Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Lição 1 - Observações Iniciais e a Mentalidade necessária para o jogo

Para você, que quer que o poker seja algo além de Hobby, a pressão é muito maior. Não é fácil estudar, trabalhar, cuidar da família e ainda arranjar tempo para melhorar no poker. Realmente não é fácil, principalmente no começo, conciliar tanta coisa ao mesmo tempo, muitas vezes os horários não batem.  Se você tem tempo, o bem mais precioso do ser humano, deve utilizá-lo da melhor maneira possível dentro de sua visão.
Jogar poker não é algo rápido, principalmente se escolher jogar MTT ou STG MTT, que podem demorar horas, ou mesmo dias, para terminar. Cash/Ring Game possui a vantagem de poder sentar e levantar a hora que achar melhor.
Existem diversos fatores que influenciam seu jogo, e é sobre eles que vamos falar. Esses fatores influenciam não apenas seu jogo, mas também na sua vida fora das mesas.
Um ponto muito importante é que sua vida possua equilíbrio. Nesse equilíbrio é preciso considerar sua vida dentro e fora do poker, uma reflete na outra. Não adianta ter sucesso no poker e não ter equilíbrio na vida em geral.
Como primeira regra e mais importante para vencer no poker é estar em seu melhor ou próximo a ele. Para isso é preciso considerar diversos fatores, como por exemplo, seu estado emocional. Por exemplo, se estiver nervoso, suas chances de tiltar, tanto nas mesas de poker quanto na vida, podem acabar de forma ruim e trazer consequências nada agradáveis. Na mesa de poker, se você tiltar, o máximo que pode acontecer é perder toda sua banca por não controlar suas emoções. Mas na vida real, entrar em tilt, pode custar seus relacionamentos, amizades e em alguns casos até mesmo sua vida. Outros fatores como entender a teoria, saber fazer a leitura de mãos, ler os adversários e estudar stacks, entre outros, são necessários e obrigatórios.
Maturidade é algo essencial em tudo que fazemos na vida. Devemos nos conhecer melhor, conhecer nossas falhas e erros, para podermos melhorar. No poker, se você não sabe onde precisa melhorar, é muito provável que, nas mesas, alguém irá se aproveitar de seus erros e usá-los contra você.
Eis outros pontos que acho muito importante no poker:
Ø     Tempo: O planejamento é essencial. Saber quando, onde e o tempo que terá para se dedicar a uma tarefa, é de vital importância, não apenas nas mesas de poker, mas também na vida. De nada adianta ser o melhor jogador de poker do mundo e falhar na vida, seja como filho, pai ou mãe. Ser o melhor jogador do mundo não compensa em nada, se não tiver um tempo para as pessoas mais importantes da sua vida. Tanto na vida como no poker, as consequências podem ser muito ruins se você não utilizar o seu tempo sabiamente.
Ø     Equilíbrio emocional: O equilíbrio emocional é de vital importância para tomada de decisões. Quando você permite que suas decisões sejam afetadas pelas suas emoções, você provavelmente não está tomando as melhores. Eu mesmo já perdi U$750,00 em 1 hora por não manter ou não estar em um equilíbrio emocional. Maturidade em controlar suas emoções é de vital importância. Com o tempo, eu utilizei uma estratégia no poker para lidar melhor com o desequilíbrio emocional. Eu baixava de nível consideravelmente, e aumentava a quantidade de mesas que eu jogava de 20 para 40.
No poker não é muito diferente, mas o desequilíbrio emocional tem consequências muito piores na vida do que nas mesas. Maturidade é muito importante e devemos busca-la para alcançarmos da melhor maneira nossos objetivos.
Ø     Controle de BankrollEsse é um assunto antigo e bem batido. O controle de Bankroll é muito importante. Algumas pessoas se sentem à vontade jogando com 5%, 10% ou mais de sua banca, mas o fato é, que quanto maior a porcentagem que utilizar de sua banca, maiores são as chances de você quebrar ou diminuir consideravelmente o dinheiro que possui. O desequilíbrio emocional ou o começo do jogo podem lhe fazer querer arriscar em torneios mais altos, e isso é normal, mas cuidado para não ser enganado pela confiança. Se ainda não consegue bater o field no limite em que se encontra, se subir de limite, os jogadores de lá terão prazer em tirar seu dinheiro.
Pode parecer que não, mas eu já quebrei minha banca diversas vezes. Subia de limites sem um controle da banca, jogava tiltado e tudo isso me ajudou a quebrar a banca com muita facilidade. Chega uma hora em que aprendemos porque é tão importante manter um equilíbrio saudável em sua banca. Assim como na vida, você não quer atrasar suas contas ou ficar sem ter o que comer, no poker você não quer ficar sem ter com o que jogar. É neste sentido que o controle de banca é muito importante.
Se você não vence os limites de 0,25 e de 1$, vencer limites de 5$ e 11$ será muito mais complicado e difícil.
Como regra para o controle de Bankroll, não jogue torneios e STG com buy in de mais de 1% de sua banca. Se você for um jogador, assim como eu, que joga uma quantidade de mesas absurdas, como 40 mesas, o planejamento de sua banca deve ser muito superior a esse. Em meu caso, por jogar tantas mesas, utilizo 0,5%, 0,25% e em muitos casos até menos.
Minhas sessões duram cerca de 8 a 12 horas por dia, em que jogo torneios de U$11,00 e abro diversos outros torneios, desde U$0,55 a maiores, sendo regulares e não turbos. Aproveito para abrir mesas de STG de U$1,50 e de U$3,50, no total eu jogo mais de 100 jogos em uma única sessão. Sem um controle da banca isso seria praticamente impossível.
Eu sei que, controlar a banca, parece ruim à primeira vista, mas se tiver controle agora enquanto está nos micro limites, garanto que não terá problemas quando estiver nos limites mais altos.
Ø     Concentração: Este é um dos fatores mais importantes e já me peguei falhando em relação a isso diversas vezes. Eu me lembro de jogar poker e fazer outras coisas ao mesmo tempo, como assistir algum filme, anime, tocar violão ou jogar com os amigos e familiares por perto. Bem, não que fazer isso seja proibido, mas retira o foco que deveria ser empregado apenas para o poker.
Na vida você deve evitar fazer as coisas sem foco, na verdade, você até pode, mas se quer os melhores resultados, deve manter o foco no que está fazendo. Por exemplo, no trânsito, em que um piscar de olhos, um virar de cabeça pode causar um acidente fatal, manter o foco em dirigir diminui drasticamente as chances de um acidente. Isso também ocorre de igual maneira no poker.
O Poker não é um jogo que se pode jogar sem foco se você quer os melhores resultados. Se manter concentrado nas mesas de torneio ou STG trará melhores resultados do que não estar focado.
O foco é muito importante, assim como o tempo é importante e também o controle da banca. Um erro é tudo o que você precisa cometer para perder a chance de pegar as melhores colocações.
Ø     Volume de Mesas: O volume de mesas é muito importante e com o tempo, você acaba sendo obrigado a adicionar mais mesas.
Eu já passei por isso e também vi diversos profissionais passando pelo mesmo caminho. A questão de aumentar a quantidade de mesas não está relacionada com sua habilidade e estratégia de jogo e sim com a capacidade do seu cérebro processar as informações a tempo sem te sobrecarregar.
Conforme vamos estudando, nossas habilidades vão aumentando e em consequência nosso cérebro processa informações cada vez mais rápido. Com o tempo, começamos a separar quais informações são mais importantes e quais são menos importantes. Por causa dessa separação de importância da informação, conseguimos nos concentrar em mais de uma mesa.
Quando vemos um jogador jogando 40 mesas, é porque a velocidade de raciocínio deste jogador o permite, com uma estratégia bem definida, jogar uma quantidade gigantesca de mesas e ainda ter lucro. Mas, como todos, este jogador começou com uma mesa. Com o tempo seu cérebro começou a analisar informações com maior rapidez, e a filtrar os detalhes mais importantes dos menos importantes.
Depois de um tempo, a parte consciente de seu cérebro, não necessita mais se focar em uma quantidade de informações grande, descartando as informações que não necessárias e focando nas mais importantes. Perde-se um pouco na qualidade, mas recupera-se essa perda na quantidade. 
Eu disse tudo isso para que compreenda que quanto maior sua experiência, maior será a quantidade de mesas que conseguirá abrir. No momento abra uma quantidade de mesas na qual consiga jogar bem, em seis meses posso garantir que estará abrindo mais, e em 4 anos estará abrindo muitas, mas muitas mais mesas.
Concentre-se no jogo e na teoria, não precisa ficar impressionado com a quantidade de mesas que um jogador abre e ficar se perguntando qual o segredo. Não existe segredo e tentei deixar o mais bem explicado nos parágrafos acima.
Aumentar a quantidade de mesas virá com o tempo. Forçar que isso aconteça antes de seu cérebro estar preparado é o mesmo que bombardeá-lo com uma quantidade de informações que ele ainda não está preparado para processar, como consequência, pode começar a descartar mãos como QQ, KK ou mesmo AA. Sobrecarregar seu cérebro com uma grande quantidade de informações ao mesmo tempo faz acontecer erros, pequenos ou grandes.
Quando você descarta mãos como AA, não é porque você não viu, mas sim porque seu cérebro não conseguiu processar a informação a tempo de sua mente consciente tomar a decisão de jogar ou não esta mão. Ou seja, seu cérebro está tão sobrecarregado que a informação é processada a tempo para que a ação seja tomada e por isso, tende a tomar a decisão mais óbvia, o fold.
O fold gasta menos energia e mantem o cérebro fazendo os processos que estava fazendo sem a necessidade de adicionar uma nova informação a um sistema que já está sobrecarregado.
Não adianta forçar seu cérebro a fazer algo quando ele não possui a velocidade adequada para processar as informações. O volume de mesa está relacionado com o tempo, sua experiência, sua habilidade e sua maturidade, e isso permite que você jogue várias mesas ao mesmo tempo, sendo lucrativo.
Este foi o primeiro artigo. Espero que tenha gostado. No próximo artigo continuarei a abordar aspectos do jogo.


Postagem mais recente
Anterior
Este é o último post.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Lição 1 - Observações Iniciais e a Mentalidade necessária para o jogo Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli