Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

domingo, 9 de agosto de 2015

10 Dicas para fazer anotação nos Adversários

     Série Completa 'Coisas que Levei um Tempo para Aprender' Escrito por Bond_18 Clique Aqui para baixar totalmente grátis! Bond_18 disponibilizou Free sua série de artigos. Aprovei.



 Por muito tempo eu nunca me importei muito com o metagame. Eu jogava 8-12 mesas, ligava o piloto automático, e talvez, se eu fizesse uma mesa final, eu começava a me concentrar. Eu não pensava muito sobre os outros jogadores e realmente não pensava em como estava sendo percebido. 

Atualmente isto às vezes acontece se abro várias mesas e está no início, mas eu ainda me esforço para tomar notas ou lembrar em quais mesas eu tenho uma imagem específica que vai alterar decisões. Primeiro de tudo, vamos ao básico. Você vai querer o pokertracker e o poker ace HUD se faz muito multi table. Alguns dizem que se você presta atenção suficiente não precisará deles, mas eu discordo. Se você está em 6 mesas é difícil de dizer se um jogador é tight porque não está recebendo cartas e está meio tight, ou um completo mega nit.

 Quando o PAHUD diz que o cara é 7/5 em 150 mãos, você pode descansar ao dar facilmente fold aos seus raises em situações que poderia ter tomado outras ações. Também, considerando que ele armazena dados de sessões anteriores, seu valor é completamente inestimável. Depois quero falar sobre o que procurar nos outros jogadores. 

Várias vezes os jogadores não estão certos quanto ao que por, exatamente, em seus notes, e deixar notes para si mesmos como “loose agressive” ou “tight” pode ser muito vago e pouco útil no futuro. Aqui estão algumas coisas sobre as quais gosto de fazer notes: 

1. Algumas vezes eu coloco uma mão inteira que o vilão jogou, desde que seja capaz de relê-la depois e ter muita informação sobre o vilão.

 2. Eu sempre observo o que os mini-raises das pessoas significam pré-flop e faço notes. Os dois a serem observados são mini-raises em EP (que são normalmente mãos fortes) e no button/CO (que normalmente são lixo). Até que se prove o contrário eu considero que estas duas sejam verdade, mas no momento que vejo suas cartas depois de um miniraise eu faço note do que possuíam.

 3. Seguindo a linha do número 2, eu sempre faço note de com o que as pessoas fazem pequeno reraises pré-flop. Como isto normalmente termina sendo um monstro, eu preciso saber se elas são capazes de fazê-lo com um amplo range, ou, como a maioria dos players, estão apenas fazendo isso com suas maiores mãos.

 4. Sempre faço note de quais jogadores vão dar raise/fold com 13-20 BB’s. Você não acreditaria de quantos bons jogadores têm esse, está em qualquer lugar. Entretanto, quando você vê um jogador muito bom em sua mesa você deve normalmente esperar que não façam isso com frequência. 

5. Sempre anoto quais jogadores são capazes de fazer resteal. Especialmente em limites baixos e médios ainda existem vários jogadores que simplesmente não possuem o resteal em seus arsenais, então saber quais jogadores possuem é de grande ajuda. Também gosto de anotar quem habitualmente faz resteal. 

6. Eu gosto de anotar quais jogadores vão ficar muito agressivos no flop sem um plano ou em situações em que não tem lógica de fazê-lo. O exemplo mais óbvio que você verá é alguém fazer um grande raise/check raise e então, quando receber 3-bet, congelar e imaginar o que fazer ou tirar o stack em uma situação muito ruim porque se sentiu envolvido com o pot. Contra estes jogadores eu começo a jogar mais rápido, pois espero que sejam spew.

 7. Sempre que possível eu tento fazer notes dos ranges de open shove das pessoas. Alguns caras com 11 BB’s em MP com antes vão dar shove com quaisquer SC, quaisquer suited one gapper, qualquer A, qualquer par, etc. Alguns vão com AJ+/66+. Ajuda saber quem é quem. 

8. Gosto de anotar quando fiz algo loucamente agressivo com um jogador e ele viu minhas cartas. Por um note de que “vilão sabe que você pode ser muito spewy/ agressivo” vai ajudá-lo a tomar decisões no futuro. Novamente, algumas vezes ponho a mão inteira aqui.

 9. Eu tento fazer notes de quais jogadores vão tentar dominar a bolha. Se esses caras conseguem algumas fichas perto da bolha, você pode punir suas agressões com 3-bets, considerando que muitos jogadores (incluindo eu) começam a dar raise em muitas mãos se a mesa não pará-los. 

10. Eu tento anotar o que o tamanho das apostas das pessoas no pós-flop significa. Por exemplo, você verá alguns caras que usam tamanhos de apostas que são CLARAMENTE por value e isso te ajuda a saber disso. Eu também gosto de saber com o que as pessoas vão dar over shove, já que para alguns significa draws e para outros o nuts. 

Outro muito comum é o mini-raise pós-flop, ele tende a ser tanto um draw, raise para informação, ou mais comumente, um monstro (especialmente se for feito no turn). Saber onde seu adversário está tentando chegar com sua aposta é crucial. Tudo bem, levando em conta as reações dos jogadores ao meu metagame, isto realmente só aumenta sua atenção e concentração na mesa. Se você quer bagunçar naquele dia e assistir à televisão ou conversar no MSN ou qualquer outra coisa, está ótimo, mas tenha em mente que está diminuindo seus lucros. 

Estar atento à sua imagem vem com a experiência, mas quanto mais fundo você entra num torneio, mais importante ele fica, já que seus oponentes estão prestando muita atenção. Para realmente melhorar ao máximo seu jogo você deve ser capaz de fazer com que “sintam” as reações na mesa. 

Você pode justificar muitas coisas baseadas na sua imagem ou na imagem de outro jogador ou no metagame da mesa, e é difícil de quantificar em palavras exatamente o quanto ele significa. Se você quer experimentar o quanto significa o metagame e sentir o quão importante ele é, aqui vai uma “sugestão de treino” que tenho. Entre no Full Tilt uma noite e às 11pm Eastern time têm dois torneios deep stacked 6 max (um é 24+2 e o outro 100+9). Jogue apenas estes dois torneios e concentre-se em fazer jogadas e leituras. Como só tem um total de 10 jogadores para se observar e você tem fichas suficientes para usar a criatividade, veja o que pode fazer ao manipular sua imagem, especialmente se você chega ao período com antes. Esta é uma boa forma de melhorar reads e o jogo pós-flop, enquanto faz notes em uma escala sustentável.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: 10 Dicas para fazer anotação nos Adversários Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli