Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Lição 9 - Fase Final


Primeiramente quero lhe parabenizar por chegar até aqui. Eu sei que não foi fácil e sei o quanto teve que batalhar para chegar no nível ao qual se encontra no momento.

Hoje irei falar sobre a Fase Final e como melhorar seu jogo nesta fase.

Quando a fase final tem inicio?

Bem, diferentemente da Fase intermediária, a fase final de um MTT ou STG não possuí um nível de Blind que irá te dizer que agora é a fase final.

STG de 9 Pessoas

Em um STG de uma mesa, podemos dizer que a fase final é a partir da Bolha. Antes da bolha é fase intermediária. Neste caso, podemos afirmar que a fase final,inicia-se faltando 4 ou 5 jogadores.

STG 18 Pessoas pode-se dizer que a fase final inicia-se na mesa final. STG de 27 pessoas a fase final pode iniciar na Mesa Final ou faltando alguns jogadores para formar a mesa final. STG de 45 e 90 jogadores, a fase final inicia-se quando na Semi Mesa final. Com 180 jogadores acredito que a fase final inicia-se com 35 jogadores ou menos. Com 1000 jogadores a fase final inicia-se aproximadamente quando faltam 200 jogadores. Com 3000 jogadores a fase final inicia-se aí aproximadamente quando faltam 500 jogadores. E assim por diante.

De fato saber quando inicia-se não é tão importante. Importante é saber como jogar a Fase Final. Porém, devemos jogar de forma similar na fase final em relação a fase intermediária em MTT.   Jogar a Fase final de um STG de 90 pessoas é bem diferente de jogar a fase final de um MTT com mais de 5000 pessoas. É importante saber essa diferença, pois essa diferença é que vai melhorar seu jogo.

A Fase final é o lugar onde os bons jogadores aparecem e os jogadores ruins ou iniciantes, começam a desaparecer .

Seguindo a estratégia proposta sobre o inicio de Torneio e Fase intermediária, agora temos uma melhor ideia de quem são nossos adversários nas mesas. Na fase final isso é muito importante. Muitos jogadores quando entram no dinheiro ou estão próximos ao dinheiro possuem medo de arriscar. Esse medo de arriscar é um excelente aliado para nossa estratégia. O medo de arriscar por parte deles, entrega fichas para quem não tem medo de arriscar.

O risco que estou dizendo, é um risco calculado, dentro do equilíbrio. É isso que quero passar pra vocês.

O STG de 9 pessoas ou menos, tende a ser fácil perceber quem são seus adversários. Isso é muito bom. Contra jogadores agressivos tenderemos a aplicar com maior frequência o re-steal, 3bet e também poderemos jogar de forma passiva com mãos fortes contra eles, já que eles apostam com frequência contra nós, não é de todo ruim jogar de forma mais passiva com mãos fortes em muitos casos. Porém, estes jogadores são péssimos para tentarmos roubarm os blinds, porém os jogadores mais seguros, como os Rochas, Os NITs, os Passivos, estes nos permite roubar seus blinds com maior frequência. Estes jogadores tendem a não defenderem tanto os blinds, o que é ótimo para quem precisa utilizar a manutenção da Stack, porém o re-steal não funciona tão bem contra eles já que eles possuem um range de open raise pequeno. Por outro lado se formos jogar contra eles é melhor jogar apenas pagando, pois quando eles possuem uma mão forte tendem a aplicarem 2 apostas seguidas, porém quando não possuem uma mão tão forte assim tendem a darem check no turn. Esse tipo de informação é importante pois pode nos auxiliar a ganhar potes com uma aposta forte no turn.

Sabendo disso, temos uma estratégia para roubar os blinds e uma estratégia para tentar ganhar o pote no pós flop.

Já os jogadores regulares devemos mesclar nosso jogo contra eles, algumas vezes pagando e tentando levar o pote no pós flop e muitas vezes sendo mais agressivo no pré-flop aplicando mais 3bet e re-steal. Esse equilíbrio contra jogadores regulares é muito importante.

Bem, muitas vezes não iremos jogar contra os mesmo jogador porém em 10 mãos jogadas ou até menos é possível ter uma ideia da imagem que este jogador está passando. Se ele ficar parado praticamente jogando uma ou duas mãos essa é uma tendência mais segura, se o mesmo jogador jogar várias mãos em um pequeno espaço de tempo, como teve 15 mãos e jogou 5, das duas uma ou este jogador é um jogador com um range bem mais aberto podendo ser agressivo ou passivo ruim e ainda em alguns casos  o bralho está quente.

Observação é importante, só que mais importante do que observação é ter a teoria bem definida. Não adianta observar os jogadores mas continuar com um jogo ruim. Melhore seu jogo e depois se preocupe em observar os jogadores. De fato, é algo natural. Ao se preocupar com a parte teoria, automaticamente uma hora ou outra terá que estudar sobre os adversários e assim perceberá que o que mais importa no poker é a imagem.

Sabendo quem é quem na mesa, mesclamos nossa estratégia para tirarmos o melhor proveito. 

'Quanto mais próximos do dinheiro, maior pressão existirá sobre os jogadores.'

Como regra geral, quando faltam 5 jogadores ou 4 jogadores, está é o momento dos jogadores com muitas fichas, conhecidos como CL (Líderes em fichas) e também os SS (jogadores com poucas fichas) começarem a agredir mais e mais.

Para os SS não existe muita escolha. Pense comigo, se você é um dos últimos jogadores se você ficar parado sem se mexer, bem, não precisa ser um gênio para descobrir que irá terminar como um dos últimos jogadores. Se você não estiver disposto a arriscar tenderá a ficar nas últimas posições com frequência.

Os bons jogadores sabem disso, como consequência tendem a colocar maior pressão neste momento. Jogar de forma passiva quando somos o SS não é um beneficio e nem mesmo ficar apenas esperando uma mão forte. Temos que arriscar de forma equilibrada, aproveitando principalmente dos CL e dos jogadores mais seguros ou agressivos, principalmente colocando um pouco de pressão sobre os jogadores com uma stack média.

Se cair do STG, faz parte, já que se ninguém desse raise e somente os blinds continuassem a passar, de fato cairíamos entre os últimos de qualquer forma. Então o que você perde arriscando  om uma stack pequena para chegar entre os primeiros lugares? Honestamente, praticamente nada. Se existem outros jogadores SS na mesa na mesma situação que você a história muda um pouco, porém não muda o fato de que somos um SS. Podemos agora nos concentrar em como aproveitar as melhores oportunidades para entrar no dinheiro. Nossas decisões devem ser baseadas no dinheiro que podemos ganhar. Ex, se em uma mesa final faltando 1 jogador para o dinheiro e 4 jogadores estão de allin e temos AK, bem não preciso lhe dizer que está mão é fold. AK não é tão forte contra vários jogadores e como é possível que ao menos  caia, garantimos uma grana. 

Como eu disse antes, existe enorme diferença ao possuir 7BB, 10 BB, 12BB, 15 BB e 25BB.
Quando possuímos 25 BB ou 15 BB, ficamos mais tranquilo, já que não é o fim do caminho. Porém se ficarmos parados iremos perder fichas e em breve nos encontraremos com poucos Big Blinds. Com 12 BB e 10 BB a história muda, e com 7 BB começa a bater o desespero.

Com 7 BB a melhor jogada de fato é o allin ou o re-steal allin. Com 10 BB ainda é possível abrir 2,2x o Big Blind e largar, porém ficará com praticamente 7BBs. Aconselho a fazer isso quando os blinds são jogadores mais seguros e com isso passará o roubo com maior facilidade e preferir ir de allin contra  jogadores mais agressivos e regulares. Lembrando da velha história, de que jogadores mais agressivos ou passivos com um range grande tendem a pagar com maior frequência, porém evitam pagar quando alguém está de allin ou aplica uma 3bet.

Seu adversário favorito será os jogadores CL. Isso porque jogadores CL estão mais disposto a colocar fichas no meio do pote com mãos piores do que as quais vamos de allin. Lembrando que jogadores Seguros, Passivos ou Rochas quando são os CL, tendem a continuar a jogar da mesma forma, ou seja, de forma segura, passiva ou continuam a serem rochas.

Já os jogadores regulares quando são o CL tendem a darem mais trabalho, porém evitam ficar entrando em FLips com mãos piores do que aqueles das quais que o jogador aplicou o Allin.

Por outro lado os jogadores agressivos ou que possuem um range grande e são os CL, estes tendem a pagar os Allins com mãos inferiores em relação as mãos dos SS para Push. Este tipo de CL será seu preferido quando for SS. Eles são os jogadores dos quais te ajudará a dobrar quando for SS. Para eles perder 1/3, ¼, 1/10 de sua stack é pouca coisa, já que eles continuam com muitas fichas, por outro lado para nós que precisamos de fichas dobrar as fichas que temos traz enorme alivio e maiores chances de disputar melhores posições de premiação.

Como estamos bem próximos a Bolha (faltando 5 jogadores) ou estamos na Bolha para ver qual jogador ficará de fora da premiação, ter isso em mente é muito importante. Existe também uma terceira forma de conseguir algumas fichas extras. Os jogadores com uma stack entre 25BB e 40 BB, são os jogadores que possuem mais a perder. Esses jogadores se forem regulares sabem disso e não devem ficar se metendo contra o CL ou contra os SS. Se jogar contra o CL com frequência estará em uma situação complicada pois o CL pode colocar muita pressão no SM (Stack médias) e se perderem 10 BB, 15 BB contra os jogadores SS, os SM (stack médias) se tornam os SS.

Para os jogadores com uma stack média não é uma boa ficar disputando potes contra o CL e contra o SS. Isso faz com que estes jogadores que sabem a importância da stack, jogarem de forma mais segura, então se você for o CL ou o SS poderá conseguir algumas fichas extras destes jogadores roubando os blinds deles.

Se acontecer de você ser aquele jogador com muitas fichas na mesa, você não vai querer disputar muitas mãos contra os jogadores com uma stack média. Esses jogadores com uma stack média podem ferir e muito os jogadores com muitas fichas. Como regra geral evitará quando esses jogadores aplicarem a 3bet e se possuir mãos premiuns como AA, KK, QQ , AK, AQ, preferirá apenas pagar a 3bet ao invés de aplicar uma 4bet. Isso porque se aplicar uma 4bet, existe a possibilidade desses jogadores largarem JJ, TT e AQ, e você não quer isso. Além do mais, apenas pagando a 3bet com mãos fortes receberá uma Cbet e conquistará uma aposta extra.

Evite fazer potes grandes contra outros jogadores com muitas fichas, mesmo que possua mãos fortes como QQ, KK, AK. Agora não é hora de colocar o torneio a perder.

Vamos supor que você tenha QQ e esteja em segundo lugar faltando 18 jogadores. Você tem 60 BBs, abriu de UTG e recebeu uma 3bet allin de um jogador com 35BBs. De fato, está enfrentando muitas mãos como AK, JJ, TT, QQ, KK e é possível que ele faça isso com AA. Isso quer dizer que poderá estar em um Flip, poderá estar vencendo a mão ou poderá estar perdendo. Estará em um Flip 55% das vezes, estará perdendo 12% das vezes e estará na frente 33% das vezes.

Os números não são interessantes. Então para fazer a melhor jogada ao invés de pensar nas porcentagens, pense em relação ao dinheiro. Como és um dos jogadores com maior quantidade de fichas, existe uma boa chance de terminar entre os primeiros cinco colocados. Mesmo que tenha QQ, perder aqui resultaria em receber cerca de 80% a menos que cair em quinto lugar. Se ganhar coletará mais fichas terá maiores chances de conquistar uma das três primeiras colocações.

Fazendo as contas, a diferença entre terceiro lugar e quinto lugar não é tão grande assim, algo próximo a 15%. Sem contar que um quinto lugar, soa muito melhor que 12º lugar ou 7º lugar.

Mas talvez você não esteja satisfeito para largar QQ. Então deixe-me tentar dar alguns exemplos de como o longo prazo ficaria. Vamos supor que jogou essa mão de duas formas: Pagando e largando.

Vamos supor para o bem de nosso exemplo, que passamos por essa mesma situação 100 vezes. Temos QQ, estamos com 60BB e estamos enfrentando um allin de 35BBs.
Para o bem do exemplo vamos supor que se largamos QQ sempre cairemos em quinto lugar. Vamos supor que se ganharmos ao pagarmos iremos sempre cair em terceiro lugar e se perdemos cairemos sempre em 12º Lugar.

O terceiro lugar vamos supor que vale 15 mil reais e o quinto lugar vamos supor que vale 10 mil reais.

Quanto largamos QQ nas 100 vezes que jogamos e caímos em quinto lugar, temos um lucro no longo de prazo de 1 100 000 milhões de reais.

Na opinião pagamos temos que separar por partes para compreendermos melhor. Das 100 vezes que pagamos 55% estaremos em um flip, dos quais vamos supor que ganhamos a metade. Isso quer dizer que 27,5% das vezes ganhamos e 27,5% das vezes perdemos e caímos em 12 Lugar.

Isso quer dizer que se pagarmos cairemos em 12º lugar 39,5% das vezes e venceremos 60,5% das vezes. Então fazendo uma matemática rápida, das 100 vezes que pagamos ganhamos 60 vezes e perdemos 40 vezes.

Isso quer dizer que ganhamos 900 000 mil reais das 60 vezes que ganhamos e ganhamos 36000 mil por cair em 12º lugar. Agora fazendo as contas a longo prazo em nosso exemplo, temos que pagar nos faz perder 164 000 mil reais.

É claro que a curto prazo, no momento que estamos jogando, não levamos essas questões tão a sério, principalmente se somos iniciantes, mas 164 000 mil reais de diferença por não ter dado um fold é muita coisa.

Quando um bom jogador faz um fold difícil baseando-se em sua stack e na quantidade de dinheiro que pode ganhar, eles também levam em consideração o longo prazo e como suas decisões de agora afetam o longo prazo. Para um iniciante é muito difícil compreender isso rapidamente, principalmente ao possuir uma mão premium, porém para um profissional ou bom jogador essa diferença no dinheiro é muito importante.

Este tipo de decisão também influencia na hora de fazer um blefe na fase final, influência em um call ou fold. Mesmo que eles não tenham em mente a todo momento porém eles sabem que o longo prazo é importante e que qualquer decisão que tomem hoje, afetará os ganhos no longo prazo. 

Voltando ao assunto quando você for o CL você deve ser agressivo, porém de forma equilibrada.

Estava vendo um jogador certa vez sendo o líder do The Big de 11 do pokerstar. Ele tinha cerca de 20 milhões de fichas e o segundo lugar tinha 12 milhões e o SS tinha 5 Milhões. Faltavam duas mesas para a mesa final, e então o CL de 20 milhões de fichas começou a ser agressivo, a punir muito a mesa. Porém, diferentemente de muitos bons jogadores, este jogador cometeu um grave erro. Ele não seguiu a regra que diz:

 'Devemos mudar de estratégia quando nossa estratégia deixa de ter efeito.'

Isso em poker quer dizer que, se meus adversários se adaptaram ao meus estilo agressivo, quer dizer que eles terão vantagem sobre mim e como consequência perderei fichas. Por outro lado se meus adversários não se adaptam ao meu estilo de jogo, então terei vantagem e devo continuar a utilizar a estratégia que estava utilizando.

Nosso amigo rejeitou essa regra,  e como consequência de não perceber que seus adversários tinham se adaptado a seu jogo agressivo, ele continua a agredir e ia perdendo 2 milhões de fichas aqui, entrou em Flip com AK e perdeu para um par perdendo mais alguns milhões de fichas. Largou para muitas 4bet e 3bet e diversos allins, o que o fez perder mais alguns milhões de fichas. Resultado final, chegou na mesa final com 5 milhões de fichas, sendo o SS e para piorar a situação caiu em 9º lugar.

Existem duas estratégias adequadas para o CL. Neste momento na Semi FT ou na Bolha em um STG de uma única mesa, podemos ser agressivos colocando maior pressão na mesa (Dominando a mesa) ou podemos sentar em nossa cadeira e fazer um jogo ABC (jogando de forma mais segura, se aproveitando dos jogadores que não querem muita ação, pegando alguns blinds aqui e ali sem utilizar um range amplo para isso).

Jogando de Forma mais segura como CL, poderá evitar Flips com QQ ou AK, ou se preferir poderá ficar sem se envolver muito esperando a mesa final chegar. Como é o CL essa opção é viável, já que está praticamente garantido entre as melhores premiações. O lado negativo é que tenderá a perder um pouco de suas fichas por causa da passagem dos blinds, mas como disse antes isso pode ser consertado roubando alguns blinds aqui e outros ali, sem parecer que está dominando a mesa. Isso lhe permitirá se manter com a stack atual e poderá disputar as 5 melhores posições. Em um STG de 1 mesa, terá maiores chances de conquistar o primeiro lugar.

Na segunda opção a ideia é colocar mais pressão sobre a mesa, tentando domina-la. Desta forma aumentando ainda mais a liderança. Diferentemente da posição acima mencionada, a intenção é aumentar a diferença em fichas e assim, ao invés de garantir ficar entre os 6 primeiros colocados, estará garantindo uma vaga para disputar os três melhores lugares, isso se não acontecer muitas Bad beats. Em um STG de uma mesa é aumentar a liderança aumentando as chances de cravar o STG.

Para muitos jogadores é complicado compreender este ponto e por causa disso perdem ótimas oportunidades de conquistarem seus objetivos. Muitos não gostam de abrir com 72, 64, 22, Q2 entre diversas outras mãos ruins, porém bons jogadores sabem quando utilizarem a agressão com qualquer mão e ao ser um dos líderes este pode ser um momento para isso. Porém, se não seguir a regra mencionada anteriormente, irá tender a falhar ao invés de conquistar seu objetivo.

STG de 45 pessoas

Bem, a principal diferença é que a fase final começa a partir da semi mesa final. A Mesa final nesses STG geralmente começa com os jogadores com no mínimo 4000 mil fichas, então seu objetivo é conquistar essas 4 mil fichas.

Na Semi mesa final este é um ótimo momento para aplicar a Manutenção da Stack (Estratégia que explicamos na fase intermediária). De fato, este é o melhor momento. Muitos jogadores agora se tornaram jogadores seguros, e isso é por causa de estarem perto da mesa final e do dinheiro. Então você deve tentar conquistar alguns blinds aqui e ali. Não precisa exagerar na tentativa de dominar a mesa, basta fazer o suficiente para manter sua stack até conseguir  uma oportunidade de dobrar e adquirir as fichas que precisa para chegar na mesa final. Porém, é muito importante compreender que existe diferença entre ter 18 jogadores e ter 14 jogadores.

Primeiramente que com 18 jogadores, não existe tanta pressão como quando existem 14 jogadores ou 11 jogadores. Com 14 jogadores restantes a pressão é maior então muitos jogadores acabam ficando mais seguros. Em outras palavras, temos mais blinds para tentar conquistar quando existe menos jogadores.

Lembrando que se você não tentar levar os Blinds, irá perder alguns blinds aos poucos e chegará de forma não esperada na mesa final. Porém ao utilizar a manutenção da stack, aumenta suas chances de chegar com boas chances na mesa final e disputar as melhores premiações.

Se possuir em torno de 8 BB  não terá muitas escolhas ao fazer um Open raise, porém com 10 BB e 12 BB ainda é possível fazer um open raise fold. Está regra é valida para MTT e STG regulares, em Torneios turbos a história muda.

Em STG de 45 jogadores mesmo que consigamos entrar na mesa final, perceberemos que a pressão não terminou mesmo que tenha sido amenizada por terem chegado na mesa final. Com 9 jogadores a premiação começa com o 7º lugar, em outras palavras ao atingir a mesa final entramos diretamente sobre a pressão da bolha. A pressão continua desde a Semi mesa final.

Aqui é aquela velha estratégia de olhar sua posição, se for o sétimo lugar, oitavo lugar ou nono lugar, sinto muito, mas você não tem muito o que fazer. Deve arriscar um pouco mais como falamos, porém se for o CL, deve colocar pressão principalmente nas stacks médias ou se preferir perder alguns BBs sem fazer nada. Ficando esperando as pessoas caírem para começar a agir.

Se for o quinto lugar, quarto lugar e terceiro lugar, não vai querer ficar se envolvendo muito, já quer perder fichas implica em não conquistar o prêmio que deseja. Por causa disso tenderá a jogar de forma mais segura na mesa final.

Aqui não falarei muito sobre a Mesa final, já que a mesma é para outro tópico. Resumindo está é a estratégia que deve utilizar na Mesa final.

STG de 90 Pessoas

Este é um STG um pouco diferente em relação ao de 45 pessoas. A fase final em minha opinião começa na Semi mesa final, quando temos 18 jogadores. Porém, a premiação começa a partir do 13º lugar. Isso quer dizer que podemos começar a colocar pressão sobre os outros jogadores e tentar conquistar algumas fichas extras. Quando a mesa chega a ter 15 jogadores a pressão é ainda maior sobre os jogadores e deve aproveitar as fichas que os jogadores sobre pressão estão oferecendo.

Sobre a mesa final, falarei em outro texto.

STG de 180 jogadores

A fase final começa com 35 jogadores restantes e aqui é um pouco diferente pois quando quebrar uma mesa, também terá estourado a bolha e todos estarão no dinheiro restando 27 jogadores. Porém a real pressão começa quando restam 32 jogadores e deve aproveitar esses momentos.

MTT

Sobre MTTs falarei no próximo texto, assim como falarei um pouco mais sobre como jogar qualquer STG ou MTT na fase final, principalmente com o total de inscrições maior que 180 jogadores.

Obrigado por ler e boa sorte nas mesas.



  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Lição 9 - Fase Final Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli