Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Lição 10 – Jogando na Pré-Bolha, Bolha, Pós-Bolha


Na Fase Final, um dos momentos mais interessantes é a fase em que nos encontramos próximos a Bolha. A Bolha que estamos falando, em especial, é a bolha que quando estoura coloca todos recebendo alguma parte da premiação.

O que irei te ensinar a partir de agora, servirá para jogar em qualquer tipo de bolha. Seja a Bolha para a Mesa Semi Final Table ou para a Mesa Final. O pensamento será o mesmo.

Jogando na Pré-Bolha

Em micro limites o jogo é bem diferente de High Stackes, principalmente quando falamos da Bolha. Como os jogadores em Micro Limites se encontram próximos a Bolha, é muito comum que eles se tornem NIT ou jogadores Seguros.

Jogadores Regulares tendem a se tornarem jogadores seguros neste momento. Jogadores passivos tendem a largarem mais as mãos que possuem e também a jogar de forma mais segura. Os jogadores seguros e os NIT se tornam verdadeiras Rochas. Jogadores agressivos ruins tendem a seguir dois caminhos, um deles é segurando mais o jogo e o segundo é continuar agredindo. Os jogadores com uma stack média evitam entrar no jogo, pensando que falta pouco para entrarem no dinheiro. Alguns jogadores com poucas fichas também seguram mais o jogo.

Bem, como pode ver com tanta gente segurando o jogo, existe muitas fichas esperando alguém corajoso o suficiente para conquista-las. Esse alguém deve ser você.

O fato é que devemos estar dispostos a lutar por essas fichas, pois elas nos permite que tenhamos melhores chances de disputar as maiores premiações ao invés de conquistarmos fatias pequenas da premiação.

Neste ponto deve lembrar a estratégia que utilizamos lá na fase intermediária conhecida como Manutenção da stack. A estratégia é bem simples e pode ser resumida em três pontos:

Ø     Conquistar as fichas de jogadores que ficam seguros neste momento.
Ø     Aplicar o Re-steal com frequência contra jogadores agressivos e que também jogam mais solto na fase da bolha.
Ø     Evitar os jogadores que sabem o que estamos fazendo e evitar conquistas os blinds de jogadores agressivos, pois estes sabem atrapalhar nossa manutenção da stack.

É claro que se você preferir seguir uma linha mais segura não tem problemas, porém vamos analisar algumas situações.

1.                       Você é o cara com muitas fichas.

Se você é o cara com muitas fichas existe duas possibilidades de jogo:

a)                      Ficar quieto e esperar até o momento adequado para começar a jogar. Está estratégia não é de toda ruim, de fato irá perder algumas fichas porém como tem uma stack enorme, essas fichas perdidas fará pouca diferença.

b)                      Colocar pressão em seus adversários na hora da Bolha. Diferentemente do ponto acima, as chances é que você aumente a quantidade de fichas que possuí. Esse aumento de fichas lhe proporciona uma maior diferença, desta forma sua chance de conquistar a maior premiação é maior.

Podemos ver essa estratégia sendo utilizada até mesmo no WSOP, já que muitos querem evitar os líderes em fichas para conquistarem uma fatia boa da premiação.

O Principal motivo ao qual peço para ser agressivo na fase pré-bolha e Bolha é por motivos da quantidade de dinheiro que pode ganhar. Quantos mais fichas possuir, menos fichas seus adversários vão ter. Quanto menos fichas seus adversários possuírem,  devem arriscar, quanto mais arriscam menos chances possuem de conquistar as melhores premiações.

Isso quer dizer que sendo agressivo de forma calculada, equilibrada, madura e consciente. Você pode perder um pouco de fichas, porém você não deseja perder muitas fichas. Seu objetivo é aumentar sua porcentagem de vantagem sobre seus adversários e não o oposto.

Eis um exemplo de quando aumentamos as chances de nossos adversários e diminuímos a nossa.

Estava acompanhando um dos jogadores do Time Micro do Akkari, e o cara estava destruindo na fase final. Era líder Isolado. Acredito que ele tinha cerca de 20 Milhões de fichas e o segundo lugar tinha algo próximo a 12 Milhões. Era a Semi Final Table e ele como era o CL (Cheap Líder) começou a colocar pressão sobre a mesa. De fato, devemos colocar pressão sobre a mesa, porém ficar NIt ou seguro não irá afetar tanto assim.


Ele escolhe colocar pressão, porém, ele exagerou. Saiu do equilíbrio da Agressão. Percebi que ele não tinha um plano para quantas fichas estava disposto a perder e depois segurar um pouco o jogo.

Ele começou a agredir e agredir. A Mesa percebeu que sua imagem estava de um jogador com um range muito aberto e jogando de forma muito agressiva. A mesa começou a dar ação, a fazer slowplay contra ele, diversos jogadores começaram a colocar o CL contra a parede. Quando percebi o rapaz estava com 5 Milhões de fichas e caiu em 9º lugar pegando uma minúscula parcela da premiação quando ele poderia ter perdido somente 3 Milhões de fichas. Neste ponto passaria a imagem de um jogador seguro, é claro que perderia algumas fichas talvez aí 500 mil fichas e chegaria na Mesa final com um pouco mais de 16 Milhões de Fichas.

Neste caso ele teria uma oportunidade de conquistar uma das cinco melhores premiações. Quando exagerar na agressão, ela também pode se virar contra você. É necessário possuir um equilíbrio, um objetivo e principalmente ter um ponto de ruptura de danos, que nada mais é que a quantidade de fichas que está disposto a perder para jogar de forma mais segura, visando a maior premiação.

Ser o CL ou um dos jogadores com muitas fichas é muito bom e importante. Se jogar de forma adequada e consciente, suas chances de conquistar uma ótima fatia da premiação é maior. Essas pequenas vantagens devem ser aproveitadas o máximo que puder.

Como última dica caso tenha muitas fichas. Jogadores com muitas fichas devem evitar entrar em ação contra jogadores com uma stack média e outros jogadores com uma stack grande. Isso porque eles podem feri-lo e assim diminuir e muito suas chances de conquistar uma maior fatia da premiação. Portanto contra eles, evite ficar querendo ir pro chão com mãos como QQ, AK, JJ, TT, AQ. Prefira simplesmente pagar e ver o flop. Somente depois decida o caminho que irá seguir. Pode parecer que não, mas quando se tem a oportunidade de conquistar uma boa parte da premiação, seu objetivo é conquistar essa boa parte da premiação. Por isso irá querer evitar entrar em grandes potes contra Stack média e Grandes.

Muitos jogadores deixam de conquistar excelentes posições pois entram em Flip em momentos não necessários. Você não quer perder sua oportunidade de conquistar uma boa parte da premiação.

Lembro-me que estava jogando o 3,30 com rebuys, estava em segundo lugar de 12 jogadores. O torneio era turbo e tinha cerca de 30 BBs. Estava em UTG, abri 2xBB com QQ. O CL veio então por cima, apostando tudo. Não pensei duas vezes e larguei QQ. Fui muito criticado por ter feito está jogada, porém muitos jogadores se esquecem que devemos fazer a melhor jogada. Por mais que pagar ali seja tentador, estou tirando minhas chances de conquistar uma ao premiação.

De fato, este tipo de jogada tem cara de AK, ou TT, JJ, porém se perco aqui, caindo em 12º lugar ganho apenas 50 USD, porém se eu largar, tenho chances de conquistar as maiores premiações. De fato, mesmo que eu pague e ganhe, estaria com melhores chances de conquistar as maiores premiações. Decidi largar, e mesmo assim conquistei o segundo lugar. Ou seja, mesmo que eu tivesse pago o máximo que iria conseguir era uma maior porcentagem de conquistar o primeiro lugar, porém mesmo largando ainda disputei o primeiro lugar com chances de vencer.

Um fold bem dado na fase final como CL ou Stack Média, permite que dispute as melhores premiações. Essa é a principal diferença entre aqueles que ganham mais dinheiro do que ganham menos. Eles sabem quando foldar grandes mãos. Um jogador iniciante ou jogadores em micro limites, possuem enorme dificuldade em foldar grandes mãos.

A maioria das pessoas não conseguiam compreender o porque larguei QQ, porém eles pagariam e é muito provável se perdessem, apareceriam dizendo:

- Poxa recebi QQ , e o louco veio de allin, paguei e ele acertou a trinca de T e me iliminou. Outa falta de sorte.

Posso dizer que não foi falta de sorte, foi falta de estudo. Se ele não pagasse, as chances dele de conquistar as maiores premiações ainda estaria alta, ao pagar está diminuindo suas chances de conquistar uma boa parte da premiação.

Não é porque você tem uma mão premio que deve arriscar. Evite os grandes stacks no pré-flop, prefira deixar o pote pequeno e ver o que acontece no pós flop.

Jogando com uma Stack Média

Jogar com uma stack média é bem diferente do que jogar com poucas fichas ou jogar com muitas fichas. Porém na Fase pré-Bolha iremos utilizar o mesmo em relação a Manutenção da Stack e em aproveitar o dinheiro no pote que espera por alguém para conquista-lo.

O objetivo de um Stack Média (20BB-50BB) pode se basear em dois:

1.                       Evitar pagar o Allin de jogadores com poucas fichas.
2.                       Colocar maior pressão em jogadores com um stack maior.

No primeiro caso deve evitar os jogadores com poucas fichas até que encontre um mão razoavelmente boa para pagar. Não tem problemas que os caras com poucas fichas fiquem aplicando o allin e levando algumas fichas suas, o que importa é que quando tiver uma mão razoavelmente boa, é muito provável que conquiste toda a stack do jogador pequeno.

Evite fazer o jogador pequeno dobrar, a não ser que ele seja um jogador ruim, passivo ou NIT. A razão é que é fácil conquistar as fichas desses jogadores, porém se um jogador bom ou regular dobram, suas chances de conquistar uma das melhores premiações diminuem. Se for pra dobrar que dobre um jogador inferior e não um jogador que pode te impedir de conquistar uma fatia da grande premiação.

Vamos respeitar um pouco mais os caras com poucas fichas. Porém, aqueles jogadores que são agressivos e que ficam colocando muita pressão, incluindo aqueles que possuem muitas fichas, devemos demonstrar força toda vez que entrarmos na mão.

Isso porque esses jogadores tem muito mais a perder do que jogadores com poucas fichas. Se um jogador entrar em conflito com um stack média ou maior, a quantidade de fichas que ele pode perder, diminuem consideravelmente a porcentagem de conquistar uma ótima premiação. Essa pressão faz esses jogadores pensarem duas vezes antes de entrarem em ação contra você.

Demonstrar força não é sinal de entrar em FLips. Demonstrar força é fazer seus adversários pensarem que você possuí algo forte, essa pressão fará eles pensarem duas vezes antes de quererem gladiar com você. Como está em micro limite, quando esses jogadores continuarem a demonstrar força é porque eles possuem algo forte. Diferentemente de nós, eles estão dispostos a arriscar todas as fichas com AK contra QQ. Porém, nós preferimos ir para o pós flop. Os iniciantes igualam com nosso jogo no pré-flop, porém no pós flop nós temos enorme vantagem.

Jogando com uma stack pequena

Em micro limites vejo muitos regulares e bons jogadores ficando quietos com uma stack pequena. Tudo bem, não tem tanto problema assim, mesmo que eu prefira agir e conquistar algumas fichas extras.

Outra razão de muitos bons jogadores jogarem de forma mais segura é pelo fato de que, jogadores iniciantes tendem a entrarem em Flips com frequência. Em outras palavras, quanto mais jogadores iniciantes em uma mesa final por exemplo, nossas chances aumentam e muito de conquistarmos uma melhor premiação. Isso porque eles não sabem largar mãos fortes ou razoavelmente fortes, como consequência entram em disputas desnecessárias como CL contra outro jogador com muitas fichas e etc. Em diversas mesas finais, principalmente em micro limites é comum bons jogadores evitarem por um pouco de tempo ficar dando muita ação.

A vantagem do bom jogador é quando a quantidade de jogadores caí de 9 para 6. Quanto menos jogadores maiores as chances para os bons jogadores. Falarei sobre isto mais tarde.

Como um jogador com poucas fichas, não terá muita escolha. O motivo para não ficar parado é baseado na matemática.

Vamos supor que fique quieto, para entrar na premiação e você consegue entrar. A maioria das vezes conquistará o valor do buyin mais alguma coisa. E também algumas vezes irá dobrar mas irá dobrar para continuar com poucas fichas. De qualquer forma está é a forma de jogar que menos te oferecerá uma real oportunidade de conquistar uma maior premiação. Sempre irá ganhar pouco.

Porém, a forma como jogo, é a forma que melhor recompensa. Se ficarmos parados diminuímos nossas chances de conquistar uma premiação maior, porém se arriscamos um pouco mais, temos a oportunidade de conquistar os maiores prêmios ou os prêmios intermediários. De qualquer forma, quando dobramos estaremos ganhando o dobro, o triplo, o quadruplo de dinheiro em relação se ficássemos parados sem fazer nada.

É claro que o risco é maior, porém a recompensa é muito maior. Muitas vezes irá sair do STG ou MTT sem nada, porém nas vezes que conseguir dobrar sairá do MTT ou STG com um número superior se tivesse ficado parado esperando entrar no dinheiro.

Ficar parado tira sua chance de conquistar uma premiação média ou alta, porém quando arriscamos mais com poucas fichas, aumentamos nossas chances de conquistar uma premiação média ou alta.

Como o poker é um jogo de quem ganha mais, então ganhar apenas o suficiente não é necessário, por isso  no jogo como short stack deve arriscar mais. Se está próximo a mesa final mas está em 10/12, 11/12, 12/12, não fará muita diferença cair em 12º ou 8º Lugar, porém arriscando poderá cair em 6º e quem sabe dobrar uma segunda vez e disputar as 4 melhores premiações.

Se ficar parado sem fazer nada aí é que vai cair em 12º, 11º e em 10º, de fato se fizer alguma coisa poderá cair nessas colocações, porém ao dobrar você triplica ou quadruplica o dinheiro e as chances de disputar as melhores premiações.

Toda decisão que fizer, todo call que fizer, deve ter em vista o dinheiro que pode ganhar e principalmente como fazer determinada jogada afeta suas chances de conquistar as melhores premiações. Se compreender este ponto, de fato começará a se sair melhor quando chegar na fase final de um MTT e STG. Passividade não existe na fase final.

A Bolha

Estudamos um pouco sobre a Pré-Bolha e como nossas decisões afetam a quantidade de dinheiro que podemos ganhar. A bolha é o momento crítico do jogo. Podemos dizer que é a definição de quem vai ganhar alguma coisa e quem não vai.

A diferença entre Pré-Bolha e Bolha é que este não é um momento para ficar pagando sem possuir mãos. Diria que este é o momento do Push e Fold. O motivo é que pagar em chances de 50/50 não é uma boa em relação a questão do dinheiro. De forma simples, possuir 60% contra 40% de chances de nosso adversário é um cenário ideal, já que aumenta consideravelmente nossas chances de entrar no dinheiro. Não queremos pequenas vantagens como 5%, queremos de 10% ou mais.

Se tivermos poucas fichas, devemos arriscar. O objetivo é dobrar, porém se somos um cara com uma stack média, devemos evitar Flip e situações de 50/50. É trabalho do CL entrar em situações de 30%, 40%, 50%, 55% contra jogadores com poucas fichas. O CL pode arriscar, já que pagar o Allin não afeta tanto a stack que ele tem.

Para STG de uma única mesa, este é um momento muito importante. Porém, em um MTT quanto mais pessoas tiver, menor será a pressão da bolha. Está pressão que vemos em um STG de uma mesa, tem o efeito da bolha estourando para a Semi Final Table e a bolha estourando para a Mesa Final.

Nosso jogo não muda durante a bolha. Jogaremos de forma parecida com a fase pré-bolha. Em um STG de uma mesa a fase pré-bolha se encontra quando faltam 5 jogadores. Em um MTT que premia 126 jogadores a fase pré-bolha é onde, mais ou menos, faltam 140 jogadores.
Não tem muito o que dizer mais sobre a Bolha.

O Jogo pós Bolha

Antes da Bolha a galera começa a segurar o jogo, na bolha em micro limites muitos jogadores se tornam NIT e Rock, porém quando a bolha estoura, um alívio acontece. O intrigante é como todos agora estão no dinheiro, muitos desses jogadores de NIT e ROCK passam para super agressivos. Eles arriscam mesmo. Se parar para observar perceberá que é muito comum os jogadores arriscarem mais assim que a bolha estoura.

Muitas oportunidades aparecem neste momento e devemos estar atentos a elas. Com poucas fichas ou muitas fichas vamos aproveitar as fichas daqueles que estão dispostos a arriscar. Com uma stack média, é melhor continuar um pouco mais seguro até que os que gostam de arriscar parem de arriscar.

Toda decisão que tomar no Jogo pós Bolha tem implicações na quantidade de dinheiro que pode ganhar. Com poucas fichas seu objetivo é arriscar e dobrar para poder disputar as melhores premiações, como um stack média é se aproveitar das situações para poder ter melhores condições de disputar as médias e melhores premiações.

Nas próximas lições falarei sobre como jogar na mesa final. Acredito que a fase da bolha ficou bem em detalhes e agora espero que consiga ser mais agressivo nos momentos corretos e mais atencioso nos momentos adequados. Boa sorte.





  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Lição 10 – Jogando na Pré-Bolha, Bolha, Pós-Bolha Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli