Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Lição 02 – Sua Banca - Adquirindo a Mentalidade de um Profissional

Deixe-me te contar minha história com minha banca.  Comecei jogar poker em 2010, não lembro exatamente o mês, mas lembro que era verão.



Durante um ano e meio, tive problemas com minha banca. Não me lembro da quantidade de vezes que eu quebrei. O que eu lembro foi que fiz diversos depósitos, tanto de 25$, de 100$, de 50$, de 10$ e assim por diante, como muitos novatos fazem. Não iniciei no poker vencendo, iniciei no poker perdendo. Você, assim como eu, não começará a vencer se não tiver os requisitos mínimos para manter uma banca.

Lembro-me que fiquei com tanta raiva e ódio de perder tanto, que fiquei em uma situação complicada: ou desistia do poker ou levantava minha banca do zero. Como sabem que tenho ganhado uma boa grana em micro limites, a opção desistir do poker perdeu.

Foi uma decisão muito difícil, mas decidi tentar. Naquele tempo, tinha os torneios de LAPL, e os vencedores do FreeRoll ganhavam um ticket de 0,11 para jogar a LIGA LAPL de 0,11, Lembro-me que me achava foda por conseguir vários tickets de 0,11. Naquela época pra mim, conquistar esses míseros centavos era muito importante.

Muita gente, não dá valor a isso, e de fato, não tem porque ficar dando valor a míseros trocados, mas os trocados não eram importante, e sim o que estava acontecendo por trás do ganhar míseros centavos, era importante. A Mentalidade estava sendo formada. EU não estava ganhando 0,11, hoje eu compreendo isso, eu estava ganhando conhecimento. Conhecimento do qual se eu perder toda minha banca hoje, eu não teria problema nenhum de levantar do zero novamente. Levantar minha banca do zero, foi uma das melhores decisões que fiz na minha vida como jogador de poker. O valor que se dá a isso é muito melhor, de tal forma que geralmente quem coloca dinheiro e tenta jogar a partir daí, não conseguem descrever o sentimento que é.

Comecei de forma simples, naquele tempo tinha os torneios de Facebook de 0,11, e eu jogava eles. Vou ser honesto, eu perdi muito, quebrei diversas vezes tentando levantar do zero, mas depois de um tempo  em que, a teoria e a prática estavam fluindo, eu não perdi novamente.

Comecei a vencer nos de 0,11, subi para os de 0,25, com a sabedoria de que, se eu perdesse nos de 0,25, eu poderia voltar tranquilamente para os de 0,11.neste limite, eu não perderia.

Eu não ganho uma grana alta de dinheiro por que eu fui escolhido para isso, muito pelo contrário, eu ganho tal grana hoje, porque no passado eu ralei pra caramba para conseguir essa grana..

Se você quiser tentar levantar sua grana do zero, existem diversos Freeroll espalhados em diversas salas de poker. Um deles basta ir no google e colocar ABC do poker, tem bastante coisa por lá. Eu iniciei por lá. Não se preocupe, se depender de mim e da equipe que trabalha comigo, tu irá iniciar nos de 0,25. Não precisará sofrer tanto quanto eu sofri.


Bem, como o assunto é banca, com este simples relato, podemos perceber que naquele tempo eu não sabia nada sobre a importância da Banca. Como consequência, eu perdi uma quantidade de dinheiro desnecessário se eu tivesse o conhecimento adequado. Agora, você terá essa chance e se conseguir respeitar sua banca logo de inicio, quando ter o amadurecimento esperado de um jogador de poker, verá o quão importante ela.

De fato, eu não me importo se você irá utilizar o que será demonstrado aqui. É somente você o responsável por aquilo que faz com sua banca, se a utilizar mal, algum jogador experiente como eu, pode aparecer e se aproveitar de seus erros para lucrar em cima de você. Faça o que quer. Sua escolha, sua consequência.

Vamos a questão mais importante sobre a Banca: Quantidade de mesas

A quantidade de mesas interfere em como você gerencia sua banca.

Se você é um jogador que gosta de jogar no máximo três mesas ao mesmo, vamos colocar cinco para facilitar o exemplo, então o melhor plano de banca pra você é de 100-1, ou seja, o valor do torneio ou STG que irá jogar, deve custar apenas 1% de sua banca. O motivo disso é que, tu poderá perder em todas as cinco mesas que perderá apenas 5% daquilo que tem. E se ganhar em uma delas, ficará no nem ganhou nem perdeu, e caso consiga ir bem em dois ou mais, é possível sair com bem mais que 5% de lucro, aumentando sua banca.

Como você irá iniciar nos de 0,25$ ou superiores, te ajudaremos a conquistar uma banca inicial sem ter uma banca. Logo seu objetivo não será a banca logo de inicio, mas sim, seu foco será em conquistar uma banca com 25,00 USD. Sem medo de perder o que tem.

Para o bem do exemplo, vamos dizer que tu tenha 100$ em sua conta e está indo bem nos torneios e MTT de 1$, tu pode subir de nível, ou seja, adicionar outros jogos a sua grade, conforme sua banca aumenta. Quando tu chegar a 125$, tu deve colocar em sua grade de jogos, poucos MTT ou STG de 1,50$, se tu cair para 100$ ou próximo a isso, deve voltar a sua grade anterior de jogos voltados apenas nos MTT e STG de 1$. Se tu chegar a 140$ ou mais, poderá jogar somente as grades de 1,50$. Caso perca e caia para 125$, deve repetir novamente, fazendo uma grade maior de STG e MTT de  1$ misturando com alguns de 1,50$.

Se tu cair para 75$ deve mudar sua grade para STG e MTT de 0,55 e alguns MTTs e STG de 1$. Se cair para 60$ deve utilizar uma grade de apenas MTT e STG de 0,55$ ou menores. Se cair para 30$ deve fazer uma grade maior de MTT e STG de 0,25$ e alguns poucos MTT e STG de 0,55$. E assim segue a lógica para até os limites mais altos.

Jogando mais de 10 Mesas

A coisa muda, conforme você aumenta o número de mesas. Para o bem do exemplo vamos utilizar uma banca de 100$. Se tu joga 5 mesas, perder nelas não afetará tanto sua banca, tanto porque perder 5% ainda te permite continuar a jogar os torneios e STG de 1$. Quando aumentamos o número de mesas, a história é completamente diferente. Estará perdendo 10%, 15%, 25% de sua banca de uma única vez, o que será um enorme problema.

Um plano de 1% não nos serve quando abrimos mais de 8 mesas ao mesmo tempo. Temos que mudar o plano de banca ou sofreremos as consequências de uma má gestão.

Existem três planos para quem aumenta a quantidade de mesas que joga. Se tu joga cerca de 10 mesas, então seu plano de banca deve ser jogar torneios e STG nos valores de 0,75%, o que é o mesmo que 150 pra 1, ou seja, o valor do STG ou MTT que jogar deve valer 1$ de 150$ (que é sua banca para jogar 10 mesas de uma vez).

Se tem 100$ em sua banca, irá preferir jogar os MTT e STG de 0,75$ e de 0,55$, e quando atingir 150$ poderá jogar os de 1$, ao atingir 175$ pode adicionar os de 1,50 a sua grade e ao atingir 200$ poderá jogar em sua grade, se preferir, somente os de 1,50$.

Esse é para 10 mesas.

Jogadores como eu, jogam uma quantidade de mesas absurdas. Em minhas sessões eu chego a jogar 30 mesas de uma vez. Isso nos dias calmos, quando eu quero que o dia não seja tão calmo assim, jogo em torno de 40 mesas.

O meu plano de Bankroll é especial. Utilizo no mínimo 200 pra 1 ou 400 pra 1. Imagine que eu tenha 100$ em minha banca, seguindo a importância de abrir 40 mesas, o que seria um enorme desperdício utilizando um plano comum de 100 pra 1, eu poderia perder 40$ em uma única sessão, o que seria um desperdício. Utilizando um plano de 400 pra 1, eu gastaria o mesmo que você, ao abrir 5 mesas. Em outras palavras, continuo a jogar um número elevado de mesas, mas mesmo que eu perca em todas, isso não afetaria muito em minha banca. A cada torneio que tu abre com um plano de 100 pra 1, eu abro de 5 a 10 torneios ou STG.

A vantagem disso, está tanto na variância e na questão do $$. Na variância porque ao abrir muitas mesas, é possível ir bem longe em várias, o que permite que a variância diminua. Isso é claro se tiver conhecimento teórico para ser capaz de jogar mais de 8 mesas. E na questão financeira, pois permite que eu vá mais longe em diversos torneios. Em outras palavras, eu sei que vou cair em vários torneios, e é justamente por isso que arrisco mais do que um jogador que fica jogando apenas em 5 mesas. Não preciso esquentar tanto a cabeça com os detalhes, de fato devo me preocupar com prioridades de jogo. Isso mesmo. Os detalhes são importantes, mas quando se joga muitas messas se perde muitos detalhes. Alguém que joga muitas mesas compensa essa perda de pequenos detalhes, arriscando um pouco mais em mais mesas. Através das prioridades em relação aos conceitos do jogo, no final compensamos a perda dos detalhes. Um exemplo disso é André akkari que tende a abrir umas 15 mesas e Pessagno que tende a abrir uma quantidade enorme de mesas. Ambos são lucrativos.


Enquanto este jogador se perder em uma mesa, perdeu suas chances de conquistar algo naquele torneio, mesmo que eu perca em um torneio, eu poderia recuperar isso nos outros 39. Então se eu arriscar nos 40, tenho certeza de que em 10 pelo menos, irei ficar muito bem. Esses dez que vou longe, compensam todas as 30 mesas das quais eu não fui bem. O que um jogador que abre 5 mesas, não pode dizer o mesmo.

Em outras palavras, quando eu inicio uma sessão, ela vale 8 sessões de um jogador que abre 5 mesas. O que eu jogo em um ano, o jogador que abre 5 mesas, demoraria cerca de 8 anos para alcançar. O que eu ganho tanto em $$ e experiência está muito além de um jogador que abre poucas mesas. Por outro lado, o jogador que abre poucas mesas possuí uma concentração maior nos detalhes. Esses detalhes fazem diferença no jogo, mas também isso não quer dizer que quem abre muitas mesas não perceba os detalhes. Quem abre muitas vezes, se preocupa com detalhes específicos, dos quais são mais do que o suficiente para vencer jogando uma quantidade absurda de mesas.

Para abrir muitas mesas, deve ter o conhecimento teórico sobre no que deve se concentrar e principalmente na velocidade de seu raciocínio em diversas situações diferentes. Se sua mente não consegue acompanhar a quantidade de mesas a qual está jogando, isso quer dizer que o número de informações que está recebendo é maior do que a quantidade que sua mente pode suportar no momento, em consequência perderá muitas oportunidades, por outro lado, ao forçar sua mente (como eu fazia) obrigará ela a agir mais rápido, a processar e se adaptar o mais rápido que puder a essas informações. Isso fará sua mente, analisar informação em uma velocidade maior, o que permitirá que você abra mais mesas.

Para que tu possa fazer isso, tu deve ter um planejamento de banca de no mínimo 400 pra  1. Isso permitirá que tu perca em muitas mesas e ainda não perca muito $$ por causa de cair em todas. Como conselho, eu lhe digo que, tu vai entrar em tilt, vai ficar irritado, e isso é muito bom e importante.

Além de se adaptar a muitas mesas, estará controlando seu lado emocional. Quando tu começar a perceber que o estado de uma BAd beat (mão que quebrou nossa melhor mão) afeta seu jogo em outras mesas, tu começará a dizer para você mesmo que suas emoções estão atrapalhando em outras mesas, te influenciando de forma negativa. Então, tu será obrigado, a lidar da melhor maneira com o TILT e com suas emoções, caso contrário perderá muito dinheiro. Perceba quando suas emoções estão te atrapalhando. Reconheça elas e diga para você mesmo 'agora não posso perder a calma' e então continue a jogar. Tente compreender essas emoções e tente lidar com elas da melhor forma que puder. Tomou uma bad beat? ótimo. Podia fazer algo diferente? Não? Ótimo, então reclamar será perder tempo. Pode reclamar se quiser, mas coloque sua cabeça no lugar o mais rápido possível. Ao invés de fugir, sair de perto da tela do computador, sinceramente peço para abrir os torneios de 0,10 e de 0,25. 

A importância de descer para lá quando se está em tilt é pelo fato de tu ser um vencedor ali. Pelo fato de ser um vencedor tenderá a vencer mais, vencendo esse ódio de estar em TILT começa a desaparecer. É intrigante analisar como as emoções começam a diminuir quando oferecemos emoções opostas as do Tilt. Aqui entra um conselho da Alquimia: Para receber aquilo que tu quer deve oferecer algo igual ou superior'. Isso quer dizer que para vencer o Tilt, tu deve oferecer algo igual (se afastar das mesas e esperar a poeira baixar) ou oferecer algo superior (vencer, oferecerá um sentimento de prazer, o qual oferecerá um valor superior ao do Tilt o que permitirá que o Tilt comece a diminuir. 

Aumentando as mesas corretamente, tu aumentará a velocidade na analise de dados e informação, e ao mesmo tempo, estará trabalhando seu estado emocional, aprendendo a lidar com o TILT e com o nervosismo de forma adequada. Isso lhe permitirá a entender melhor como o pensamento de um profissional é.

Jogando MTT e STG Turbo

Muitas pessoas acabam seguindo apenas um planejamento e acabam cometendo diversos equívocos em relação a isso. A razão da mudança no plano para MTT e STG turbo, é baseado em diversos fatores, sendo o principal deles o tempo e como ele afeta em seu jogo , ao estar em MTT e STG turbo.

Pelo fato de possuir menos tempo que os MTT e STG regulares, isso quer dizer que tu passará pelas fases de um torneio mais rapidamente. Será obrigado a disputar FLIPs com mãos que não faria em um torneio regular. Isso aumenta a variância. Quanto a variância aumenta, é bom utilizar um plano de banca que suporte está variância. Em MTT e STG turbos, o planejamento mínimo para ser utilizado é de 150 pra 1. Eu honestamente, em turbo, prefiro usar uma banca de 200 pra 1, mas aí será sua decisão.

Um outro aspecto importante é que tu pode mesclar jogar os regulares e jogar os turbos ao mesmo tempo. Basta utilizar uma banca de 100 pra 1 nos regulares e 200 pra 1 nos turbos. Isso quer dizer que se tu tem uma banca de 100$ irá jogar os regulares de 1$ e os turbos de 0,55$.

Perceba que tu pode jogar qualquer MTT ou STG, desde que tenha um plano de banca para eles.

Torneios com Rebuys

Esses torneios são importantes, e honestamente, em meu jogo, eu utilizo um plano de banca de 400 pra 1.



A razão disso, é que, torneios Rebuys possuem a intenção de te fazer jogar mais solto no inicio, pois muitas fichas no inicio, lhe permitem ir mais longe na fase intermediaria. Sem contar que, quanto mais fichas você ter, maior será a pressão que deve colocar em seus adversários. Se for pra sobreviver, são poucos torneios que fornecem uma estrutura da qual tu deve sobreviver, na maioria desses torneios, a ideia por trás é arriscar mais no inicio para conseguir uma quantidade de fichas altas para ter maiores chances de conquistar os melhores lugares no torneio.

Eu gosto de jogar bem solto nesses torneios e fazer vários rebuys. Então eu prefiro jogar com 400  pra 1, em muitos casos, também posso utilizar em minha banca algo como 800 pra 1. Tudo para não perder uma quantia grande de minha banca.

Conclusão

A banca é muito importante, e se quiser compreender melhor a mente de um profissional, deve começar com algo simples de entender.

Muitos jogadores não se importam tanto com isso e lhe dizem que , se eles se sentem bem, jogam torneios que valem 10%, 20% de sua banca. Isso é ok, eles jogam assim, pois possuem o suficiente para arriscarem tanto, mas a maioria dos profissionais não arriscam tanto, pois sabem dos riscos. De qualquer forma, se tu ainda não é um profissional, nada de ficar dando tiros somente porque pode ou porque quer.

Estou lhe ensinando a fazer dinheiro e não a jogar por diversão. E se a questão é fazer dinheiro, então que seja bem feito.



Respeite a banca ou sofra as consequências. Sua escolha.


Atenciosamente Gabriel Melo. 
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Lição 02 – Sua Banca - Adquirindo a Mentalidade de um Profissional Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli