Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Lição 11 OFICIAL – Jogando Na mesa Final


Por muito tempo tive enormes problemas em como jogar a mesa final. Não utilizava software principalmente por não ter dinheiro para comprar qualquer um. Porém, existe uma forma de conseguir bons resultados mesmo sem utilizar qualquer software. É claro se tiver a oportunidade, um software vai te ajudar muito mais do que minhas palavras, porém não éuma obrigação.


Passamos a bolha, entramos na premiação, e por incrível que pareça conseguimos chegar a nessa final. Muitos jogadores se perdem na mesa final. O mais importante em uma mesa é a quantidade de fichas que cada jogador tem. Como estamos falando de Micro Limites, nós temos a vantagem sobre nossos adversários.

Jogando com uma stack Pequena

Jogar com uma stack pequena é complicado porém é possível jogar bem mesmo com poucas fichas. Se chegou na mesa final e é um dos 3 jogadores com uma stack pequena, não terá muita escolha.

De fato você não tem muito o que fazer. O pulo de 9º para 7º não é lá essas coisas. De fato a parte boa da premiação se encontra nas 5 primeiras posições. Se sua colocação estiver entre os 3 últimos colocados, não terá muito a perder. Não vai adiantar ficar esperando que alguém caia então deve continuar a arriscar, já que ficando sem fazer nada talvez consiga esperando mãos fortes cair no máximo em 6º, isso se não der sorte.

Em uma mesa com muitos jogadores com poucas fichas, neste caso pode segurar um pouco o jogo. Isso porque os jogadores pequenos vão entrar em combate. Se você tem a oportunidade de esperar algumas mãos e ver como os jogadores da mesa vão reagir e jogar, será excelente.

Normalmente quando chegamos na mesa final não encontramos muitos caras com poucas fichas, então a estratégia é a normal. O objetivo é se tornar um jogador com uma stack médio, já que jogadores com uma stack média, disputam com frequência as seis melhores premiações.

Sempre se aproveite de jogadores seguros, regulares utilizando o steal e contra os jogadores mais agressivos o re-steal, o check-raise, o call por trap tende a ser uma ótima forma de conquistar algumas fichas extras quando mais precisamos.

Vamos começar de forma simples.

Stack Menor que 10 BB: Não tem muito o que fazer. É escolher as mãos com melhores chances de dobrar. Cartas Altas conhecidas como BR como JT e AK, como KQ e etc. Qualquer par, e Sc como 76s. Se estiver contra o BB do SB, praticamente pode puxar com qualquer duas cartas, principalmente contra jogadores seguros e NITS.

Com 12 e 10 BBs não precisa bater o desespero. Esse é um momento de paciência e principalmente escolher bem as cartas que irá aplicar o allin. Aqui não é necessário ir allin direto como muitos dizem. Pode-se ainda fazer um open-raise de 2xBB ou 2,2xBB com a intenção de largar. Porém este tipo de jogada não tende a funcionar muito bem contra jogadores agressivos ou jogadores que gostam de pagar. Contra esses jogadores é melhor aplicar o allin direito.

Se estiver no Botão ainda tem uma órbita, mesmo que perca 1,5xBB e mais 1BB ou 2BB com antes, ainda terá cerca de 8-10BBs. A escolha das mãos é muito importante, tais como Mãos premiuns, BR, Sc, Pp, essas são as melhores mãos.

Tenha preferência por praticar o re-steal contra jogadores de posições finais, porém evite aplicar o re-steal contra jogadores seguros e NITs, eles tendem a possuir mãos fortes. O restante tem um range maior de mãos e tendem a largar com frequência para o re-steal. De fato, posso fazer o re-steal com qualquer duas cartas que serei respeitado com frequência. Utilize está ferramenta com moderação.

Com 14 -18 BBs, podemos respirar bem melhor. Podemos continuar a roubar alguns Blinds aqui e ali, temosuma boa stack para o re-steal. Praticamente as regras acima se remetem aqui também. Neste ponto pode gastar 4-8 BBs tentando conseguir alguns Blinds e fichas extras. Sua freguesia como sempre são os jogadores de posições finais, exceto os NITs e Seguros.

Com 25BBs, é uma excelente stack para ser um jogador com poucas fichas. De 20-30 BBs é a transição entre um short stack para um médium stack. Deve continuar a aproveitar as oportunidades e principalmente deve forçar seu jogo contra jogadores em posições finais.

Resumindo quando possuir poucas fichas, deve lutar para dobrar o mais breve possível. Evite as jogadas dos adversários que demonstre força, como abrir de UTG exceto contra jogadores com um range amplo. Neles mesmo que abram de UTG possuem muitas mãos. Evite os jogadores mais seguros quando demonstram força e os ataque quando eles estão fracos. Tenha paciência na escolha de mãos, desta forma começará a ir mais longe nos MTT e STG.

Jogando com uma stack média

Uma stack média se encontra entre 25BB até 45-50BBs. Em muitos casos 45BB é considerado como um dos jogadores com mais fichas. Em STG principalmente é comum um grande stack se encontrar com cerca de 50 BBs.

Como estamos na mesa final, o jogo de stack média é baseado na questão da premiação. Os jogadores com poucas fichas devem arriscar para aumentarem suas chances de conquistarem uma premiação maior. Bem, os jogadores com uma stack média ao saberem disso, não devem ficar pagando os jogadores com poucas fichas sem ter cartas adequadas para pagar.

O stack média não deve arriscar para virar um jogador com poucas fichas e deve evitar ficar pagando os jogadores com poucas fichas quando esses aplicam o allin. É trabalho dos jogadores com muitas fichas arriscarem mesmo estando perdendo. O stack médio tem muito mais a perder do que os jogadores com muitas fichas.

De fato jogadores com uma stack média possuí uma ótima chance de disputar, aí quem sabe as 5 melhores premiações. De 9º lugar para 5º lugar é um salto de bom tamanho, e os stack médios estão destinados a conquistar premiações médias entre 6º e 3º. Para um stack média é um problema se envolver com o jogadores com poucas fichas. Já que podem se tornar um jogador com poucas fichas.

Um jogador com stack média na mesa final é o jogador que deve fazer a maior quantidade de sacrifícios. A razão é a premiação. Pagar um allin com 50% não é um boa ideia porém com 60% a coisa melhora. Ao meu ver para um stack média jogar contra um jogador com menos fichas que ele com mãos que estão em um coinFlip não é uma boa ideia, para isso servem os jogadores com muitas fichas. Eles podem arriscar mesmo estando atrás com 30% de chances de vencer a mão.

Porém um jogador com muitas fichas deve evitar entrar em confronto com stack médias, já que stack média pode ferir e muito um jogador com muitas fichas. Lembre-se que poucos jogadores em micro limites sabem disso. Para eles AK é uma mão forte e não importa se um stack grande como o dele tenha QQ. Para esses jogadores, a premiação é irrelevante, o que importa é a mão que possuem.

Isso acontece que foi ensinado para esses jogadores que mãos como QQ e AK são mãos fortes para largam pré-flop, como consequência dessa crença que serve para muitas ocasiões de allin como em um Cash Game ou em determinado momento do MTT ou STG, porém na mesa final onde um coinflip pode ser a diferença entre ganhar muito dinheiro ou ganhar pouco dinheiro, é melhor largar AK e QQ, com a consciência de que este fold é uma boa jogada que te permitirá ganhar mais dinheiro.

Se você tem chances de terminar em segundo lugar, não deve ficar arriscando com QQ e AK, contra jogadores que podem te fazer cair em 9º, 7º lugar. Se você pode ganhar 10 mil reais largando uma mão forte pré-flop, é muito melhor que pagar perder um coin flip e ganhar apenas 2 mil.

Em uma mesa final de profissionais o que importa é a premiação e como as stack podem afetar a distribuição do prêmio. Eles sabem que cada stack deve jogar de determinada maneira e como consequência se adaptam a isso, porém em micro limites são poucos jogadores que compreendem o conceito de stack size na mesa final e como a stack afeta a premiação.

Jogando como o jogador com muitas fichas

Nada mais interessante do que chegar na mesa final como um dos manda chuva. Isso mesmo, aquela sensação de que é possível, de que está perto, acontece quando temos muitas fichas. Porém, em diversos MTT e STG que joguei e tive a oportunidade de cravar, raramente cheguei como o cara com muitas fichas na mesa final. De fato, vi diversos jogadores cometerem tantos erros na mesa final com um grande stack que me permitiram conquistar e cravar diversos torneios e STG.

A razão disso é que em micro limites são poucos jogadores que sabem jogar com uma stack grande. Eles tendem a arriscar demais sem necessidade e como consequência tendem a não conquistarem as maiores premiações ou a maior premiação.

Temos duas opções quando chegamos na mesa final com muitas fichas:

1.                      Ficar quieto, apenas roubando alguns blinds aqui outros ali.
2.                      Colocar pressão na mesa.

A opção número tende a acontecer com frequência. Muitos jogadores chegam na mesa final com muitas fichas e ficam lá parados como um NIT. Quando diminuí a quantidade de jogadores na mesa, eles estão começam a jogar.

O ruim desta estratégia é que perde-se muitas oportunidades e também perde-se muitas fichas. Essa perda pode não parecer muito porém afeta nossas chances de conquistar o maior prêmio.

Na segunda opção, existe a possibilidade de perder algumas fichas, porém existe também a possibilidade de manter a stack no mesmo tamanho ou aumentar ainda mais a vantagem sobre as outras stacks.

Honestamente prefiro a segunda opção porém com um limite de perda. Esse limite de perda, impede que eu perca a oportunidade de lutar pelas principais premiações. Isso é muito importante. Mesmo que perca algumas fichas, ao utilizar um limite de perda, é possível disputar os 5 primeiro lugares com ótimas chances de disputar as principais premiações.

Porém, deve lembrar que se a mesa conter uma quantidade grande de jogadores com poucas fichas, então definitivamente a melhor estratégia é ficar na sua e esperar um pouco até ficar poucos jogadores com poucas fichas. Se estiver em uma mesa com vários jogadores com uma stack média, então deve ser agressivo, já que esses jogadores tendem a respeitar a stack que possuem.

Em micro limites é complicado, porém é possível conquistar seus objetivos na mesa final.
Um CL não deve possuir medo de um SS porém não deve ficar doando fichas atoa. Não tem problema de doar fichas para um jogador ruim ou NIT, já que esses tendem a devolver as fichas para nós mais tarde. Porém, entregar as fichas para um jogador agressivo ou regular, esse é um negócio que não quer fazer. Entregar balas na mão de quem pode nos matar, não é uma boa forma de continuar vivo.

Os stack médios tendem a não darem muito trabalho, porém deve evitar quando demonstram força, já que eles podem te ferir e te deixar com poucas fichas. Porém, pagar um jogador com poucas fichas é muito melhor já que custará 1/10 para mais ou para menos de nossa stack. É uma vantagem que vale apena e nos permite arriscar entrando em um Flip ou até mesmo entrando perdendo na mão. Uma grande stack nos permite correr alguns riscos controlados.

Saber como cada stack size trabalha na mesa final é muito importante. Um jogador com poucas fichas não tem nada a perder, muito pelo contrário tem tudo a ganhar. O ditado é:

‘Os últimos lugares me é garantido, arriscar para conquistar outros lugares, é sair lucrando’.

Os jogadores com uma stack média devem jogar de forma mais conservadora, já que cair em 5º é muito melhor que cair em 8º. Como consequência stack médias devem ficar evitando confrontos desnecessários com jogadores com poucas fichas. O ditado aqui é:

‘Preservar um pouco, para depois abrir o jogo’.

Um jogador com muitas fichas pode ficar quieto na sua ou colocar maior pressão na mesa. Prefiro colocar pressão na mesa, ver como ela reage, assim tendo maiores chances de conquistar as melhores premiações. O ditado aqui pe:

‘Coloque pressão, mas limite suas perdas, as primeiras colocações está garantida.’

No próximo tópico falaremos sobre a quantidade de jogadores na mesa.

Fazendo um acordo

Na mesa final é possível fazer um acordo. É claro que em STG é difícil que aconteça, porém em MTT não é raro.

Tenho minhas regras para fazer um acordo:

Ø     Estou em primeiro lugar e o acordo não afeta tanto na premiação.
Ø     Estou em segundo lugar.
Ø     Estou muito cansado.
Ø     Quero desistir.

Eis minhas razões para não fazer um acordo:

Ø     Sou o último lugar porém não tenho nada a perder arriscando, então devo ir pra cima para conquistar as duas primeiras colocações;
Ø     Sou melhor que os outros jogadores e tenho boas chances de conquistar o primeiro lugar.
Ø     Quero jogar e não estou cansado.

Minhas regras são simples, porém você terá as suas. Faça um acordo que seja bom pra você e para os outros jogadores, caso contrário lute para conquistar o primeiro lugar.


Obrigado por ler.



  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Lição 11 OFICIAL – Jogando Na mesa Final Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli