Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Lição 5 - POT ODDS, OUTs, Implied Odds, Reverse Implied Odds


No poker um dos principais conceitos teóricos é sobre ODDS. No principio, quando eu estava dando meus primeiros passos no jogo, estes conceitos eram difíceis de entender. Como os profissionais dizem para estudar tudo o que puder, fica complicado encontrar artigos e textos que nos ajudem quando somos iniciantes. Então naquele tempo eu ignorei estes princípios.



Com o passar do tempo, melhorei meu jogo e em consequência comecei a compreender melhor, e disse para mim mesmo se um dia tivesse a oportunidade de ensinar alguém sobre estes conceitos, então o farei da melhor maneira possível. Para cumprir está promessa, este artigo será inteiramente voltado para explicar o que cada uma delas significa e como utiliza-las.

Pot Odds

Pote Odds é um conceito antigo, e tem como intuito principal, lhe ajudar a saber se está colocando seu dinheiro em uma boa situação ou não.

De imediato, antes de entrarmos de vez no assunto sobre pot Odds, quero deixar bem claro que este conceito perde seu valor quando podemos arriscar. Por exemplo, se estou em um duelo contra meu oponente, jogando um melhor de 5 jogos e ganhei dois precisando de apenas uma vitória para terminar o duelo, então posso ignorar a questão das pot odds e colocar meu dinheiro em uma situação que eu não o seja o favorito.

Um desses casos aconteceu na última rodada do HU entre Phil e Matt, na final do National HU Champioship. Phil tinha a melhor mão e seu adversário sabia disso, porém ele tinha um Flush draw e já tinha uma vitória na melhor de 3 rodadas. Tudo que ele precisava era vencer está partida para levar o título, e mesmo se perdesse ainda teria a oportunidade de disputar uma última partida. Ele arriscou e ganhou. Em alguns casos, como partidas melhor de 3 ou com diferenças de stack maiores que 3 pra 1, temos uma justificativa para tentar arriscar, principalmente quando perderemos pouco e essa perda não interfere tanto na quantidade de dinheiro que vamos ganhar. Por outro lado, dependendo de quanto esteja em jogo, muitas vezes é melhor não arriscar, mas veremos mais sobre isto em lições futuras.

Basicamente , as Pot Odds funcionam assim.  Se você for em um mercado e comprar uma fruta que tu goste, do qual tem o preço de três reais, e passar no caixa e o caixa lhe cobrar 6 Reais, tu vai achar estranho e não vai gostar. Dependendo da sua fome, tu pode achar ruim comprar a fruta e ter gasto o dinheiro que não deveria gastar, fazendo assim um mal negócio.

Se você for em um mercado e comprar a fruta que tu goste, do qual tem o preço de três reais, e passar no caixa e o caixa lhe cobrar um Real, então tu sabe que economizou dinheiro e irá utilizar os dois reais que lhe sobraram com outra coisa.

Se você for em um mercado e comprar uma fruta que tu goste, do qual tem o preço de três reais e passar no caixa e o caixa lhe cobrar três reais, tu sabe que está pagando o preço correto por aquilo que comprou.

No poker, as Pot Odds, funcionam da mesma maneira. Vamos supor que você está perseguindo as chances de conseguir um Flush. No Baralho existem 52 cartas, das quais podem ser separadas em 4 grupos por Naipes: Copas, ouros, Espadas e Paus.

Cada Naipe tem 13 cartas, como sabemos que existem 4 grupos de 13 cartas, sabemos naturalmente que para conseguirmos fazer nosso Flush precisamos acertar 1 vez em cada 4.

Em outras palavras, este cenário é o mesmo que ir em um mercado, comprar a fruta que gosta e pagar o preço correto por ela.

Para compreendermos melhor este exemplo, imagine que tu está em um Flop, que traz 45J com duas cartas de ouros. Você tem em mãos QT de ouros, o pote tem 7500 fichas e seu adversário aposta 2500 fichas. Isso faz o pote ficar com 10000 fichas. Para pagar tu precisa colocar no pote 2500, em outras palavras pegue o total do pote (10000 fichas) e divida por 2500 fichas, o resultado será 4. Ou seja, estamos recebendo exatamente o que precisarmos, que será 25% ou uma chance em quatro para fazer o flush.

Em outras palavras o resultado é o que precisamos do qual pagamos o preço certo por aquilo que estamos comprando. Neste caso, é correto pagar, pois desta forma, estamos pagando o preço correto pela fruta que compramos. Ela valia 2500 fichas, ao passarmos no caixa, ele nos cobrou 2500 fichas. Pagamos o que era o suficiente por aquilo que queríamos.

Vamos utilizar o mesmo exemplo acima, só que desta vez, o vilão aposta o valor do pote, ou seja ele apostou 7500 fichas em um pote com 7500 fichas, totalizando 15 000 fichas.

Quando chega sua vez de jogar, tu faz as contas e para continuar desta vez, tu tem que pagar 75000 fichas em um pote de 15000 fichas para completar seu flush. Você faz as contas, pegando os 15000 dividindo por 7500 (aquilo que tem que pagar), como resultado chegou a 2. Dois é ruim pois não estamos recebendo uma chance em quatro. Isso quer dizer que se eu receber 3 ou 2, ou menos, não estarei pagando o valor correto por aquilo que está comprando.

Em outras palavras, eu fui ao mercado, comprei a fruta que gosto, olhei o preço que era três reais, quando fui passar no caixa, ele me cobrou seis reais. Um absurdo. Neste caso, o correto quando recebemos menos odds do que precisamos somos obrigados a largar nossa chance de acertar o Flush. Porém, veremos situações mais pra frente, das quais nos mostrará que muitas vezes não iremos receber as Pot Odds adequadas mas podemos pagar baseada em diversos outros fatores.

Vamos utilizar o mesmo exemplo acima, só que desta vez nosso adversário apostou 1000 em um pote de 7500. Fazendo as contas o pote agora está com 8500 fichas e nós temos que pagar 1000 fichas para continuar. Fazendo as contas, pegando 8500 fichas e dividindo por 1000 fichas, encontramos o número 8,5 como resposta. O que nos oferece mais do que uma chance em quatro. É o mesmo que ir no mercado, comprar a fruta que gostamos, passar no caixa pensando que a fruta vale três reais, e o caixa nos cobrar apenas um real. Sabemos que fizemos um ótimo negócio e economizamos alguns trocados.

Perceba que POT ODDs é algo simples de compreender, tudo o que tem que fazer é colocar seu dinheiro em algo justo, em algo que não vão te enfiar a faca, cobrando muito mais por algo que não vale tanto. Se está perseguindo algum draw se receber menos do normal para continuar, por causa das ODDs não tem o suficiente para pagar e deve largar.

Um pouco sobre Porcentagem e OUTs

Um dos pontos na teoria mais importante no poker, é compreender o conceito de OUTs.
Bem, para compreender um pouco mais sobre Porcentagem e OUTs, existem formas de fazer contas que podem facilitar sua vida. Um dos exemplos que utilizo para saber a minha porcentagem aproximada me baseio nas cartas que faltam.

Vamos supor que bate o FLop e tu encontra um Flush Draw mais duas cartas altas. Isso quer dizer que agora além de ter o Flush Draw a seu favor, você também tem mais algumas cartas, que podem te oferecer a mão vencedora. Apelidamos essa mão muito forte de Combo Draw. Isso quer dizer que se seu adversário tiver um Top pair, em duas cartas para vir (turn e river) você terá cerca de 50% de chances. Em uma carta (River) terá algo em torno de 33% de chances de vencer.

Neste caso, por ter o Flush Draw + duas cartas altas, isso quer dizer que para fazer a provável melhor mão, tu tem os 9 Outs para acertar o Flush somados com 6 Outs, das duas cartas altas. 

Imagine que o Flop traga T82 com duas cartas de ouros e você tenha, AJ de ouros.

Para saber a porcentagem sem utilizar calculadoras, tu que tem que fazer algumas contas ou decorar o resultado da porcentagem baseada nos OUTs. Decorar é o caminho mais fácil e lhe ajudará a não ficar necessitando ficar fazendo contas atrás de contas ou até mesmo, não precisará utilizar qualquer forma de calculadora para fazer essas contas.

Pegue o total de OUTs, neste caso, será de 15. Multiplique por 4, o que dará 60, some 8, o que dará um total de 68 e divida por 2, o que dará um resultado de 34. Essas são suas chances de acertar sua mão em uma carta. Essa é uma porcentagem que pode variar entre 30% e 36%. Em outras palavras se estiver jogando ao vivo, tudo o que tem que se lembrar é que, se tiver 15 outs, isso lhe dará aproximadamente 35% de chances de acertar sua mão em uma carta.

Aqui temos que Combo Draws, em 1 carta contra 1 oponente, lhe oferece 35% de chances de acertar sua mão, e em duas cartas estará muito bem contra seu oponente tendo cerca de 50% de chances de acertar sua mão em duas cartas. Decore isso, 15 Outs em duas cartas terá em torno de 50% em uma carta terá 35%.

Vamos continuar a Brincar com as porcentagens. Agora tu tem o Flush Draw, a Broca e uma Carta alta que poderia lhe ajudar a vencer. No total tem, 14 OUTs, fazendo as contas, multiplicando por 4 (total 56), somando com 8 (Total de 64), e dividindo por 2, temos um total de 32% em uma carta.

Se temos apenas o Flush Draw, então temos a porcentagem de 25% para buscar nosso Flush. Se temos o Flush Draw e também uma carta alta, então temos 9 Outs somando com mais 3 outs, totalizando 12. O mesmo raciocínio segue-se. Vamos multiplicar por 4, teremos 48, somando com 8 temos 56, dividindo por 2, temos 28%.

A principio pode parecer muito complicado ficar fazendo essas contas. Eu sei que é pois eu ficava fazendo elas.

Para facilitar tudo, olha como aprendi a utilizar a porcentagem. Para saber as porcentagens sem ficar recorrendo a calculadoras, baseando-se em uma carta:

Ø     15 outs: Multiplique por dois e some 4. 15x2+4= 34%,
Ø     12 Outs: Multiplique por dois e some 4. 12x2+4=28%
Ø     9 Outs: Multiplique por dois e some 7. 9x2+7=25%
Ø     8 Outs: Multiplique por dois e some 4. 8x2+4=20%
Ø     4 Outs: Multiplique por quatro faltando duas cartas, multiplique por dois para saber a porcentagem em uma carta.
Ø     2 Outs: Multiplique por quatro para saber a porcentagem em duas cartas, multiplique por 2 para saber a porcentagem em uma carta.

Bem, talvez ainda esteja complicado para entender, bem ainda existe uma forma de não fazer contas. Tudo o que tem que saber e decorar para não falhar em uma carta é:

Ø     15 Outs = 34%
Ø     12 OUts  = 28%
Ø     9 Outs = 25%
Ø     8 Outs = 20%
Ø     4 Outs em uma carta = 10%
Ø     2 Outs em uma carta = 4%

Minha dica é, dê um jeito de decorar esses números. Elas são muito importantes, e ao saber a porcentagem dos outs, quando estiver em uma mesa ao vivo ou online e não quiser recorrer a uma calculadora para saber sua porcentagem, decorando os números acima terá um percentual parecido em uma carta.
Em duas cartas,  a história muda.
Ø     15 Outs = 50% ou mais, basicamente um Flip.
Ø     12 Outs = 38%
Ø     9 Outs = 29%
Ø     8 Outs = 24%
Ø     4 Outs = próximo a 16%
Ø     2 outs = Próximo a 8%

Todos são números aproximados. Baseado em duas cartas.

Implied Odds

Odds Implícitas é um conceito muito importante. Muitas vezes pré-flop ou no pós flop não teremos Odds o suficiente para continuar. Nem sempre largaremos nossas mãos, e temos que buscar razões para isso.

Uma dessas razões é chamada de Implied Odds, que é uma justificativa baseada no que tu pode ganhar no futuro se acertar sua mão se e somente se, seu adversário possuir fichas o suficiente que compense o risco.

No pré-flop, eu utilizo a ideia de Implied Odds em pares, ou seja, tentando acertar uma trinca no flop. Para isso eu multiplico a aposta do Vilão por 15 ou 20. Em casos mais comuns é utilizado 12 vezes. Se o vilão apostar 90 em um blind 30/15, e tenho um par como 77. Multiplicando por 12 a aposta do vilão, o que daria 1080, se o vilão tiver em sua stack um número maior que 1080 fichas, então posso pagar por Implied Odds buscando acertar minha trinca. Seu eu errar posso simplesmente largar minha mão. Se o oponente tiver menos, irei evitar jogar com a intenção de trincar e provavelmente largarei meu par.

Essa multiplicação tem uma intenção. Se o adversário possuir menos fichas do que o valor que eu cheguei multiplicando a aposta dele, então terei apenas duas escolhas: Largar minha mão ou colocar ele em Allin. Se ele possuir mais fichas do que o valor que eu cheguei multiplicando, então poderei pagar tentando acertar minha trinca.

Para explicar melhor, vamos supor que o  vilão aposte 3x o valor do Big Blind. Os blinds estão em 50/100 e ele aposta 300.

Multiplicando por 20 a aposta do vilão, teremos como resultado 6000. Esse 6000 é a quantidade de fichas que o vilão deve ter para que possamos pagar para continuar a tentar acertar nossa trinca. Se ele tiver menos do que isso, então largaremos nossa mão ou poderemos aplicar uma 3bet.

Se estamos no inicio de torneio e todos os jogadores possuem 1500 fichas iniciais, os Blinds estão em 10/20 e o vilão aposta 60. Multiplicando por 20, o vilão deve ter em sua stack 1200 fichas para justificar nosso call pela trinca. Se multiplicar por 15, outro valor para justificar o call.

Em alguns lugares é possível que lhe digam para multiplicar por 12 e em alguns casos até por 10. Apenas quero analisar que, quando o adversário tem apenas 35 Big Blinds e nós também, fica difícil jogar por Implied Odds, já que neste caso, o vilão não terá fichas o suficiente das quais compensem que fiquemos arriscando para conquistar e nem nós teremos fichas o suficiente em nossa stack que justifique ficar pagando para acertar uma trinca. Diria que 10x a aposta ou 12x a aposta é o limite do call por implied odds.

Agora tu compreende a razão do motivo por trás de pagar pré-flop para acertar a trinca. 

Conforme as lições forem aumentando, perceberemos que nem sempre largaremos nosso parzinho no flop se errarmos o flop. Geralmente isso acontece no inicio de torneio, na fase intermediária e na fase final, existem outros motivos para não largar um parzinho mesmo que tenhamos errado o flop, mas sobre isso iremos descobrir mais pra frente. Estas ferramentas avançadas estão muito além de você neste momento. Aguente aí que vamos chegar onde devemos. Tudo há seu tempo.

Continuando com nosso exemplo do Flush Draw. Chegamos no Flop e vemos nosso Flush draw, ficamos felizes, mas ao mesmo tempo nem tanto porque nosso adversário apostou o pote. Analisando que vimos em pote odds, não temos odds corretas para pagar aqui. Por outro lado, vamos analisar as fichas que meu adversário tem para trás. Percebemos então que ele tem aproximadamente 150 Big Blinds para trás, quanto maior melhor. Neste caso, podemos pagar com a justificativa de conseguir arrancar o restante das fichas que ele tem. Porém se meu adversário não possuir tantas fichas assim, então não temos uma boa justificativa para continuar, mas ainda podemos dar raise com nosso draw. Isso quer dizer que existem alguns Draws que preferirá jogar de forma passiva e outros de forma agressiva, principalmente os Combo Draws.

Baseado na Stack, alguns jogadores não entram em Flip mesmo que tenham combo Draws ou um Top Pair forte. De fato, ficou bem mais complicado e complexo jogar, pois os jogadores começaram a compreender o conceito de risco/recompensa. O conceito risco /Recompensa é algo muito utilizado do qual analisamos o risco de uma jogada e a recompensa da mesma.

Por exemplo, é muito melhor entrar em um flip faltando 3 jogadores para 1 ser coroado como campeão, do que fazer a mesma jogada na Semi Final table. Por outro lado, se somos aquele jogador com menos fichas, bem entrar em Flip é uma obrigação. Falarei sobre risco recompensa mais para frente, por enquanto é bom ter tal ideia na cabeça.

Se eu e meu adversário temos quantidade de fichas iguais e formos allin no Flop, e um deles tiver top pair e o outro um Combo Draw, é o mesmo que depender da sorte. É claro que é positivo ter sorte, porém profissionais não utilizam tanto sorte tanto quanto imagina. Porém, para conseguir ter vantagens sobre um profissional, principalmente se for iniciante, tu deve fazer este jogador entrar em situações da qual ele não gostaria de estar. Um bom jogador prefere o pós-flop do que o pré-flop.

Se meu adversário tem apenas 15% de minha stack, 15% não fará tanta diferença pra mim, e eu terei ainda 85% de minha stack. Meu torneio ou STG não será tão afetado e também terei a chance  de eliminar meu adversário, então eu pago. Neste caso, ainda ambos dependem da sorte, mas alguém não irá perder mais de 15% de sua stack, continuando com 85%. Essa é uma forma simples de tentar controlar a sorte através de pequenos riscos, visando a grande recompensa final.

Se meu adversário tem muitas fichas e eu tenho poucas fichas, irei empurrar todas as minhas fichas contra ele. A razão disso é que, eu por ter menos fichas, preciso sobreviver, meu adversário por ter mais fichas, está tranquilo e não sofrerá uma perda grave. Isso quer dizer que ele estará disposto a arriscar 15% de sua stack com mãos até piores do que o normal, portanto tenho uma chance de tentar dobrar e respirar um pouco. Para quem tem poucas fichas esse é um bom negócio. Mas para stack parecidas, é algo complicado de lidar. A pressão é maior quando temos stacks parecidas, porém quanto maior for a diferença entre nossas stacks, menos pressão um dos lados sofrerá.

Até mesmo existe uma regra sobre isso: se tu for aquele que tem menos fichas, lute para conquistar mais fichas ou dobrar, caso contrário irá sufocar até sua morte.

OS jogadores com grande quantidade de fichas tendem a arriscar mais tentando te tirar, esse risco é bom para os stacks pequenos pois, aumenta as chances de dobrarem.

Sobre implied odds, descobrimos que, para conquistarmos mais fichas, muitas vezes temos que ignorar por um momento o conceito de Pot odds, pois não nos oferece odds adequadas, mas quando olhamos para a stack de nosso adversário e vemos uma quantidade de fichas enorme, então percebemos que temos implied odds mais do que suficiente continuar na mão. Analisando o risco recompensa, muitas vezes, uma jogada que parece ruim, pode ter justificativas adequadas por trás daquilo que muitas vezes pode ser visto a primeira vista como uma jogada ruim.

Reverse Implied Odds

Este conceito é diferente de implied Odds. A intenção aqui é descobrir o quanto estará disposto a perder se possuir a pior mão.

Se você sabe que pode perder uma quantidade de fichas importantes se tiver a pior mão, então é melhor largar sua mão, para não perder fichas da qual não deveria ter perdido.

Sabendo disso, tu pode decidir arriscar ou não com sua mão. Neste caso, estamos do lado oposto da moeda, ou seja, possuímos uma mão interessante, mas podemos, por exemplo, ter um Flush menor, ter um top pair menor ou uma trinca menor.

Conclusão

Neste artigo aprendemos um pouco sobre Pot odds, OUTs, Implied Odds, Reverse Implied odds e como utiliza-las em nosso jogo. Mesmo que tu não aceite a existência delas, a cada ação que tu faz nas mesas, elas estão presente. Não tem como fugir delas, mesmo que as ignore.

Todas elas são importantes, e podem lhe ajudar a fazer a jogada mais coerente possível baseado na situação em que se encontra. Se as utilizar adequadamente terá maiores chances de ter sucesso com a matemática do jogo.  De fato, ela não é tão complicada assim. Muitas vezes somos nós mesmo que temos dificuldade com ela ou não estamos prontos para ela.


Espero ter ajudado em algo. Atenciosamente Gabriel Melo.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Lição 5 - POT ODDS, OUTs, Implied Odds, Reverse Implied Odds Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli