se tiver muita ação, largue essas mãos.
Calma, Calma, Calma

Ø     Não deve arriscar sem necessidade suas fichas: Se tua mão tem valor (77 em um flop de 883, entre outras) tu não vai querer o máximo de dinheiro no pote, tu vai querer que o pote chegue no River de forma barata. Se seu adversário der dois checks seguidos, aí tu pode fazer uma aposta de metade do pote. Se ele pagar, vá de check- check no river. 

Ø     QQ, KK, AA : Tire o maior valor possível dessas mãos. Em micro limites, os jogadores tendem a pagar com uma enorme variedade de mãos. Eles não sabem largar TT, JJ, 99, AK, eles não sabem. Existem duas linhas que tu pode seguir:

 1. Jogando de forma normal, dando um raise de 3xBB, dando 3bet, dando 4bet e finalmente indo allin. Minha opção favorita é a

 2. Ir de allin direto. Isso mesmo apostar tudo de cara. Se eles não vão largar mãos como 99, então sabendo disso, eu irei allin de cara. Não estou em um torneio de 109$ do qual os jogadores sabem o que isso significa, estou em um torneio de 0,25$ ou de 4,40$ onde alguns jogadores não possuem o jogo teórico na ponta da língua. Se eu sei disso, irei tentar tirar o máximo logo de cara e uma dessas formas é indo de allin contra esses jogadores.

 Contra jogadores regulares, dos quais fogem de jogadas assim, a melhor forma de tirar fichas deles é jogando normalmente com 3bet, 4bet, e até mesmo Trap, pagar a 3bet para permitir que o vilão continue apostando. Neste ponto podemos dar raise no Flop e ir allin. Se ele apostar no Flop e der check no turn, aproveite e aposte, na maioria dos casos ele terá uma mão de valor, poucas vezes será trap com trincas ou dois pares.

Ø     Dobrando as fichas: Muitas vezes vamos dobrar. E isso é muito bom, na fase intermediária falarei mais obre isso. Neste caso, tu terá duas opções, manter seu jogo seguro e aproveitar sua vantagem na fase intermediária, ou abrir mais seu range e tentar triplicar ou voltar a stack inicial de 1500 fichas. A questão aqui é, se você triplicar, a fase intermediária não te incomodará tanto e poderá sentar em seu banco e ver os outros jogadores gladiarem entre si para irem mais longe no MTT ou STG. Neste caso, eu poderia ficar mais agressivo com mãos como AK e TT+, fazendo a jogada acima, da qual eu faria somente com QQ+. Eu sei que é arriscado e de vez em quando, não sempre, tendo a fazer essas jogadas. Conforme o tempo passa, vou amadurecendo melhor, assim saberei os melhores momentos de aplica-la e o melhor momento para não aplica-la.

Ø     Isolando os Limpers: Muitas vezes terá jogadores entrando de Limp na fase inicial. Isso não quer dizer que eles são passivos, de fato, somente importa o limp a partir do momento em que os Blinds chegam a 50/100. Neste ponto não existe mais necessidade de ficar entrando de Limp. Se alguém entrar de Limp na fase intermediária em diante, nosso adversário tenderá a ser passivo, e esses jogadores oferecem suas fichas para nós por conter erros em seu jogo. Para analisar os jogadores passivos de inicio, observe se eles entram com frequência de Limp, se dão Limp Raise, Limp call, a frequência é muito importante. Por exemplo, se ele fizer esse tipo de jogada somente uma vez por duas órbitas, então este não é um jogador passivo, pois jogadores passivos entram com maior frequência de Limp, podendo ser uma, duas, três ou mais vezes por órbita. Baseado nisso conseguimos separar dois tipos de jogadores de inicio que entram de Limp, os jogadores seguros e bons que entram de Limp com mãos como 22-99, e os jogadores passivos que entram de limp com KQ, KJ, KT, QJ, QT, Q9, e diversas outras mãos. Na próxima lição falaremos sobre como fazer anotações nos jogadores.

Para isolar um jogador que entrou de limp, sua aposta tem que ter o valor de 4x o valor do limp, ou seja, se o limper for de 25 então tu fará tudo 100. Se estiver em 50 fará tudo 200.

O leque de mãos para isolar o Limper no inicio de torneio é TT+ (TT, JJ, QQ, KK, AA), e mãos como AT, AJ, AQ, AK, KQ. Com as outras mãos como 22 até 99, entre de limp também com a intenção de trincar. Se tu não conseguiu trincar, largue sua mão. No inicio de torneio é assim que se joga com pares pequenos. Na fase intermediará tu conhecerá o Float (uma ferramenta que te auxiliará a conseguir algumas fichas extras).

Após isolar o Limper, deve tomar alguns cuidados. Em Flops que trazem duas cartas altas como KQ, KJ, JQ, JT, ou até mesmo T98, são flops que acertam com frequência as mãos dos jogadores que entram de Limp. Então se você tiver por exemplo, AA e o Flop for KJ4 e o vilão pagou sua aposta no Flop de Meio pote, então tu pode ir allin no Turn ou fazer outra aposta de 50% do pote. Se o vilão pagou neste tipo de Flop ele tem K, J ou uma mão como TQ, AT, algo do tipo. Tome cuidado quando bater uma terceira carta como um T, J, K, pois elas podem lhe complicar, neste caso, de check por trás ou aposte. Cuidado se tomar muita ação no turn, muitas vezes eles conseguem uma mão muito forte com a ajuda do turn. Se a coisa ficar perigosa, dê check e reavalie sua situação no river. Se o vilão tomar a iniciativa e for algo em torno de 50% do pote, é ok pagar, mas se a aposta for do tamanho do pote talvez tenha algo mais que mereça ser analisado.

Por outro lado, os outros tipos de flop como os flops menores que T, ou que tragam um A, complica para esses jogadores. Faça uma Continuação de aposta de 50% do pote e veja o que seu adversário fará. Na maioria das vezes eles largam. No inicio de torneio evite blefar, já que seus adversários tendem a continuar apenas com uma mão forte o suficiente para isso.

Se você estiver fora de posição, nos Blinds, então ao invés de fazer apenas 4x a aposta inicial fará 5x a aposta inicial, para compensar por estar fora de posição. Caso tu faça uma aposta que custe 25% de sua stack, a melhor jogada é o Allin (apostar tudo). Como o range de jogadores de Limper são enormes, então tu pode fazer tal jogada com mãos que compensem como AJ, AQ, AK, TT+. Caso tu não queira ir de Allin, então tu pode optar por entrar de Limp também, com mãos como Ax do mesmo naipe, qualquer par de 22 até 99, alguns cartas conectadas como 65, 75, tentando acertar um monstro. Sua intenção será buscar os draws no inicio de forma mais passiva quando possível, a razão disso é que pelo fato dos ranges serem mais seguros e presos, os jogadores tendem a defender suas mãos fortes com maior frequência, logo ficar sendo muito agressivo com draws, principalmente aqueles que tu acerta uma de cinco vezes, não é uma boa ideia. Isso é o mesmo que jogar dinheiro fora. Se estiver jogando muitas mesas é ok ir de allin com Combo Draws, mas se estiver jogando poucas mesas, desejará jogar de forma diferente já que tu tem vantagem sobre os jogadores deste limite.

A regra para isolar Limpers é simples, cada limper equivale a um Big Bling adicionado mais 3 Big Blinds. Se temos 4 jogadores que entraram de Limp, então temos que apostar 7 Big Blinds, se estivermos fora de posição vamos adicionar mais 1 big Blind, totalizando uma aposta de 8 Big Blinds. Lembre-se 1 Big Blind por Limper + 3 Big Blinds. Então se são 4 Limpers, são 4Big Blinds (1 por cada Limper) + 3Big Blinds = 7 Big Blinds.


Ø     Se estiver na posição de UTG, cuidado ao receber 3bet. Não de 4bet com AK e muito menos com AQ, pague ou largue. As mãos que terá o prazer de ir allin no inicio de torneio pré-flop é QQ, KK, AA, eu mesmo não gosto de fazer isso com QQ, prefiro pagar e ver o que acontece no flop. Se vier um A ou K e o vilão continuar apostando eu largo, mas se tenho KK ou AA, quero que ele coloque o máximo no pote o mais rápido possível. Faz parte perder, então se acostume.

Ø     Não se atole no inicio de torneio com JJ, TT, AK e AQ : Essas mãos são fortes, mas entrar em flips ou fazer jogadas desnecessárias no inicio de torneio não te fará ir longe nos torneios com esse tipo de mão. Essas mãos a principio aparentam serem fortes, e até são, mas não são tão fortes assim. O range dos jogadores são bem mais seguros na fase inicial, o que lhe obriga a jogar de forma segura. Então se receber uma 3bet e ter em mãos, mãos como JJ, TT , Ak e AQ, prefira pagar e ver o flop ou largar. Uma 4bet está fora de questão.  

Existe algumas observações baseada na imagem dos jogadores na mesa. Se tu estiver jogando contra um jogador ao qual tu sabe que não larga pré flop, mãos como 99, e AJ, então meu caro, tu deve se atolar com ele com JJ+/AK, e é claro se quiser adicionar um AQ e TT é ok. Alguns jogadores ainda possuem o range ainda maior, mas nem sempre encontrará esses jogadores na mesa.

Outro tipo de jogador muito bom para fazer essas jogadas, são os jogadores que pagam demais. Alguns desses jogadores são tão ruins que vão de allin com 88 e em alguns casos alguns jogadores me pagam com 33, A9 entre outras.

Outro tipo de jogador que nos entrega suas fichas com frequência são os jogadores que estão em Tilt, esses jogam loucamente. Podendo se atolar com jogadas que nos dará mais fichas.

Por outro lado, outros jogadores como os NITs, Tight (Seguros), Regulares, Profissionais, não caem tanto em armadilhas óbvias, portanto contra esses jogadores terá que utilizar outros recursos.

Ø     Ao tomar 3bet de qualquer jogador nos Blinds e tu estiver em posições médias ou posições iniciais, não faça graça, os jogadores tendem a serem mais seguros dessas posições, então estará enfrentando mãos fortes. Se isso aconteceu no inicio de torneio tu tem todos os indicadores de força, sendo eles, o estilo do jogador que é seguro no momento, o fato do jogador estar fora de posição, o fato do jogador estar nos Blinds e o fato do jogador estar dando uma 3bet em alguém nas posições iniciais ou médias. Esses indicadores de força são importantes isso nos ajudará a largar mãos como TT, JJ e AK e AQ. No inicio de torneio não compensa arriscar suas fichas assim.

Falarei mais sobre indicadores de força na próxima lição.

Outra vantagem de ter dobrado sua stack inicial, é o fato de que poderá arriscar mais com mãos como Suited Conector (cartas do mesmo naipe como 65, 64+, A2s e assim por diante, mãos que tenham algum valor, jogando fora mãos como K8 de ouros mas jogando com K9s, desde que seja barato pata jogar, não afetando sua stack). Essa questão é muito importante, pois é um dos pontos importantes sobre Implied Odds.

Quando iniciamos um torneio, cada jogador inicia com cerca de 100 BBs, ou seja uma stack gigante comparada aos Blinds de 10/20. Isso quer dizer que tu poderá pagar 3BBs para tentar acertar uma Trinca ou uma mão muito forte, como Flush, ou FLush Draw com Broca ou com chances de fazer uma sequência. Seu objetivo aqui é tirar todas as fichas de seu adversário, mas a realidade é que muitos jogadores estão cientes disso, mas em micro limites, são poucos jogadores que se importam com isso.

Se não acertarmos nada no Flop, nossa jogada é óbvia, e será o fold. Se acertamos alguma coisa, teremos duas formas de tentar tirar o máximo de nossa mão: 1. Utilizando a linha comum que é aumentando a aposta do vilão no flop, neste caso existem dois tipos de flop, aqueles com poucas conexões e aqueles com muitas conexões.

Naqueles com pouca conexão (como K72 ), se tu der raise, tenderá a fazer o adversário largar, neste caso é melhor pagar e esperar que ele aposte novamente. Se ele apostar novamente, é um sinal de que ele tem uma mão forte, então aposte tudo no turn se puder vencer a mão de seu adversário. Se ele não apostar, aposte meio pote e veja a reação dele. Se ele apenas pagar, é muito provável que ele fará check-call ou check-fold no river, então, quando chegar no river, aposte metade do pote novamente. A razão de apostar metade do pote no turn e river, é o fato de seu adversário não ter uma mão tão forte para pagar apostar mais fortes como apostas do pote inteiro. Algo que tu pode fazer no river é polarizar seu range de mãos, fazer uma aposta que represente o Blefe ou uma mão muito forte, essa jogada pode ser apostando o pote, ou um valor acima do pote. Essa jogada funciona perfeitamente contra jogadores ruins, passivos, NITs e Pagadores (calling Station), isso porque esses jogadores tendem a terem dificuldades em largar sua mãos. De fato, tu pode ir allin no Flop contra esses jogadores, independente do flop, eles tendem a pagar. Contra jogadores que sabem o que isso significa é outra história bem diferente.

Nos Flops com muita conexão (JT5 com duas cartas do mesmo naipe), sua intenção é jogar com maior cautela ou tentar tirar o máximo da mão de seu adversário com suas mãos fortes, podendo ser apostando tudo ou dando um raise comum. Isso porque em Flops muito conectados como JT7 quando nós seguramos 77, JT, nossos adversários tenderam a pagar com mãos como Jx, QQ, KK, AA, algum draw ou até mesmo não acreditar que tu tenha algo e lhe pagar com um T ou 7. Indo allin no Flop ou fazendo uma jogada comum e normal, é a melhor jogada nestes casos, principalmente que alguns de seus adversários são ruins ou bons o suficiente para pagar aqui. Por outro lado, está jogada não é boa se tu tiver JQ, neste caso desejará chegar ao river de forma barata.

Existem alguns flops, que possuem pouca coordenação e são bem interessantes de jogar. Os flops vem da seguinte forma, como 883 (pareados baixos, menores que T) e flops baixos como 236. Imagine que em cada um deles tu tenha JJ+, sua intenção aqui é tirar o máximo de sua mão o mais rápido possível. Eu prefiro já ir de allin direto, a razão disso é que, meus adversários raramente, em micro limites, largam top pair ou um overpair mediano (como 66-JJ), se eles não largar esses pares (em outros casos nem mesmo AK, ou KJ pensando que tu está blefando), então o melhor é tirar o máximo de minha mão, ou seja, vou allin direto.

Se o pote tem 50$, irei apostar 1750$ ou até mais, dependendo da minha stack. Pois eu sei que está será a jogada mais EV contra jogadores que não largam pares medianos.

Ø     Cuidado com potes com vários jogadores: Muitos jogadores no pote, é muito ruim para Top pair e até mesmo Overpair. As chances de tu quebrar com sua mão é alta, então se tiver muita ação no Flop e você tenha um AA, largue.  Por outro lado se tu tiver uma mão forte como dois pares, trincas poderá optar por ir allin direto, já que jogadores ruins em micro limites, tendem a pagarem com Top pair.

Um exemplo que aconteceu comigo, eu abri de UTG com AA e fui pago por 4 vilões. O flop veio 236, eu apostei 60% do pote, tomei um Raise de MP e outro raise do Botão. Não pensei duas vezes e larguei. Um dos jogadores mostrou par de 88 e o outro mostrou uma trinca de 3.

Quando eu era iniciante, largar AA era praticamente impossível, pois eu via AA como uma mão tão forte, que eu imaginava que ela era quase imbatível, por isso eu perdia diversas vezes em potes com vários jogadores por não compreender adequadamente que, em pote com vários jogadores, temos que ter uma mão forte para continuar, se não tivermos uma mão tão forte assim, devemos jogar com maior cautela.

A vantagem de jogar um pote com vários jogadores é que, se tu acertar uma mão muito forte como Trincas e dois pares, ou algo melhor, tu pode ir de cada de allin, pois a chance de alugém te pagar é muito maior.

Ø     Fazendo Slowplay: Primeiramente que tu não fará nenhum slowplay no pré-flop, não fará slowplay contra um jogador e não fará slowplay com mãos fracas. Somente fará isso com monstros no pós flop quando achar que os adversários podem melhorar suas mãos e lhe entregar suas fichas com a segunda melhor mão. Tirando isso, nada de ficar dando check com mãos fortes. Tu quer o maior valor e o maior valor é colocando fichas na mesa. 



Se tu tiver um Full houre( TT e o flop veio T99 com duas cartas do mesmo naipe) tu pode fazer slowplay esperando que alguém acerte o Flush ou um full house menor. Se os vilões derem ação quando eles completarem o Flush ou um Fullhouse menor, então tu pode ir allin que tirará todas as fichas de seus oponentes. Se tu fosse de allin no flop, neste caso, estaria tirando do pote mãos como 75, 87, e em alguns casos J8. Tu não quer isso, então dar uma chance de seus adversários acertarem uma mão da qual não podem largar, então tu terá um enorme lucro de fichas.

Ø     Cuidado com o Re-raisers: No inicio de torneio na maioria das vezes os raisers vão ser coisa séria. Poucas vezes alguém blefa no inicio de torneio, então quanto tomar uma raise no Flop, tome cuidado, se tomar no turn, redobre sua atenção e se tomar no River, caia fora. Se o jogador for passivo, NIT, Regular, Pagador, agressivo e eles dão re-raise no river, este é o pior lugar para se tomar raise em micro limites. Acontece raramente, mas acontece e normalmente é seguido de uma mão muito forte.

Ø     No inicio de torneio tu sempre dará raise de 3xBB, dará 3bet de 3x o valor que o vilão apostar (podendo ser 4x, 5x ou mais se você estiver fora de posição.

Ø     No inicio de torneio está permitido a entrar de limp se e somente se, estiver com pares 22-88. Evite ficar entrando de limp, a não ser que tu queira passar a imagem de um jogador fraco para tirar vantagem de seus adversários regulares ou que saibam que o limp significa fraqueza. Quando os Blinds chegarem a 50/100, não tem mais porque ficar entrando de Limp.

Ø     Quando os Blinds chegarem em 50/100, é hora de parar de apostar 3xBB no pré-flop, agora tu irá quebrar para 2,5xBB. Os Blinds em 50/100, tu fará 250. Quando os Blinds chegarem a 250/125, então tu tem permissão para fazer 2,2xBB e até mesmo 2xBB. Em outra lição explico mais a fundo, mas por enquanto, é importante que tu saiba que, se consegue levar o pote com uma aposta de 2xBB, então colocar 3xBB é perder dinheiro. Isso porque quando tu vai no mercado comprar algo que custe 2$, você não oferece 3$ para a vendedora. Se tu faz isso, está perdendo dinheiro, portanto diminua sua aposta conforme os Blinds aumentam.

Seu foco é analisar e observar os jogadores , colocando uma cor neles (irei explicar isso em outra lição), nesta lição, irei pedir para não se focar tanto neste tipo de analise, mas aqui vai alguma cores para ir utilizando.

A cor Azul clara representará os jogadores passivos. Se tu sabe que ele é passivo e seu jogo é passivo, logo não precisará ficar fazendo tantos notes, pois é esperado que jogadores passivos atuem desta forma.

Verde claro para Calling Station (pagadores).

Azul médio para jogadores agressivos ruins.

Laranja para regulares (jogadores que tenderam a vencer neste limite e que também jogam de forma parecida contigo).

Amarelo (os famosos acerta continua, se erraram, largam).

Branco (para os NITs), na lição adequada falaremos somente sobre os estilos dos jogadores, nesta lição é importante falar sobre como jogar nas três fases. Continuando com as dicas.

Ø     Evite se atolar com mãos premiuns como AK, JJ e QQ, pré-flop. As mãos para isso são QQ+.

Ø     Aprenda a jogar corretamente com as mãos dominadas, são elas:

- Ax, como A2, até AT, como AJ também.
- Qualquer BR (JT, JQ, JK, QT, QK, KT) e entre outros continuações como K7, K9 e etc.


Vamos iniciar os exemplos.

Regras dos exemplos: Estamos no inicio de torneio, não ficarei lhe dizendo que os adversários possuem 1500 fichas iniciais e fizeram 3xBB como abertura de apostas (open raise). A partir de agora, para os exemplos abaixo, tenha isso em mente.

1.                      Exemplo :

O inicio de torneio é algo complicado para mãos dominadas. Saber jogar com elas é de vital importância.

Neste exemplo, seu adversário abriu de UTG , e nós pagamos no (MP, LP, ou nos Blinds, tanto faz para compreensão do exemplo) com JT. O Flop traz J84, um flop bom para nossa mão. O adversário aposta meio pote no flop, nós pagamos. O turn é um inofensivo 2, e o vilão aposta pela segunda vez.

Existe uma regra que utilizo para mãos dominadas, que se eu enfrento duas apostas no inicio de torneio (o que já é uma indicação de força), tendo a largar mãos dominadas, exceto se meu adversário for conhecido por fazer blefes e apostar muito sem necessidade nesta fase. Na grande maioria das vezes, essa não será a questão e meu par de J vai estar em apuros.

A forma correta de jogar com mãos como JT, KQ, KJ, KT, QT, QJ, é contra as posições finais. Evite fazer graça contra as posições iniciais e Medianas com este tipo de mão. Se estiver nos Blinds e a aposta veio do UTG, simplesmente largue essas mãos, mas se tu estiver nos Blinds e a aposta vier das posições finais, desde que não seja um jogador NIT, tu está liberado para pagar com essas mãos (em outra lição explicarei como jogar adequadamente com mãos dominadas, por enquanto é isso que precisa saber).

Continuando com o exemplo, temos outro aspecto de força que é a questão de que o  vilão fez uma aposta inicial de UTG) como é inicio de torneio e temos pouca informação sobre ele, colocamos para ele mãos como AJ ou JK do mesmo naipe, QQ+. AK, AQ, teriam dado check no flop ou no turn, já que, jogadores que conhecem o jogo sabem que AK contra os Blinds possuí boas chances de vencer no showdow. Então se o vilão apostou novamente, ele tem um motivo para isso. Sabendo disso, tenho que largar minha mão no turn. Tenho poucas escolhas no inicio de torneio com mãos dominadas.

Se eu não tenho a informação de que este jogador faz duas apostas no inicio de torneio por blefe, não posso confiar que minha mão dominada é a melhor. Tanto porque, não vejo sentido de ficar blefando no inicio de torneio.

Se eu sei que meu adversário é passivo, ou um jogador NITs, posso largar com mais confiança minha mão no turn, pois jogadores NITs e passivos, tendem a serem agressivos (fazerem duas apostas seguidas) se podem te vencer ou quando possuem uma mão forte. Este é outro indicio de força.

Se  o vilão dar check no turn, temos duas escolhas, sair apostando ou permitir que o vilão aposte no river. O check do vilão no turn, diminuí as chances dele ter mãos premiuns como QQ+ ou AJ, já que no inicio de torneio os adversários tendem a apostar duas vezes seguidas com este tipo de mão. Isso quer dizer que o vilão tem uma mão de valor, podendo ser TT ou alguma mão como AK. 

Sabendo disso, tu vai querer receber um call no river. A melhor aposta que tu pode fazer é algo que seja no máximo 35% do pote, e em alguns casos, pode ser até mesmo 50% do pote. A razão de fazer apostas deste tamanho é que tu não quer que seu adversário largue mãos como TT em um flop com Jxx. Se tu apostar mais de 70% do pote, colocará pressão no TT e provavelmente largará, mas se apostar 40% do pote ou menos, seu adversário pode sentir-se mais confiante para pagar, achando que tu pode estar fazendo isso com uma mão inferior a TT, quando na verdade tu segura Jx.

Enganar seu oponente é muito importante, mas também está é a jogada mais adequada com mãos dominadas. O check no turn por parte do vilão é um indicador de mãos de Valor, já que mãos como trincas, dois pares, Top pair ou Overpair, esperamos que continuem a aposta no turn. Por sorte, nem sempre vão cair contra mim nas mesas, pois eu sou capaz de tentar te enganar, dando check no turn com mãos fortes como trincas, pois eu sei que se tu pagou no flop e deu check no turn, tu tem uma mão de valor médio ou fraca, caso contrário teria tomado a iniciativa no turn ou dado check-raise no flop. Por jogar de forma comum, apenas pagando, de inicio te coloco em mãos de valor medianas capazes de pagar uma ou duas apostas.

Por outro lado, também gosto de jogar Trick as vezes, dando dois checks seguidos. Essa também é uma ótima tentativa, já que os adversários, podem acreditar  que tu está fraco quando na verdade está forte. Gosto de ver os profissionais fazendo essa jogada, e em micro limites ela é perfeita contra bons jogadores, contra jogadores regulares e contra jogadores agressivos, sem contar que ganhará fichas extras.

Se você fizer isso contra caras como eu, eu já sei que tu tem uma mão que pode vencer mãos de valor, como TT e AK, então eu largaria meu TT e AK. Contra mim o melhor seria pra você dar check-call. Se tu tomar a iniciativa no river,eu sei que tem uma mão para tirar valor. O bom é que seus adversários, ou pelo menos a maioria deles em micro limites, não sabem disso, então tu pode utilizar as dicas que passei acima que terá sucesso.

Ao fazer uma aposta pequena o vilão terá o suficiente para justificar fazer o call com mãos fracas, mas se não quiser o call, faça uma aposta forte 55% ou mais do pote, podendo ser até mesmo apostar o pote inteiro, o que colocará pressão em seu adversário, do qual poderá não pagar sua aposta.

Se tu deu check, o vilão na grande maioria das vezes vai apostar se ele possuir capacidade de vencer as mãos das quais tu deu check no turn e check no river, que serão mãos como A alto e algum par como TT ou 8x. Ao dar dois checks seguidos tu demonstra fraqueza e alguns jogadores veem isso como uma oportunidade para pegar o dinheiro que está no pote. Como temos uma mão mais forte que TT e 8x, vamos pagar se ele apostar no river. Por outro lado, iremos evitar as apostas fortes que ele fizer. Alguns bons jogadores compreendem bem essa questão e de propósito dão check no turn com mãos como QQ+ e AJ, desta forma fazendo tu acreditar que eles possuem mãos como AK e TT.

Se você for um jogador que compreende essas questões muito bem, então ao compreender como preparar armadilhas para enganar o pensamento de seu adversário, começará a ganhar fichas a mais. Profissionais compreendem bem essas linhas de raciocínio, e com o tempo tu também será capaz de fazer isso.


Fazendo as contas, se o adversário for NIT ou Passivo, se ele apostar duas vezes seguidas, e o vilão está apostando de UTG. Analisando estes três pontos, temos 3 indicadores de força, do qual podemos confiar. Somos obrigados a largar nosso par de T no turn.

Analise final: Se o adversário fazer duas apostas no inicio de torneio ou STG, sua mão dominada está em uma situação muito, mas muito complicada. É melhor larga-la e continuar com seu jogo. É completamente normal perder.

2.                      Exemplo:

O vilão abre do Botão e nós pagamos dos Blinds com JT do mesmo naipe. O flop traz J84. Damos check e o vilão aposta, nós pagamos.

Existem duas linhas no turn que o vilão pode seguir: apostar ou dar check, como vimos no exemplo 1.

Agora o vilão tem uma desvantagem. Ele não tem a força de UTG a seu lado, mas isso é pouco relevante  se ele for passivo ou NIT, já que esses jogadores vão continuar apostando com suas mãos fortes. Jogadores assim não se baseiam a jogar por posição. Se eles possuem uma mão forte, fica bem claro que eles possuem uma mão forte baseado em suas apostas.

Se o vilão apostar duas vezes e for um jogador nit ou passivo, tem todos os sinais adequados para o fold, mas se for outros jogadores, tu tem sinal para pagar pela segunda vez, mas largar para uma terceira aposta no river.

Análise Final: Perceba que, quando estamos jogando contra as posições finais ficamos mais confiantes com mãos dominadas, já que sabemos que a maioria dos jogadores em posições finais, possuem um leque de mãos enorme. Sabendo disso, temos a confiança de que podemos pagar duas vezes seguidas com nossa mão dominada, o que é bem diferente quando enfrentamos um jogador NIT ou duas apostas de posições iniciais. Neste caso, largamos nossa mão contra uma segunda aposta, pois sabemos que contra posições iniciais no inicio de torneio e contra jogadores NITs, existe uma maior possibilidade deles estarem nos vencendo.

3.                      Exemplo:

O Flop traz J98, com três jogadores no pote. Temos J7. Um deles aposta, você paga e o outro jogador da um raise. Este raise representa uma segunda aposta, como aquela que vimos até agora no turn, esse é nosso sinal para largar nosso par de J.

Se tu tiver JT, que é uma mão  forte, e quiser se atolar tudo bem, faça o que quiser. Por outro lado, como eu sei que jogo melhor que o field neste limite, não preciso ficar me atolando com esse tipo de mão. Então eu largo. Por outro lado, se eu estiver jogando muitas mesas ao mesmo tempo, prefiro me atolar com uma mão assim.

Mãos de valor

Os exemplos acima também valem com mãos de valor como QQ em um flop como Axx ou Kxx, duas apostas seguidas, no inicio de torneio, deve largar esse tipo de mão. Uma aposta pode pagar, mas deve evitar pagar duas apostas no inicio de torneio.

Outros exemplos são TT em um flop Jxx. AK em um flop JT4 e assim por diante.

Conclusão

Jogar no inicio de torneio é algo bem simples. Se tu compreender as principais linhas de pensamento, não terá tanta dificuldade no inicio de torneio e começará a ir mais longe no torneio.

Meu objetivo não é jogar por prazer, mas sim, fazer dinheiro. Se o objetivo é esse, tenho que jogar de acordo com ele. Estudando a teoria a fundo, corrigindo meus erros, tendo a mente aberta para compreender que uma única jogada existem diversas situações e opções diferentes.

Está foi a parte inicial do torneio, nas outras partes aprenderemos a importância da fase intermediária e final. Aprenderemos sobre a importância da manutenção da stack, do roubo dos blinds, do RE-steal, como se aproveitar de cada tipo de oponentes.

Atenciosamente Gabriel Melo.




  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Lição 03 – As três fases do jogo Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli