Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sexta-feira, 8 de maio de 2015

10 Erros fatais que impedem sua evolução no poker

Na Lista de hoje vamos falar sobre 10 Erros fatais que impedem sua evolução no poker. Confira:

1. Jogar da Mesma forma contra jogadores diferentes


Muitos jogadores, principalmente iniciantes aprendem o ABC do poker. Tudo bem, até agora nenhuma novidade. O problema se encontra quando o jogador joga da mesma forma contra jogadores diferentes. Joga da mesma forma contra um jogador seguro, contra um NIT, contra os passivos, contra os agressivos e contra os jogadores ruins. Uma das regras fundamentais do poker é sempre estar fazendo algo para tirar vantagem de seu adversário. O que inevitavelmente nos leva a jogar baseado em quem é nosso adversário e o que ele sabe sobre nós. 

Se jogar da mesma forma te trará lucro, então não tem porque mudar, porém se jogar da mesma forma está te impedindo de lucrar, então precisa fazer algo pra melhorar seu jogo.

Jogar da mesma forma contra diferentes jogadores não trará tanto lucro a longo prazo. Existem jogadores que adoram blefar, existem os que adoram pagar, existem aqueles que procuram com frequência um motivo para largar. Se utilizar a imagem de seus oponentes contra eles mesmos, terá vantagem.

Jogando da mesma forma contra diferentes jogadores, perde excelentes oportunidades de roubar os blinds, oportunidade de aplicar o re-steal, de aplicar o Float, de permitir que seu adversário blefe, de demonstrar fraqueza quando está forte e de mostrar força quando está fraco.

Se quer vencer no poker, mescle seu jogo.

2. Jogar da mesma forma contra o mesmo jogador

Muitos jogadores não sabem o porque seu ‘A’ Game raramente vai pra frente. Iniciam, conseguem uma boa grana, porém raramente conseguem avançar. Em muitos casos um dos erros que impede do jogador compreender que está falhando é jogar da mesma forma contra o mesmo jogador.

Sabemos que o poker é um jogo de informação e de adaptação. Se um jogador tem melhores informações e se adaptar melhor, naturalmente terá vantagens contra seus adversários. Assim será o favorito a ir longe.  Para não ser explorado desta forma, deve mesclar a forma que joga contra um mesmo jogador em situações parecidas. Desta forma descobrirá se eles gostam de blefar ou não, aplicar o float ou não, e assim por diante.

Uma vez que descobre as tendências de seus adversários, estará apto a vence-los e assim se tornará o favorito.

3.  Não fazer anotação em seus adversários

Muitos jogadores sentam na mesa e simplesmente jogam suas cartas e as situações, porém ignoram um dos princípios essenciais do poker que é a imagem que seus adversários representam ou utilizam. Se coloca a cor amarela para jogadores seguros, então naturalmente tenderá a roubar os blinds com maior frequência, a ter vantagem quando aplicar o Float, em saber quando ele está forte e quando está fraco, entre outras. Tendo essa informação poderá jogar da melhor forma contra eles. Desta forma ganhará blinds extras aplicando o steal com qualquer carta e de qualquer posição , desde que esses jogadores estejam nos blinds.

Uma vez que fez  anotação através da cor, isto implica na imagem que o jogador está utilizando. Se tiver algum tracker é melhor ainda e terá vantagens.

Fazendo anotações em seus adversários será capaz de entender em que nível eles se encontram, qual a imagem deles e como tirar vantagem. Se não fizer essas anotações, perderá oportunidades de Cbet, Float, Steal, Re-steal, RAise no turn ou river, raise no FLop, check-raise, check-call e assim por diante.

Cada uma dessas ferramentas podem funcionar e normalmente funcionam melhor contra certos jogadores do que com outros. Sabendo a imagem de seus oponentes, poderá ter alguma vantagem.

4.    Ignorar a passividade ou agressividade da mesa



Muitos jogadores sentam e jogam seu jogo e ignoram informações importantes em relação a como a mesa está se comportando. Mesa passiva com pouca 3bet, que poucas vezes veem o flop, é um ótima mesa para roubar blinds, ser mais agressivo, aplicar 3bet light, abrir com praticamente qualquer carta.

Se a mesa está agressiva, jogar em posição, aplicar a 3bet light, aplicar o float, o re-steal, a 4bet light, é uma ótima forma de conseguir alguma vantagem.

Alexandre Gomes campeão do WPT, jogou de forma esplendida, mesclando seu jogo, utilizando sua imagem e principalmente utilizando a imagem da mesa para obter alguma vantagem mesmo que a curto prazo contra bons jogadores.

Se compreender o momento da premiação e compreender a pressão que recai sobre seus adversários, assim como saber a imagem da mesa (Passiva/agressiva), conquistará algumas fichas extras e poderá assim manter uma stack saudável para disputar as maiores premiações.

Compreender a mesa é muito importante, desta forma quem sabe conquiste alguma vantagem.

5.    Não punir fraquezas corretamente

Um profissional raramente perde uma oportunidade para punir alguma fraqueza. Punir fraquezas é uma excelente forma de conquistar algumas fichas extras. Se for em Cash, punir fraqueza sem duvidas é algo lucrativo.

Se seu adversário comete um erro, então está é a chance de conquistar algumas fichas extras.  Porém se não for capaz de enxergar quando seu adversário comete erros, então precisa melhorar seu jogo.

6.    Não rever seus jogos

Um dos pontos mais importantes no poker é o pós-game, ou seja, aquele momento ao qual vai parar para avaliar seu jogo e compreender o porque fez certa jogada ou se poderia ter feito algo diferente.

Rever as mãos lhe permite reavaliar seu jogo, seus erros. Te ajuda a compreender aonde falhou e o que poderia ter feito de diferente.

Alguns jogadores como eu, possuí um histórico de jogos e erros guardados no Bloco de Notas. Isto nos permite comparar nosso jogo atual, com erros e jogos de 2, 3 anos atrás e até mais. Desta forma temos uma ideia melhor o quanto evoluímos com o passar do tempo.

Jogadores que não guardar seus erros e acertos, tendem a demorarem muito mais para desenvolverem seu jogo e se tornarem jogadores perigosos.

Esse tipo de trabalho é o mais complicado e difícil, pois requer paciência, diversas análises e principalmente nos obriga a ter a mente aberta para as possibilidades.

7.  Estudar pouco ou quase nada

Fato é que, profissionais do poker sabe a importância de estarem sempre adquirindo conhecimento. Lhe garanto que profissionais estudam seu jogo, estudam seus adversários, para conquistar alguma vantagem.

Um profissional gasta tempo revendo suas mãos, observando aonde está sua fraqueza e como pode reorganizar seu jogo para que essas fraquezas diminuam ou desapareçam. O estudo, as análises, permitem os profissionais a continuarem no topo. Porém, quando falamos de iniciantes, são poucos que possuem os pés no chão. Poucos jogadores perdem tempo estudando, lendo, vendo vídeos, questionando, discutindo, criticando ou sendo julgados.

No poker, estudar um mês faz enorme diferença, mas comparado ao profissional que estudou por 2, 3 anos ou mais e que continua estudando. Um mês comparado a anos e anos de estudo e prática, não é nada. Tire um dia para estudar e um dia para praticar.

8.  Não controlar o que sente (o Tilt)


É normal, principalmente no inicio nos incomodarmos com Bad beats e assim perdermos a calma. Muitos jogadores não perdem somente a calma, principalmente quando perdem $$. Quando não estiver bem, evite subir de limites. Ou seja, se quer jogar assim mesmo, prefira diminuir os limites e abrir mais mesas. Está pode ser uma forma bem interessante de aprender aos poucos a lidar com sua falta de controle.

Além do mais, existe massagens relaxantes, pode malhar, praticar algum esporte, e também pode fazer yoga. O que importa é receber a ajuda necessária para entrar no seu melhor jogo. Profissionais sabem que não jogar seu melhor jogo, afeta em seus resultados, por isso evitam situações que pode ser fatal.

Quanto mais cedo o jogador conseguir se desligar de suas cartas, melhor será. Mesmo profissionais perdem com AA e sim muitos deles não acreditam em sua falta de sorte, porém lembre-se, um profissional sabe o quanto o descontrole pode afetar seu jogo e com a experiência que possuem o descontrole dura pouquíssimo tempo. O que permite que rapidamente eles se recomponham e volte ao jogo.

9.     Leitura de Mãos

Poker é um jogo de informação e adaptação. Leitura de mãos é algo essencial no jogo, porém Leitura não acontece apenas observando as próprias cartas. Leitura de mãos se baseia no range de seu adversário, na posição, na jogada que o mesmo fez, na imagem do adversário, em sua imagem percebida, Metageme, Ler o board, Estilo da mesa, e principalmente situações anteriores.

Cada jogador nos permite jogar de determinada forma. Um jogador passivo joga de forma diferente de um jogador agressivo, e está simples mudança, podem mudar todo o plano da mão em questão.

Para ficar excelente em leitura de mãos deve estudar, questionar, criticar, julgar e ser julgado. Porém acima de tudo, ter a mente aberta. Se aprendeu o ABC pode até conseguir uns trocados, porém raramente se transformará um grande vencedor jogando assim. Se quer melhorar no poker e evitar ser dominado nas mesas, estude Leitura de mãos e principalmente estude seus adversários. Este é um dos erros que os iniciantes cometem com frequência. Se for iniciante, já sabe, comece a estudar e estudar, e quem sabe um dia alcance os profissionais.

10.  Achar que cada mão tem um forma correta de jogar

Em meu tempo de poker, este foi um dos erros fatais que existia em meu jogo. Acreditava que existia uma jogada correta e assim meu jogo ficou preso e parado por muito tempo.

Cada mão que jogamos não deve ser comparada a questões de correto ou errado, mas sim em questões de que se foi a melhor jogada feita, se foi a segunda melhor jogada feita, e assim por diante.

Em uma única mão, pode-se chegar a quantidade absurdas de jogadas feitas, dentre eles, jogadas excelente, jogadas ótimas, jogadas óbvias, jogadas ruins, jogadas péssima, entre outras. É como que em casa situação a forma como jogamos uma determinada mão recebesse uma nota. Porém a mesma jogada que foi excelente contra um determinado jogador, no futuro em uma jogada similar fazer a mesma jogada pode ser uma jogada péssima ou ruim.

Falamos sobre adaptação e erros, e sabemos que muitos jogadores são capazes de corrigir seus erros e se adaptar a seus adversários. Mesmo que tenha feito ou adquirido alguma vantagem em uma determinada situação, alguns jogadores são capazes de se adaptar rapidamente as mudanças e assim da próxima vez em que você fazer a mesma jogada, que uma vez foi excelente, o jogador irá desviar, tornando sua jogada ruim e a dele excelente.

Tudo bem se você tem um estilo de jogo, o que acho ótimo, principalmente se você estiver em minha mesa, porém se você for um jogador que se adapta rapidamente as mudanças, quero você longe de minha mesa. Não quero oponentes que podem me prejudicar ou tirar alguma vantagem de mim.

Bônus: Subir de nível

Subir de nível é algo complicado e difícil, porém possível. O segredo para se adaptar ou tentar se dar bem em níveis superiores é ter em sua banca uma quantidade de dinheiro que está disposto a perder para que consiga adquirir conhecimento, para depois conseguir vencer tanto o limite anterior como o novo limite.

Pense nessa situação como um investimento em um curso. Imagine que irá fazer medicina, me desculpe mas não irá ser um médico sem possuir este conhecimento. Então você estuda por 5 anos, adquire seu diploma  e nunca mais precisa fazer medicina novamente.

No poker é similar. Quer subir de limite, tenha em mente o quanto de dinheiro pode perder para adquirir conhecimento. Após jogar e avaliar e reavaliar seu jogo, descobrirá o porque está sendo batido em limites superiores. Desta forma poderá voltar ao limite anterior ou se adaptar ao novo limite. Desta forma conquistará seu diploma rs!

Boa sorte. Projeto Micro Limites te ajudando a se tornar um vencedor.






  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: 10 Erros fatais que impedem sua evolução no poker Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli