Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Lição 06 - Manutenção da Stack


A fase intermediária em STG ou MTT tende a iniciar nos Blinds 50/100. Neste ponto quatro cenários são possíveis:

1.                      Caiu com mãos como AA e KK;
2.                      Está com menos de 1500 fichas
3.                      Continua com 1500 fichas a podendo chegar a 2400 fichas
4.                      Dobrou, triplicou sua stack inicial.

No primeiro caso, mais sorte na próxima vez.
No segundo caso necessita trabalhar suas fichas para chegar bem na fase final.
No terceiro caso, necessita trabalhar suas fichas para chegar bem na fase final.
No quarto caso,estará bem e tranquilo, mas necessita trabalhar suas fichas para chegar com chances de pegar as melhores posições na fase final.

Em Relação a MTT, bem se você iniciar com 3000 fichas ou mais, mesmo que os Blinds estejam em 50/100 não te afetam tanto, porém é hora de iniciar a manutenção da stack

Está fase é muito importante. Na maioria das vezes se encaixará na  segunda categoria. Em um porcentagem menor das vezes, estará na terceira categoria, e em uma porcentagem muito pequenas das vezes, se encaixará na quarta categoria.

Saber jogar com qualquer quantidade de stack é muito importante. Caso não saiba o que isso significa, por sorte explicaremos abaixo e aumentará suas chances de ir longe em um STG ou MTT.

Trabalhando suas fichas – Manutenção da Stack

Jogando com menos de 15BBs ou menos de 1500 fichas (alguns torneios podem ter uma quantidade de fichas iniciais maior como o Sunday million de 10 mil fichas iniciais).

Se jogou a fase inicial como dizemos, provavelmente deve ter percebido os jogadores mais ativos, menos ativos, mais passivos e mais agressivos. Está é a fase da qual, a manutenção de fichas será baseado nesses jogadores.

Para a manutenção de fichas ter maiores chances de sucesso, é necessário saber onde estão os jogadores, Seguros , Rocks e Nits (jogadores que jogam poucas mãos, a cada 8 ou mais mãos eles jogam apenas uma ou somente jogam mãos premiuns como TT+ e AQ+). Na manutenção de fichas esses são seus jogadores prediletos.

A manutenção da stack deve ser feita com 40BBs ou menos. A intenção é manter a stack em um tamanho ideal para termos chances de lutar pela maior premiação da mesa, ao invés de lutarmos pelas premiações inferiores. Fazendo a Manutenção terá maiores chances de dobrar suas fichas já que muitos jogadores darão descréditos em muitos casos. 

Os jogadores rocks e Seguros e sua influência  na manutenção das fichas

Normalmente marco com as cores amarelo e laranja para esses jogadores. Esses jogadores são excelentes para a manutenção de nossa stack e iremos preferir que eles estejam sentados a nossa esquerda. O motivo disso é que eles defendem poucas vezes seus blinds, nos oferecendo fichas importantes para manter a nossa stack saudável até a próxima fase.

Algumas vezes, irá perceber que, esses jogadores começam a lhe atacar com maior agressividade quando tu tenta roubar os blinds, isso significa que sua imagem para este jogadores está de um jogador muito agressivo, e eles estão de saco cheio de serem roubados por você. 

Alguns deles se tornar agressivos dando 3bet. Jogadores que fazem 3bet ao nosso roubo nos complicam, enquanto outros jogadores tendem a pagar.

Quando eles pagam, é uma resposta inferior a 3bet, e isso nos oferece a possibilidade de ganhar a mão no flop quando eles não acertam nada. Nesta situação em especifico eu tendo a apostar em qualquer flop, pois eu sei que esses jogadores tendem a largar. Se eu sei que é um jogador que tende a não largar em alguns flops, existem certos tipos de flops que são péssimos e outros que são bons para a Cbet.

Flops bons para a Cbet: Axx, Kxx, Qxx, Jxx, qualquer flop menor que T, flops pareados. Nestes flops sempre irei aplicar uma Cbet, independente de qual mão eu tenha.

Flop ruins para a Cbet: QJx, TJx, T98, AKQ. Nestes flops prefiro dar check por trás mesmo tendo Top pair, mas prefiro ser agressivo com mãos como trincas dois pares. Se eu tenho AQ no flop QJx, tendo a ser bem agressivo dando raisers e indo pra cima ao invés de jogar o small ball (manter o pote pequeno). Não tem problema dar uma Cbet neste tipo de Flop, mesmo que eles tendam a acertar a mão de muitos jogadores.

Este é o jogo que utilizo quando minha imagem está sendo queimada aos poucos. Faço de forma intencional, ou seja, me torno muito agressivo, meus adversários começam a ficar incomodados. Porém alguns deles agem de forma equivocada, apenas pagando, nos oferecendo maiores chances de levar o pote sendo agressivo, por outro lado os jogadores que começam a dar re-steal começam a complicar nosso jogo. Mas iremos analisar as duas situações.

Quando perceber que sua imagem está ruim, ou seja, muito agressiva e ninguém está te respeitando, então chegou a hora de parar com a estratégia agressiva e ficar um pouco quieto na mesa até sua imagem voltar a ser o que era ou próximo a isso. 

No inicio do torneio tu criou uma imagem de jogador seguro. É assim que seus adversários o veem  no momento. E isso é bom pois, quando chegamos na fase intermediária, seus roubos de blind, suas Cbet, suas 3bets, tendem a ser mais respeitada por causa de sua imagem segura. Quando sua imagem agressiva deixa de ser respeitada é porque seus adversários não o veem mais como um jogador seguro. Neste ponto deve retroceder e ficar um pouco parado até que seus adversários passem a acreditar que voltou a ser um jogador seguro. A vantagem de fazer isso é que, quando perceber que seus adversários não o estão respeitando mais, demorará um certo período até que eles percebam que você ficou seguro novamente. Isso quer dizer que, se receber uma mão premium como TT+ / AK, seus adversários não vão dar crédito pois eles vão pensar que você está sendo agressivo, isso implica que eles tenderão a cometer erros quando você está forte, e a largarem quando você estiver fraco. É Isso que tu quer para a manutenção de sua Stack.

Um detalhe importante é que, toda vez que jogadores regulares, Rock, passivos, estiverem nos blinds, não importa minha posição, eu me sentirei seguro para:

Ø     Abrir com qualquer duas cartas, já que esses adversários tenderam a largar os blinds;
Ø     A dar 3bet com maior frequência quando quem estiver nos blinds forem esses jogadores;
Ø     A fazer mais Cbet contra esses jogadores;

A cada 3 vezes que você tentar levar o blinds, provavelmente consiga  ter sucesso 2 vezes. Isso implica que ao tentar roubar três vezes o valor máximo que pode ganhar é de 4,5BB. Você irá falhar uma vez e irá perder 2BBs ou 2,2BBs. O que quer dizer que, irá adquirir em sua stack +2,5BBs ou +2,3BBs. Pode não parecer muito em 3 jogadas mas em um STG, fará isso umas 45 vezes das quais terá sucesso em 30 e perderá 15.  Oque implica um adicional de 60BBs para sua stack. Isso significa que manteve uma stack saudável para chegar muito bem ou forte na parte final.

 Quando nosso adversário paga, levaremos a mão com uma Cbet no flop  66% das vezes. Mas não será apenas 66% das vezes que irá ganhar o pote, com uma Cbet. 33% das vezes é quando seu adversário acerta algo no flop, podendo ser Top pair, Segundo pair, Flush Draw, Straighr Draws ou terceiros pares, o que implica que ele continuará com top pair e draws com maior frequência. Ou seja, receberemos até 15% de fold desses 33%. Somando tudo estaremos recebendo algo como 66% + 15% = 81%. Isso quer dizer que a cada 5 vezes que tentarmos roubar o pote iremos levar o pote 3 ou 4 vezes. Vamos fazer uma contas juntos:

Minha aposta de 2BBs + 0,5BBs do SB + 2BBs = 4,5BBs, toda vez que aposto e meu adversário larga no flop para minha aposta de 2,5BBs. Esse é o lucro.

Toda vez que perco, irei perder os 2BBs de meu raise inicial + 0,5BBs do SB + 2BBs do BB + 2,5BBs da minha Cbet = 7BBs

Como eu sei que isso irá acontecer apenas uma vez em quatro, as contas ficam assim:

Ø     Quando eu ganho levando o pote no flop: 4,5BBs x 3 (vezes que levamos o pote com uma Cbet no flop) = 13,5BBs. Se for 4 vezes o resultado é 17BBs.

Ø     Quando eu perco ao apostar no flop : 4,5BBs x 1 (quantidade de vezes que perco fazendo a Cbet) = 4,5BBs

Total ganho e muito positivo de  13,5BBs (o que eu ganho fazendo a Cbet) – 4,5BBs (quantidade que perco fazendo a Cbet) = + 9BBs. Caso seja 4 vezes será de 12,5BBs.

Como pode ver, até mesmo quando seu adversário paga, saímos no lucro utilizando nossa estratégia contra os adversários certos. Na próxima Lição falaremos sobre controlar a Mesa e como isso é feito. 

É por isso que a manutenção de stack feita de forma adequada funciona tão bem, mas existem momentos ruins para a manutenção da stack que nos obriga a tomar decisões bem diferentes. Principalmente quando temos bons jogadores a nossa esquerda ou jogadores muito agressivos em nossa esquerda, isso complica um pouco as coisas.

Manutenção da Stack - Problemas que podemos encontrar 

 Por incrível que pareça irá encontrar problemas ao fazer a manutenção de sua stack, eis aqui os principais deles:

Ø     Jogadores agressivos e passivos;
Ø     Jogando contra a 3bet;
Ø     Jogadores com muitas fichas;
Ø     Jogadores que tomam a iniciativa no flop;
Ø     Jogadores que pagam demais;

Nosso objetivo é não deixar que a matemática fique a favor de nossos adversários e negativa para nós. Queremos que a matemática seja positiva para nós e que seja negativa para nosso adversários.

Jogadores que tendem a oferecer ação e que pagam demais, acabam implicando em uma manutenção de fichas de forma diferente do que contra jogadores seguros,Nits.

Alguns jogadores começaram a dar 3bet em suas jogadas, e isso é de se esperar, mas também não permitiremos que ele sempre nos dê 3bet e leve o pote. Não senhor. As vezes vamos ter mãos como 72 ou até mesmo K6o, e iremos dar uma 4bet, desde que esses jogadores não sejam jogadores Rock ou super seguros, já que esses tendem a dar 3bet com mãos fortes, mas em jogadores regulares e agressivos ou ruins agressivos, esses são nosso preferidos.  Isso quer dizer que, começaremos a nos adaptar a esses jogadores aplicando uma quantidade de 4bet ou pagando em posição e aplicando o Float .

Isso mesmo. Algumas vezes tu tentará roubar os blinds, e seu adversário dará a 3bet ou o resteal allin (que seria quando seu adversário tem menos de 25BBs a jogada eficiente é empurrar tudo o que ele tem), isso quer dizer que temos que nos adaptar ao estilo de nosso adversário.

Contra o jogador que aplica muita 3bet, iremos começar a aplicar a 4bet com maior frequência. E contra jogadores que aplicam com frequência o resteal allin, iremos abrir nosso range (leque de mãos) para começar a pagar com um range mais aberto do que somente mãos premiuns.

Lembre-se é importante notar contra que tipo de jogador está jogando, ou essa estratégia tende a falhar.

Contra jogadores que pagam com frequência, nossos roubos tenderam a falhar e mesmo que façamos uma Cbet ou uma segunda aposta no turn, nosso adversário continuará a pagar.  Nosso objetivo é não deixar que a matemática fique a favor de nossos adversários e negativa para nós.

A melhor estratégia contra jogadores que pagam demais, é jogar de forma agressiva quando temos mãos fortes e jogar de forma passiva quando tivermos mãos fracas.

1.                      Raise pré-flop: Tenderemos ao invés de apostar 2,BBs ou 2,2xBBs, iremos apostar 3xBB, 3x5BB ou mais. O objetivo é ver quanto seu adversário está disposto a pagar e qual é o valor que ele estipulou para largar pré-flop. É claro que terá preferências por fechar um pouco seu range sem se tornar muito seguro ou NIT.

2.                      No flop, iremos fazer a Cbet toda vez que temos uma mão forte ou boa o suficiente para isso (não importa o flop) e iremos dar check se nossa mão não for boa o suficiente para isso (não importa o flop). Quando ele perceber o que estamos fazendo, mudaremos novamente nossa estratégia.

3.                      A quantidade de fichas que apostaremos tanto pré-flop quanto pós flop, sempre tenderá para o maior. Isso quer dizer que, ao invés de fazer uma Cbet de meio pote, irá fazer uma Cbet de dois terços do pote ou até mesmo apostar o pote inteiro.

É muito importante jogar contra jogadores que pagam dessa forma. Isso fará a matemática ficar a seu favor e não contra você. Toda vez que ganhar a mão irá receber uma boa recompensa por isso, toda vez que perder a mão, perderá poucas fichas.

Jogadores que tomam a iniciativa ou que são bons jogadores, tendem a ser um perigo para nosso jogo. Contra esses jogadores não temos escolha a não ser diminuir um pouco nosso range de mãos quando eles estão nos blinds. Devemos nos adaptar a cada tipo de jogador.

Contra os jogadores que fogem para uma Cbet, tenderemos a fazer mais Cbet. Para jogadores que acreditam que dar check no flop é fraqueza, irei dar check com boas mãos para fazê-los apostar ou pagarem duas apostas. Contra jogadores que pagam com frequência, tenderei a jogar pelas cartas que tenho.

Contra jogadores que tomam a iniciativa, a melhor respostas contra eles é aplicar o re-raise. Aplicar o float por valor.

Alguns jogadores tendem a tomar a iniciativa no flop quando não são os agressores e em muitos casos eles largam no flop quando são pagos no flop. Essa fraqueza não deve ser esquecida.

Tomar a iniciativa pode significar Top pair, segundo par, draws ou nada. Por isso a melhor estratégia é o raise ao fold.

E como faremos ao encontrar jogadores que fazem a manutenção da stack também?

É aqui que o metagame entra em jogo.

Jogadores que sabem o que você está fazendo, irão implantar as contra estratégias necessárias , tais como:

Ø     Começar a dar 3bet com maior frequência, e quando tu começar a aplicar 4bet eles começaram a dar 5bet ou call ao seu open raise ou 3bet com maior frequência tentando te tirar da mão de alguma forma, com o float ou com re-raise pós flop.

Ø     Começaram a pagar com maior frequência, imitando os jogadores pagadores. A intenção deles aqui será tirar suas fichas quando demonstrar fraqueza e a dar re-raise com mais frequência no pós-flop;

Ø     Começaram a tomar a iniciativa e a se adaptar ao seus re-raisers.

E como lei, eles aplicaram a manutenção da stack quando tu tiver nos blinds.

Mas fique tranquilo, existe um código de honra na mesa de poker que é, profissionais não batem de frente contra profissionais se existem jogadores mais fracos que eles na mesa.

Quando o confronto de jogador bom contra jogador bom acontece, isso implica que ambos possuem uma mão ou estão disputando as fichas de um jogador mais fraco e ambos sabem disso. Em outros casos pode ser um jogador bom necessitar se impor sobre a mesa, e te obrigar a aceitar ou  a arriscar. Quando você arrisca, eles percebem que contra você eles não terão poder ou influência, e por causa disso, eles evitarão jogar contra você.

Acredito que essas dicas tenham sido de grande valor para você modificar seu jogo e conseguir uma manutenção de fichas melhor. Para finalizar vamos falar de jogadores com Stack Grandes.

Na maioria das vezes, aquele que tem a maior quantidade de fichas, será aquele que não terá medo daqueles com uma quantidade de fichas bem inferior, o que implica que, aqueles que possuem menos fichas, raramente conseguiram fazer a manutenção quando estes jogadores estiverem a sua esquerda.

Eles tendem a fazer diversos tipos de manobras, que nos obrigam a ficar na nossa ou a nos adaptarmos para que a matemática funcione a nossa favor.

Eis algumas coisas que podemos fazer:

Ø     Diminuir nosso range de mãos na manutenção da stack, preferindo mãos com maior valor.

Ø     Fazer apostas maiores, pode até funcionar, mas contra jogadores com muitas fichas é melhor fazer isso com mãos fortes ou boas;

Ø     Se tu sabe que seu adversário vai colocar pressão com maior frequência, tu quererá fazer de tudo para que ele acredite que tu esteja fraco quando não está. Demonstrar fraqueza contra esses jogadores é uma ótima forma de conseguir algumas fichas deles.

Ø     Eles possuem uma vontade tremenda de derrubar os caras pequenos e colocar pressão nas stacks médias. Isso quer dizer que eles vão arriscar com mãos nada convencionais para nos derrubar, o que é perfeito para nós caras com poucas fichas. Ele nos oferece vantagens matemáticas muito boas para dobrar, da mesma forma que jogadores passivos e pagadores também o fazem. Não tenha medo de entrar em flips contra esses jogadores, boa parte das vezes irá encontrar a mão deles dominada com uma baixa porcentagem para nos derrubar. Se acontecer de cairmos ótimo, caso contrários subimos.

Esses jogadores são perfeitos para que a manutenção de fichas funcione de uma determinada forma. Como eu disse antes, seu objetivo é dar um jeito da matemática ficar a seu favor. Toda vez que fizer isso terá lucro, toda vez que não o fizer, sairá no prejuízo.

Preste atenção no que vou dizer agora:

É muito melhor dobrar de 20BBs para 40BBs do que dobrar de 10BBs para 20BBs, pode aliviar um pouco a situação, mas em poucos minutos, voltará a estar com 10BBs e tenderá a cair desta vez ao invés de dobrar.

A manutenção da stack contra jogadores seguros e Nits pode ser feita com qualquer duas cartas e de qualquer posição, mas contra outros estilos de jogadores, é melhor antes de fazer a manutenção da stack, ficar de olho em qual estilo eles possuem e tirar vantagem disso.

Jogando Fora de posição

Jogar fora de posição é muito importante. Até o momento percebemos que a fase inicial de um torneio é bem simples de jogar. Na fase intermediária descobrimos que as coisas não são tão simples quanto pareciam.

E neste artigo não será diferente, falaremos da importância de jogar fora de posição.

Em primeiro lugar quero falar da importância da Trap.

Muitos jogadores em micro limites perdem oportunidades incríveis por não utilizar a Trap como se deveria, e aqui antes de entrarmos de vez no assunto como jogar fora de posição irei demonstrar como conquistar umas fichas a mais utilizando desse recurso importante:

1.                      Para fazer uma Trap é necessário escolher uma vítima. Os jogadores que irá preferir para fazer trap são os Bons jogadores, Jogadores agressivos, Seguros e aqueles que largariam se você desse uma 3bet ou 4bet. Os jogadores como passivos e pagadores são péssimos para fazer Trap, então neste caso, preferira dar 3bet ou 4bet com mãos como TT+ / AQ+, contra pagadores seu range para 3bet é sempre maior que o comum. Jogadores que tendem a ir de allin com 99+ / AQ+, sempre devemos anotar com uma determinada cor que só de olharmos notaríamos o que significa, pois estes jogadores são excelentes para irmos para o chão com QQ+ e em alguns casos AK. Por isso nada de Trap contra esses jogadores, o esquema aqui é extrair o máximo de fichas o mais rápido possível.

2.                      A trap funcionara das seguintes maneiras nas seguintes situações:
I.            Quando você decidir pagar um open raise;
II.          Quando decidir pagar uma 3bet quando você é o open raise;

a)                      Quando decidir pagar pré-flop, isso pode ocorrer em qualquer posição. Se estiver nos Blinds contra qualquer posição, ou quando tiver posição. Jogadores com menos de 25BBs apenas pagando, todo santo desconfia, então prefira fazer essas jogadas contra jogadores que não sejam bons, em micro limites raramente encontrará jogadores bons. Então aproveite as traps.

Contra aberturas de UTG: Não é novidade mas quando estivermos jogando em micro limites, raramente uma 3bet do BB ou SB vai ser vista como fraqueza. Isso quer dizer que quando 3betar jogadores no UTG quando está no BB ou SB. Tu sabe que significa força. Essa trap funciona com o adversário certo.
Por causa de sabermos que significa força, faremos justamente o oposto, tentando conquistar uma fichas extras com a Trap quando ele fazer uma Cbet e assim por diante.

Contra aberturas de Mp: Dar uma 3bet contra jogadores de MP não significa tanta força quanto os jogadores de UTG, isso quer dizer que com seu call, ficará muito mais difícil seu adversário o colocar em uma dessas mãos quando pagar nos blinds: TT+ / AQ+.

Contra aberturas de LP: Contra jogadores de posições finais, a situação é ainda melhor. Quando pagamos representamos mãos fracas e raramente uma trap. Os jogadores raramente nos colocam fazendo uma Trap pré-flop e eles tendem a serem bem agressivos no pós flop, aplicando Cbet e uma segunda aposta. Contra esses jogadores o jogo muda, pois a chance de conquistarmos mais fichas contra esses jogadores de LP são maiores do que em MP e LP.

A maneira como vamos jogar o pós flop, dependerá de dois requisitos: Flop ou demonstração de fraqueza do adversário.

Flop : tenderemos a jogar de forma agressiva em flops ao qual temos um Overpair como por exemplo, QJx, T9x, Kxx, Jxx, Qxx. Esses flops quando os jogadores fazem uma Cbet, ele tendem a representar Top pair, como sabemos que a maioria dos jogadores em micro limites raramente largam suas mãos, ainda mais se forem Top pair, então é hora de extrair o máximo de fichas apostando da maneira correta. Aplique re-raise e assim por diante, até conseguir que ele coloque tudo no pote. Caso isso não aconteça ou aconteça em partes, entramos na segunda parte:

Demonstração de fraqueza por parte de nosso adversário quando estamos fora de posição: Existe duas linhas aqui: O vilão demonstra fraqueza no flop ou o vilão demonstra fraqueza após aplicar uma Cbet no flop. Em ambos os casos, tu apostará ou no Turn ou River.  No flop ele faz uma Cbet e nós pagamos, damos check no turn e ele dá check no turn, somos obrigados a fazer uma aposta de valor no river, meio pote, 40% do pote, 66% ou mais. Prefira ficar entre 40% do pote a 66% do pote contra jogadores sem anotação ou cor. Contra jogadores que você conhece a aposta será proporcional ao estilo de jogador. Apostando mais contra o pagador e apostando menos ou fazendo apostas normais contra o restantes dos jogadores.

Quando o vilão é o agressor mas dá check no flop: Iremos apostas no Turn e no river. Se ele não é um bom jogador poderia estar tentando roubar o pote e não queria ação, raramente será uma Trap, isso quer dizer que se você fizer duas apostas seguidas (com uma mão legitima ou não) tenderá a levar o pote na maioria das vezes.

b)                     Quando você decide pagar uma 3bet.

Jogar contra 3bets é uma situação muito complicada. Nossa Trap tenderá a ser baseada em nosso adversário ao invés de nossa mão. Por via de regras ao fazer uma trap pagando uma 3bet, as melhores mãos para isso são QQ+ / AK. Toda vez que pagar uma 3bet, seus adversários raramente te colocaram em mãos tão fortes quanto QQ+ / AK. Toda vez que pagar com essas mãos estará enganando seu adversários e conquistando uma fichas extras, que em muitos casos não acontecem quando aplicamos 4bet.

Contra jogadores NITs o melhor é pagar com QQ+/ AK, e se preferir foldar mãos como 99-JJ / AQ. O motivo é que o range de mãos de um jogador Nit para a 3bet é muito pequeno e em consequência é muito ruim de jogar quando temos 99-JJ / AQ. Mas se desejar jogar essas mãos, jogadores NITs tendem a jogar o acerta continua o erra dão check, ou quando possuem uma mão como JJ e o flop traz Axx, eles tendem a pagar uma vez, mas largam para uma segunda ou terceira aposta.

Contra jogadores Agressivos a coisa muda um pouco, sabemos que a 3bet desses jogadores tendem a ser maior que a de jogadores comuns, isso implica que a Trap contra esses jogadores é JJ+ / AK, e podemos também jogar com o call com 99+ / AJ+. Perceba que o range é bem diferente e maior neste aspecto do que contra o jogador NIT ou Seguro.

Jogadores sem anotação ou jogadores comuns, esse tipo de jogador é melhor seguir uma estratégia padrão até ter melhores informações, mas a Trap será de JJ+ / AK. Conforme o tempo passa mais informação teremos e em consequência poderemos tirar mais grana deles.
Falamos um pouco sobre Trap, agora vamos falar como é difícil jogar Fora de posição:

Jogar fora de posição é uma tristeza, ainda mais contra jogadores que sabem usar a posição. Não importa sua mão, mesmo segurando AA a incerteza e a leitura se complicam no river. Sim é verdade, tem algo pior do que um jogadr que fica pagando suas apostas e aumentando no river? Não tem.

Resolvi deixar algumas dicas sobre como jogar fora posição. É imprecindível que como jogador termos em mente a implied odds e a observação de nossos oponentes. Achou que seria fácil, não é?

Vamos lá:

>  Digamos que você abriu com 77 de uma posição média e tomou um 3bet de um jogador no botão. A priemira coisa é obervar  de quanto é a aposta. Digamos que os blinds estejam em 50/100, você apostou 300 e seu adversário voltou 650, é de vital importância pra você se for pra jogar por Set Value, que seu adversário tenho um valor mínimo que eu considero em meu jogo ser de 12x aquilo que ele apostou, em outras palavras, se o adversário não possuir 7800 fichas eu não jogaria essa mão por Set value, Em outras palavras largaria ou aplicaria uma 4bet, mas  uma 4bet com 77 faz sentido dependendo muito de quem é meu adversário. Porque eu aplicaria uma 4bet em um jogador NIT por exemplo? É arriscar muito com uma mão fraca. Logo a melhor opção é largar a mão.

Isso vai acontecer muito quando estiver mixando seu jogo. Muitos pensam que pagar uma 3bet é uma cois boa. Eu não gosto de pagar 3bet. quando pago tem alguns fatores que considero como se eu tenho a melhor leitura, se tenho alguma vantagem sobre meu adversário, se sei que posso tirar o pote de meu adversário. E isso é importante principalmente ao jogar fora de posição.

Em meu jogo é um erro pagar uma 3bet estando fora de posição com mãos que considero do tipo 1 como AQ-Ax, 22-99, Sc, ou mãos domminadas como KQ-KT, QJ-Q9, e também temos mãos do tipo de 2 que considero TT-QQ/AK, as mãos de tipo 3 KK+ nem preciso dizer que é pra ir pra cima de seus adversários.

Antes de explicar como jogo cada tipo de mãos quando tomo uma 3bet fora de posição, tem algumas observações que devem ser feitas entre dar uma 4bet, pagar ou largar:

> Fichas de seus adversários
> Estilo de seu adversário
> quantas fichas temos
> Sua habildiade comparada com a habilidade de seu adversário
> Leque de mãos de seu adversário para aplicar 3bet

É de vital ter alguma vantagem para jogar em uma posição desconfortável, como estar fora de posição

Como venho dizendo em meus posts anteriores é a importância de saber como seu adversário jogo e as ficahs que ele possui. Isso é muito importante saber. Depois farei um post sobre Stacks Sizes para vocês terem uma ideia melhor

Mãos do tipo1 que considero ruins para pagar um 3bet como AQ-Ax, 22-99, mãos dominadas como KQ-KT, QJ-Q9

Primeiramente pagar fora de posição é uma roubada. Você irá errar o flop 66% das vezes, e na maioria dos casos irá largar para uma Cbet se pagar pré-flop. Se não ter um plano como check-raise, ou check-call flop iniciativa no turn, é melhor nem entrar na mão. Se não for pra vencer a mão largue pré-flop. E com mãos do tipo 1 é melhor largar do que dar uma 4bet. É claro existe alguns jogadores que largam para uma 4bet, não se esqueça que estamos falando de micro limites, tem jogadore que pagam com mãos que você nem imaginaria estar no leque de mãos de seu adversário.

De outro lado applicar uma 4bet contra jogadores NIts, TAG, e seguros ruins com mãos como AJ, AQ, 77-99, pode ser um grande erro, pois esses jogadores raramente aplicam 3bet sem um range AJ-AK/TT+, logo aplicar 4bet ou apenas pagar com AJ ou AQ se torna ruim. 

Mas nem tudo está perdido contra esses jogadores, por isso é importante ter um plano e saber contra quem está jogando. Esses jogadores tem uma tendência interessante, raramente aplicam um segunda aposta no turn sem ter uma mão pra isso. Caso eles errem ou ficam com medo de alguma coisa dão check, em outras palavras estão liberando o pote para você tentar levá-lo. O plano que você deve ter no caso de jogar fora de posição contra esses jogadores está diretamente relacionado com o turn e o river. Se eles não apostarem no turn existe uma grande possibilidade de você apsotar 60% do pote no river e levar a mão. Ou também pode tomar a iniciativa no turn. 

Outra coisa muito importante é saber o leque de mãos de seuu adversário. Sabendo disso, dá pra saber se uma 4bet com AJ é bom ou uma péssima ideia. Tem jogadores que tem um range muito fechado JJ+/AQ outros liberam um pouco como 99+/AJs, outros escancaram a porta jogando um leque de mãos gigantesco como 77+/ATs - KQs, Sc, fique de olho.

Mãos do tipo 2 - TT-QQ/AK

Essas mãos são interessantes de jogar fora de posição. Essas mãos são intrigantes, mas de cara deixo te falar que como jogador que quer melhorar seu jogo, não vai ficar querendo se meter em allins em situações onde não é necessário. Não é só porque tem uma mão forte que deve ir allin com ela. Existem situações para ir allin como por exemplo, pagar um allin custa apenas 1/3 de nossa stack ou somos pequenos de mais para largar essas mãos. Existem situações. Cada situação vai determinar sua decisão. 

Novamente saber que tipo de adversário enfrenta é de vital importância. Contra jogadores agressivos posso arriscar tranquilamente aplicar uma 4bet com essas mãos. O motivo é que em micro limites jogadores agressivos tem um leque de mãos grande, o que torna uma 4bet com essas lucrativo. Agora contra jogadores NIts e seguros ruins é outra história. Na melhor das iideias estarei em um flip com essas mãos, isso se eu já não estiver dominado. Cenários e situações totalmente diferentes.

Mãos do tipo 3 - KK-AA

Resumindo 4bet e chão. Não preciso ser direto pra você. Basta ir pto pano. Cuidado ao jogar contra 4bet de seus adversários em Micro limites, ainda mais se forem NIts, a 4bet desses caras é algo sinistro tipo QQ+ e talvez AK, talvez. 






  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Lição 06 - Manutenção da Stack Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli