Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Lição 8 - Jogando como Short Stack


Finalmente estamos no Final dos textos sobre a Fase Intermediária. Como vimos, aprendemos bastante coisa para jogar MTT e STG Regulares.

Quando jogamos MTT ou STG com frequência nos encontramos como o jogador com poucas fichas, que é conhecido como Short Stack. Esses jogadores são aqueles considerados com menos de 30BBs. É muito comum ouvirmos que os jogadores SS possuem 25 BBs ou menos. Eu analiso está questão de outra forma bem simples:

- Toda vez que seu adversário fizer um Raise  de 3x a Big Blind e você possuir menos de 10x a aposta inicial, então você é um SS.

Porém está Regra tem uma simples exceção que é baseada que ela é somente válida para apostas de 3BBs ou menos pré-flop. Caso prefira, pode dizer que quando tiver menos de 30BBs somos então o SS (Abreviatura de Short Stack).

Jogar com poucas fichas é muito importante. Na maioria das vezes que estivermos jogando MTT ou STG será muito comum nos encontrarmos com maior frequência com poucas fichas do que com uma stack média ou enorme. Hoje irei te ajudar a melhorar seu jogo como SS. Analisaremos diversas estratégias e pontos importantes como:

Ø Jogando contra os variados estilos de jogadores.
Ø Jogando com os variados tipos de stack para um SS.
Ø Como fazer alguém cair em sua armadilha e como escapar de Armadilhas
Ø Jogando com antes e sem Antes

Jogando contra variados estilos de jogadores

Uma das formas de melhorar seu Range para jogar contra esses jogadores é necessário compreender o Range de seu adversário. É claro que estou oferecendo algo simples, porém se desejar pode procurar o STG wizzard do qual te oferecerá um conhecimento aprofundado sobre a questão. Como está iniciando e eu sei como é ser iniciante e querer jogar, resolvi deixar o mais simples possível, desta forma o iniciante terá o básico sobre a estratégia SS.

A primeira coisa que vamos começar a analisar é a 3bet. Quando temos menos de 30BBs teremos pouco espaço para ficar dando 3bet de 9BBs, 7 BBs. Porém, existe um adendo que merece ser feito.
Um jogador de MP abre para 3BBs, e ele tem mais de 100 BBs para trás. Nós estamos no Botão com 25BBs. Se dermos uma 3bet para 7BBs, ficaremos com 18 BBs em nossa stack. Se o vilão pagar o pote vai para 15,5 BBs. O que nos obriga a ir allin no flop. 

O problema do paragrafo acima pode ser resumido em duas partes:

1.    Quando aplicar a 3bet estará colocando praticamente 30% de suas fichas no meio do pote. Seguimos a estratégia de que se colocarmos mais de 25% de nossas fichas no pote, devemos ir allin.

2.    A aposta do vilão é de 3xBB, se multiplicarmos por 10, veremos que temos menos de 30BBs. Seguindo está estratégia devemos ir allin.

Analisando os pontos acima, podemos compreender que quando temos menos de 30BBs é bem diferente o jogo. Nosso jogo em SS, se torna um jogo de cautela e de aproveitar as oportunidades.

Como Regra geral se tiver menos de 10x a aposta inicial do seu adversário deve escolher entre Apostar tudo ou largar sua mão. Na parte final deste texto falaremos sobre Armadilhas do jogo, como fazê-las e como escapar.

Como Regra geral para aplicar 3bet Allin é necessário em primeiro lugar analisar de qual posição que vem o Open Raise. Quanto mais cedo, com maior frequência a mão do vilão será forte, porém das posições finais tenderá com maior frequência ser mãos que podem largar para sua 3bet allin.

O jogador sabe jogar baseado na Stack size?

Está é uma pergunta muito importante. Existem dois tipos de jogadores em relação a Stack Size: O que sabe o que é e o que não sabe.

Aquele que sabe a importância de uma Stack, tende a saber jogar com qualquer quantidade de fichas e também sabe como seus adversários jogam com uma quantidade pequena de fichas.

Este é um ponto muito importante, pois estes jogadores que sabem o que estão fazendo, não abrem contra os SS sem uma razão para fazer isso. Aqui entra questões importantes como Dinâmica da Mesa, Estilos dos adversários, Imagem e Premiação. Todas essas questões afetam a decisão de jogo de um bom jogador. Não é Atoa que esses jogadores bons se destacam sobre os outros jogadores. Muito trabalho e dedicação fazem parte da rotina daqueles que querem conseguir melhores resultados.

Vamos começar analisar os estilos de jogadores

Jogadores Agressivos

Existem dois tipos de jogadores agressivos: O Bom e o Ruim. O Bom jogador agressivo sabe utilizar a agressividade a seu favor, como consequência se tornam bons jogadores para aplicarmos a 3bet Allin. A razão é que eles tendem a largar com maior frequência do que os outros estilos de jogo.

Os jogadores Agressivos ruins raramente fazem mudanças em seu jogo. Não seguem regras, não seguem uma análise da Stack Size, não se preocupam tanto com os Blinds e muito menos quem são eles. Esses jogadores agressivos ruins são perfeitos para utilizarmos nossa estratégia.

Em teoria, contra esses jogadores podemos aumentar o Range da 3bet. Tanto porque os jogadores agressivos tendem a possuir um enorme Range para aplicar um Open Raise principalmente das posições finais.

Jogadores Agressivos e as Posições iniciais

O range de Jogadores Agressivos de posições iniciais tende a ser mais aberto, podendo ser 88+ / AJs+. Os bons jogadores tendem a abrir com um range muito maior, dependendo das stacks. Muitos jogadores agressivos podem abrir com muitas mãos contendo qualquer par, cartas conectadas e etc. Se eles sabem que os jogadores nos Blinds possuem poucas fichas e o jogador Bom Agressivo está em uma das posições iniciais, ele pode mudar seu jogo de duas formas:

a)   Diminuir seu Range de abertura
b)   Continuar com um Range de mãos largo pois os Blinds mesmo que sejam SS são jogadores Seguros, Passivos ou super seguros.

No primeiro a intenção em diminuir o Range de abertura tem diversos motivos como :

Ø A mesa possuir muitos jogadores SS.
Ø Os Jogadores SS não são jogadores seguros, passivos ou super seguros do qual é mais fácil roubar os Blinds.
Ø Imagem muito agressiva e agora tem a intenção de ficar seguro para mais tarde, em outra oportunidade, voltar a jogar agressivamente.

Os pontos acima, demonstram que se continuarmos a jogar de forma agressiva, não teremos muita vantagem contra nossos adversários. Então para o bem de nosso jogo agressivo, decidimos esperar por um momento melhor para voltar a ser agressivo. Um bom jogador, principalmente agressivo deve saber quando agredir e quando jogar de forma mais segura.

No ponto b) temos uma posição de agressividade diferente, neste caso, continuamos agredindo e os motivos são bons, tais como:

Ø Os jogadores SS e principalmente os jogadores nos Blinds são jogadores Seguros, super seguros e passivos.
Ø Teremos menos ação na mesa, mesmo com vários jogadores SS ainda para falar.
Ø Nossa agressão tenderá a ser respeitada, como consequência devemos agredir, aproveitando do respeito que estão nos dando.

Esses foram alguns dos motivos da importância da dinâmica da mesa e como utilizar a agressão adequadamente.

A diferença entre um bom jogador agressivo de um jogador agressivo ruim, é que o bom jogador agressivo sabe quando ser agressivo e quando não ser agressivo, porém o jogador agressivo ruim, não possuí essa informação, ou se possuí não dá tanto valor assim pra ela.

Caso você queira descobrir se um jogador é bom ou não, analise quando ele é agressivo e quando não é. E assim adapta melhor seu jogo ao estilo desses jogadores.

Em resumo, se souber com que tipo de jogador agressivo está disputando o pote, terá maior vantagem sobre ele. Um jogador ruim que abre das posições iniciais possuem um range largo, o que nos permite aplicar uma 3bet allin com muitas mãos que não faríamos contra outro jogador. Neste caso, sabendo do range de nosso adversário, podemos ir de allin com 99+ / AJs+. Porém, 99, TT, JJ, AJ, AQ, por mais que sejam mãos próximas a mãos premiuns, podem estar em grande dificuldade.

Uma das respostas que encontrei nesta questão é o call. Isso mesmo apenas pagar a aposta inicial. Em muitos casos com 10BBs até 25BBs, podemos simplesmente pagar nossos adversários e tentar jogar o pós-flop com eles. Para aqueles que não sabem ou desejam saber, ir para o pós flop nos permite diminuir a variância. É muito melhor perder 3BBs do que perder 25BBs-10BBs.

A desvantagem é que se ganharmos o pote em um flip dobramos nossas fichas, porém indo para o pós flop, poderemos ganhar 3BBs, ou 3BBs + a Cbet do vilão.

Uma das armadilhas que aprecio fazer contra muitos jogadores é apenas o Call com mãos como 99+ e ATs+. Perceba que posso fazer isso com AK, AA, KK, QQ. A razão é bem simples. Muitas vezes quando aplicar a 3bet allin, nossos adversários raramente se encontram um posição para pagar com diversas mãos. Por exemplo, se meu adversário tem 40 BBs e abriu com 22 do Botão e decido aplicar uma 3bet allin com 25BBs, meu adversário irá largar, já que perder ou estar em um Flip com possibilidades de perder 25BBss ficando com apenas 15BBs não é uma situação ideal.

Como consequência, o vilão tenderá a largar sua mão, e assim coletaremos apenas os Antes, um pouco dos Blinds e o Open raise do vilão. Em outras palavras, o vilão neste caso tenderá a continuar com mãos como AJs+, 99+. Porém, muitos jogadores não gostam de arriscar com AJ, 99, TT e JJ. Eles são mais cautelosos com essas mãos. Porém jogadores não tão cautelosos assim, não se preocupam tanto com isso e acabam entrando em situações das quais perdem muitas fichas sem necessidade.

Porém, bons jogadores percebem que quando os SS apenas pagam em muitos casos significará trap. Como sabem disso, eles utilizam uma forma de se proteger das armadilhas SS, porém em micro limites são poucos jogadores que percebem isso.

Vamos supor o mesmo exemplo. O vilão tem 22, está abrindo do Botão e tem em sua stack 40 BBs. Nós temos AA e sabemos que este jogador é capaz de largar pares como 22-88 e mãos como AJ, AT, A9, qualquer BR como KQ ou JT e qualquer Sc. Sabendo disso, podemos conseguir poucas fichas, já que o vilão largará na maioria das vezes, ou podemos optar por permitir que o vilão seja o agressor pré-flop no pós flop.

A Ideia é coletar uma ou mais apostas no pós flop. Então com 25BBs decidimos apenas pagar. O flop trás K73. Sabemos que o vilão tem 22, este é um excelente Flop para fazer uma Cbet. Por um momento esqueça que o vilã tem em mãos um par de 22. Imagine todo o Range do vilão que contêm qualquer BR, muitos Ax, PP  e Sc, já que ele está abrindo de posição final. Na maioria das vezes o vilão irá errar este flop e se verá como obrigado a apostar. Em outros casos acertará o K, o 7 ou o 3, e decidirá apostar já que tem algum valor e também é o agressor pré-flop. DE qualquer forma, na maioria das vezes, o vilão tentado a fazer uma Cbet.

Damos Check e o vilão aposta metade do pote. Temos duas escolhas:

a)   Ir allin
b)   Apenas pagar

Se formos Allin, o vilão irá largar mãos como 7x, ou qualquer par menor que o K. Porém se apenas pagarmos, permitimos ao vilão apostar novamente. Se o vilão dar check no Turn, sabemos que ele possuí uma mão de valor, quem sabe um 7x, um par menor que o K ou quem sabe até um K fraco como K9 ou KT. Por outro lado, se ele apostar significará o K, um blefe, um Draw ou uma mão muito forte.

Se o vilão dar check no turn, sairemos apostando 30-50% do pote no river, esperando que o vilão nos pague com um 7x. Neste caso, quanto menor a aposta melhor para receber call.

Se o vilão apostar no Turn, iremos seguir nosso plano. Se no turn o pote conter mais fichas que nossa stack ou possuir a mesma quantidade de fichas que nossa stack, devemos aplicar o check-raise allin. O Vilão com está segunda aposta não largará seu K e nem largará seu Draw. Porém, largará todos os Blefes e mãos fracas. Porém, no turn se pagarmos nossa stack ainda tem mais fichas do que as fichas que contêm no pote, podemos pagar esperando a ação do vilão no river.

Existem algumas cartas que podem ser perigosas e não devemos dar oportunidades para nosso adversário de conseguir ver por um preço baixo a carta que virá no river. Bons jogadores sabem que quando o Board fica complicado de jogar, este é um Board bom para representar mãos que não possuem, principalmente ao saberem que possuem ótimas chances de Fold por parte de seus adversários. Principalmente sabem que você pagar com AA em um Board com 4 cartas de espadas quando não tem nenhuma espada é algo complicado de se fazer.

Como vimos, uma boa estratégia mesmo que tenhamos 25 BBs ou menos é apenas pagar e ver o que acontece no Flop. Eu sinceramente gosto de pagar com mãos premiuns não importa a quantidade de fichas que eu tenha, mas vale ressaltar que, muitos jogadores estão compreendendo melhor o que ‘apenas pagar’ com poucas fichas significa. Bons jogadores sabem que um jogador com poucas fichas não tem motivos para ficar pagando, como consequência o bom jogador jogara com maior cautela. Porém, quando começamos a pagar com mãos como 99+, AT+ e o bom jogador sabe disso, ele se adapta ao nosso estilo de jogo. Se ele não sabe com que range pagamos com poucas fichas, ele tenderá a ficar desconfiado. Está é uma ótima estratégia contra bons jogadores que não possuem a informação sobre seu Range. Eles jogam com maior cautela, o que nos permite ser um pouco mais agressivo quando eles forem passivos.

Porém, como estamos em Micro Limites, são poucos jogadores com essa capacidade e maturidade na mesa, isso quer dizer que pagaremos por um motivo em especial: com a intenção de coletarmos mais fichas.

Aqui compreendemos que jogadores com tendências agressivas, tendem a abrirem o range nas posições finais. Essa abertura de range é importante para nós pois permitirá que conquistemos fichas extras, indo de allin ou tentando fazer nosso adversário colocar o máximo de fichas no pote quando apenas pagamos pré-flop.

Porém, o re-steal allin, não funciona tão bem contra jogadores regulares, passivos e muito seguros.

O Jogador Muito seguro

Não importa onde ou como, este jogador terá um Range muito pequeno. Se ele faz um Open raise é porque tem alguma coisa em mãos e tenderá a pagar com AQ+ / TT+. Não compensa ficar dando Re-steal nesses jogadores com mãos como AT, AJ, 88, e 99. Neste caso se for jogar contra ele, não importa a posição, é melhor pagar com essas mãos e ver o que acontece no Flop.

Jogadores Passivos

Esses jogadores são interessantes por dois motivos:

1.    Eles tendem a pagar com mãos como KJ, KQ, AT, 77,66.
2.    São capazes de largarem suas mãos pré-flop.

Alguns jogadores passivos possuem a mania de ficar pagando e pagando. Contra esses jogadores que coloco a cor verde (Sinal Livre) Tendo a ir de allin contra eles com AT+, 99+. Isso porque eu sei que ele me pagará com mãos dominadas e terei a chance de dobrar. Contra este jogador não é uma boa ir de allin com 7T, já que o mesmo tenderá a pagar com muitas mãos.

Por outro lado, alguns jogadores passivos são capazes de largar mãos como KJ, JT, 77. Contra esses jogadores posso abrir ainda mais range de allin. Principalmente ao saber que o mesmo vai pagar com mãos dominadas.

Jogadores Regulares

Esses jogadores tendem a complicarem nossa vida, porém, existem diversas formas de se aproveitar deles. Para isso é necessário compreender qual é a imagem que ele percebe em nós. Se ele tem em mente que nossa imagem é de um jogador seguro, então ele irá roubar nossas blinds com frequência, porém irá respeitar nossos re-steal com maior frequência. Para aqueles que querem saber, se nossa imagem é de um jogador seguro, nosso adversário pode pensar que quando aplicamos um re-steal estamos forte, mesmo que não estejamos forte.

Por outro lado, se esses jogadores sabem que nossa imagem é de um jogador agressivo e que somos capazes de fazer re-steal allin com A5o, ele se adaptará ao nosso estilo de jogo. Por isso é tão importante mesclar seu estilo de jogo contra esses jogadores. Porém em micro limites são poucos jogadores que podemos chamar de regulares, e isso é bom para nosso estilo de jogo. De vez em quando aparece um regular. Principalmente aqueles que jogam muitas mesas de uma vez.
A Importância dos Antes

Quando iniciamos um torneio, não temos bons motivos para ficar querendo roubar os blinds. As razões são as seguintes:

Ø Nossa stack é muito grande e não necessita dos blinds por muito tempo.
Ø Ao coletar os Blinds, não fará muita diferença em nossa stack, por exemplo, coletar 45 (Blind 30/15) quando temos 3000 fichas.

Acabamos jogando de forma segura no inicio de torneio, jogando pela trinca, tentando acertar um bom draw, acertar uma mão monstro e assim por diante. Quando os antes estão baixos, a leitura é facilitada.

Enquanto os Blinds não chegam a um valor que comece a afetar nossa stack, continuamos a jogar de forma segura, porém os Blinds sobem e os antes aparecem. Quanto mais alto os blinds ficam, mais importante é a manutenção da stacl. Nosso jogo também muda, conforme os antes aumentam.

Por exemplo, em um Blind de 50/100 com ante de 10, mesmo que tenhamos apenas 10 BB, não seria algo tão ruim. Porém se tivermos menos de 7,5xBBs, então os Blinds passam a ser importante mesmo que sejam baixos. Porém quando os Blinds estão em 10K/5K com ante de 2K, temos motivos para querer colocar todas nossas fichas no pote, mesmo se tivermos 12BBs.

A diferença entre um Blind com o ante baixo, comparando-o com os Blinds em um ante Alto, descobrimos enormes diferenças:

1.    Ante Baixo: se conseguirmos levar os bllinds, nossa stack de 10BBs vai para 11,5xBBs. Pouca diferença.

2.    Ante Alto: Se conseguirmos levar os Blinds, nossa stack de 10 BBs vai para 13,5xBBs.

No primeiro caso se conseguir levar 100 vezes os blinds, conseguirá 150 BBs para sua stack, no caso abaixo em 100 vezse conseguirá levar 350 BBs para sua stack. A diferença a longo prazo é absurda, mesmo que a curto prazo não pareça.

Para compreendermos melhor, está estratégia nos leva a ser mais agressivo em diversas etapas do torneio, principalmente na fase intermediária e final. Seremos cada vez mais agressivos conforme os Blinds aumentam. Lembre-se: Uma agressividade controlada. Sem exageros.

Indo Allin com poucas fichas

Estamos abordando MTT e STG regulares. Não estamos abordando MTT ou STG Turbos ou Híper turbos.

Jogando com 5 BBs

Com 5 BBs não temos muito o que fazer. Por isso sigo algumas regras que podem  ajudar a ter alguma vantagem ao fazer o Open Push com 5 BBs.

Quando estou no SB : Allin com qualquer duas cartas

Quando estou no Botão, Cutoff ou HJ: Push com praticamente qualquer A, K, Q, BR, Pares, Sc. Evitando as cartas lixos. O bacana é que como estamos nas posições finais, podemos optar por esperar algo melhor até chegar os blinds em nós. Está é uma escolha que muitas vezes fazemos na mesa. É importante analisar quando os Blinds passaram por nós e assim analisar se no momento é uma boa sair de open raise allin ou esperar uma mão melhor.

Quando estou nas posições iniciais: Não tenho muita escolha. Se ficar parado perderei 1,5xBBs + antes, o que me deixará com 3,5xBBs ou menos, então me obrigo a ir de open allin das posições iniciais com praticamente qualquer duas cartas.

Se os antes forem altos, a necessidade de ir allin é ainda maior. Os antes levam nossas fichas, se ficarmos parados, aí é que ficaremos sem qualquer ficha. Lembre-se que, se os Blinds forem jogadores seguros, que não pagam com frequência, então está liberado para aplicar o push com qualquer duas cartas das posições finais.

Jogando com 7 BBs

Pode parecer que não mas existe sim muita diferença entre um Push com 7 BBs de um Push com 5BBs.

Quando estou no SB: Push com qualquer duas cartas.

Quando estou nas posições finais: Não preciso ficar arriscando tanto. A7+, BR, K9+, 55+. Principalmente se os antes forem baixos, é possível fechar um pouco mais esse range. Dependendo dos jogadores nos Blinds, se forem jogadores seguros e que joguem poucas mãos, podemos abrir ainda mais esse range.

Das posições iniciais: Agora não sou obrigado a ir de allin como se tivesse 5BBs. Se os antes estiverem baixo, mesmo que eu perca 1,5xBBs, ainda terei 5,5xBBS na próxima rodada. Não precisa se desesperar com 7BBs e colocar tudo no meio do pote. É claro se você quiser colocar tudo no meio do pote fique a vontade, mas se o for fazer, prefira fazer tal jogada quando os antes valerem apena.

Com 10 BBs

Jogar com 10 BBs não requer tanta facilidade quanto nos exemplos acima. O jogo muda. Agora é possível jogar de duas formas: Indo de Allin direto ou dando um raise.

Muitos jogadores dizem que com 10 BBs somos obrigados a ir allin. Discordo desta atitude. Com 10 BBs tem muito jogo ainda e utilizar adequadamente uma estratégia compensa muito mais.

Com 10 BBs é necessário jogar com maior frequência baseado nos adversários que ainda tem para falar depois de nós. Se forem seguros, abriremos mais nosso range e se forem agressivos e pagadores, tenderemos a fechar um pouco mais nossa range.

Na primeira alternativa, a ideia é bem simples. Se os jogadores a agir depois forem jogadores com tendências seguras, então podemos tentar roubar os Blinds com maior e frequência.

Ao invés de ir de allin direto, prefira aplicar um raise de 2,22 x BBs ou menos com a intenção de roubar os Blinds. Em primeiro lugar, se alguém aplicar o re-steal em você, saberá que é hora de largar sua mão e continuar com 7,78xBBs ou 8xBBs.

Se o adversário pagar, o pote irá para 4,94xBBs ou para 4,5xBBs sem antes. Com antes o pote com o vilão pagando pode subir para 6,94BBs ou 6,5xBBs, dependendo da estrutura de Antes. No primeiro caso, temos cerca de 8 BBs para trás e o pote está um pouco maior que a metade de nossa stack. Uma Cbet é o mesmo que colocar todas nossas fichas no meio do pote. Porém, caso não queira fazer uma Cbet de allin é possível tentar chegar ao river de forma barata, e também é possível fazer uma armadilha com uma mão forte, dando check esperando que o adversário aposte por você, assim poderá ir allin, coletando os 4,94xBBs no pote, mais uma Cbet de 3 BBs (=7,94xBBs), o que nos fará ir para 14BBs, e se ele pagar podemos ir para 18 BBs. Aí vai depender do que você quer fazer.

A vantagem de fazer um Open raise com 10 BBs é que ao invés de sair jogando de allin você não precisa arriscar sair do torneio neste momento e ainda pode coletar algumas fichas extras indo para 12BBS ao roubar os blinds.

Caso opte pela opção de Push com 10BBs, vamos avaliar um range simples para o caso.

Quando somos o SB: Bem, diferentemente das stacks anteriores, não preciso aplicar o Push com Qualquer duas cartas. Agora posso ser seletivo com meu range, sendo ele Ax, BR, 55+, K9+. Não preciso arriscar tanto.

Das posições finais: O range muda um pouco, agora  com A7s+, KT+, QJ+, 77+.

Das posições iniciais: O range muda ainda mais, agora com AJ+,  99+.

Se os antes forem baixos não irá querer ficar arriscando indo de allin, porém se os antes forem altos, temos um bom motivo para rouba-los. Lembrando que, é muito importante analisar quem está nos Blinds. Isso nos ajudará a abrir ainda mais o nosso range ou diminui-lo.

Jogando com 14BBs ou 25BBs.

Existe enorme diferença entre 25 BBs e 14 BBs.

1.    Com 25 BBs, não preciso me mover por um bom tempo. Posso cair para 14 BBs e continuar no jogo.

2.    Com 14BBs, se eu não começar a me mover, cairei para 10 BBs, depois para 7 BBs, e isso complicará muito minhas chances de voltar ao jogo.

Com 25BBs, utilizaremos a estratégia de Manutenção da Stack e utilizando a dinâmica da mesa. Por outro lado, com 14 BBs, temos que buscar oportunidades de levar o pote, roubar os blinds e aplicar os Re-steal. Um erro com 14 BBs pode ser fatal, por outro lado, um erro com 25 BBs ainda pode nos manter no jogo.

Uma jogada que gosto de fazer com este tipo de stack (14BBs – 25BBs) é o Allin direto. Open raise allin. Porém, compreendo que muitos jogadores fazem tal jogada com mãos marginais e questionáveis. Não apoio tal atitude, tanto porque se alguém pagar é certo que estamos em uma situação muito ruim.

Tendo a fazer está jogada com mãos como QQ+ e AK. Essa jogada é boa em Limites mais altos, pois pode levar os jogadores a pensar que estamos fazendo está jogada com 88,99 e assim eles pagam com JJ ou TT. Porém em micro limites, muitos jogadores pagam com mãos ainda piores, o que facilita e muito nosso jogo. Já recebi call de AT e 22. O que me deu a oportunidade de dobrar e ir para 50 BBs ou subir para 24 BBs.

Jogadores com muitas fichas

Quando temos poucas fichas, temos que ter em mente que o jogador com muitas fichas tenderá a pagar com maior frequência do que jogadores com stack média (30-60BBs). Isso quer dizer que eles podem arriscar e perder 1/10 da stack que eles possuem não fará muita diferença para a stack que possuem. Então muitos jogadores tendem a aumentar seu range de call com uma grande quantidade de fichas. Isso quer dizer que contra esses jogadores podemos abrir um pouco mais nossa range de push, sabendo que eles vão pagar com mãos inferiores.

Jogadores com Stack média

Estes jogadores tendem a jogarem de forma mais segura. Como consequência facilitam para que roubemos os Blinds  e que também arrisquemos um pouco mais nos RE-steal. Porém, stacks médias tendem a jogarem de forma mais segura e a arriscarem menos. Portanto não arrisque muito quando eles derem ação.

Jogadores com poucas fichas

Jogadores com menos de 14 BBs, se não forem super seguros ou muito ruins, tendem a começarem a abrir seu range de Push. Isso é muito importante e devemos estar ligados a isso. Os jogadores agressivos tendem a darem push com uma enorme quantidade de mãos, o que nos obriga a começar a abrir mais nosso range de call. Porém, jogadores com tendências seguras, são complicados já que esses possuem um range menor de push o que nos obriga a diminuir nosso range de call.

Para compreender melhor como os Push funciona é bem simples. Primeiro analise se seu adversário é um jogador regular. Se a resposta for sim, então ele terá um range de push parecido com o seu. Tudo o que tem que fazer é diminuir o range de call para ter alguma vantagem quando ele aplicar o push.

Você chegou a conclusão de que ele não é um bom jogador e muito menos um regular. Chegou a conclusão de que ele é um jogador super seguro, então tudo o que tem que fazer é diminuir seu range de call, para um range mais seguro contra esses jogadores. Sua vantagem é roubar os blinds desses jogadores e evitar seus allins sem uma mão forte para pagar.

Você chegou a conclusão de que seu adversário não é seguro, nem passivo, nem regular. Chegou a conclusão de que o jogador é um jogador agressivo, então é hora de aumentar seu range de call em relação ao push do vilão. Por exemplo, se este jogador aplicar o push das posições finais com 12 BBs posso pagar este push dos Blinds com mãos como A7, 77+, em muitos casos até K9.

O que quero que perceba é que se decorar o seu range de push, quando tiver que analisar se vale a pena pagar ou não o push de alguém, basta comparar a imagem do vilão  ao range que ele deveria ter. Se o cara for agressivo obviamente ele tem um range maior, porém nem todo jogador agressivo tem um range enorme de push. Se o jogador for super seguro, obviamente que terá um range menor. Devemos nos adaptar a todos os ranges de push.

Se o jogador super seguro aplica o push com TT+/AQ. Pagar ele com TT e AQ, não é um boa. É melhor pagar com JJ+/AK.

Lembre-se que ter poucas fichas não significa o termino do torneio de fato, em micro limites muitos jogadores ruins acabam ficando com muitas fichas, porém como não compreendem a teoria do jogo adequadamente, cometem muitos erros. É aí que você entra. Você quer estar lá quando ele cometer esses erros. Você quer estar lá para coletar as fichas dele. Não importa se o jogador tenha muitas fichas. Se ele não souber o que fazer com elas, de nada adiantará ter muitas fichas.

Pagando os Allins

Pagar os Allins é algo complicado, porém é possível ter uma ideia de o que fazer e como fazer.

Para pagar o allin é necessário avaliar muitas situações. Uma das principais é se pagar o allin como isso afetará seu STG ou MTT. Isso é algo intrigante e em muitos casos é muito importante, pois está pode ser a diferença entre ir longe ou cair antes da hora.

Quanto temos uma enorme quantidade de fichas, pagar não afeta tanto, principalmente pagar 12 Big Blinds quanto temos 50 Big Blinds. Quanto mais fichas temos, menos pressão temos ao pagar um aalin. Porém com uma stack Média ou possuir uma stack pequena, se torna muito importante avaliar como isso afetará o restante de seu torneio.

É muito melhor ser o jogador que aplica o allin do que o jogador que paga. É uma decisão muito mais fácil aplicar o Allin do que pagar um allin. Vamos começar a avaliar a questão do pagar.

Existem três tipos de jogadores que aplicam o Allin: O jogador seguro, o regular e o jogador com um range de mãos muito grande.

O jogador seguro, mesmo com poucas fichas aplica o Allin com um range pequeno de mãos. Isso é muito comum em micro limites, então evite ficar pagando com um range grande de mãos, já que jogadores seguros possuem um range seguro.

Jogadores Regulares são jogadores que possuem conhecimento para o limite que se encontram. Muitos deles se adaptam a mesa, porém quanto menor o limite maior é a dificuldade de adaptação. Esses jogadores podem possuir um range grande ou pequeno, vai depender de como ele quer aplicar o Allin.

Jogadores com um Range grande de mãos, podem aplicar Allin com muitas mãos e isso nos obriga a ter um range maior de mãos para pagar.

Vamos avaliar algumas situações

SB x BB

Estamos no Big Blind e o jogador no SB possuí um range muito grande de mãos. Em um aspecto geral, contra esses jogadores possuí um range enorme para pagar o allin, sendo K6+, A5+, 55+,em alguns casos é possível pagar com mãos como Q7+, J8+, T9, já que esses jogadores dependendo da situação pode aplicar o allin com qualquer duas cartas nessas situações.

Algumas situações que isso pode ocorrer:

> temos menos de 12 BBs e o jogador no SB nos coloca Allin: Vindo de um jogador agressivo não tenho medo de pagar com as mãos que disse acima.
> quando ele tem menos de 12 BBs e nós temos mais ou temos um valor igual ou menor de Big Blinds.
> Estamos na Bolha: A Bolha é um momento crítico e devemos avaliar o quanto pagar o allin irá afetar nosso jogo. Se temos muitas fichas pagar com K6 não tem nada de errado, porém se temos menos de 50 Big Blinds, isso pode afetar nosso jogo. Se temos poucas fichas, temos que arriscar já que temos a oportunidade adequada em uma situação que nos favoreça. Porém, em algumas situações como satélites, em muitos casos é melhor manter as fichas que temos, ao invés de ficar pagando allins.

Se estamos no Big Blind contra um jogador regular, vale levar em consideração que tipo de jogador ele é. Ele tem coragem de puxar com qualquer duas cartas? Se sim, o range para pagar é o mesmo demonstrado acima, se a resposta for não temos que diminuir esse range para mãos como 55+, A8+, KT+. Acredito que esse é um bom range de call, já que ele não dará push com tantas mãos.

Jogadores com a imagem segura são complicados. Porém existe aquele jogador que passa uma imagem segura para conquistar algumas fichas extras se aproveitando de sua imagem, e outros jogadores não possuem apenas a imagem de um jogador seguro, mas ele são jogadores seguros. Se eles aplicam o allin, não importa de que posição, eles possuem mãos fortes. Temos que fechar ainda mais nosso range de pagar o allin, neste caso se ele dar push, temos que diminuir nosso range, sendo ele como AT+, 88+ e KQ/KJ. O bom desses jogadores é que eles evitam ficar roubando os blinds, o que acaba nos entregando 1/2 Big Blind com frequência.

Acredito que isso deve ajudar quando estiver nos Blinds.

Pagando o Allin de jogadores em posição final (Botão, Cutoff)

Bem, não existe muita diferença do que falamos acima. Para não ficar repetindo basta seguir o raciocínio mencionado acima.

Pagando o allin de posições Medianas

Agora as coisas mudam, já que existem mais jogadores a falar. Neste caso, querendo ou não os jogadores possuem um range mais fechado para aplicar o allin. Contra os jogadores seguros, devemos pagar de forma segura, sendo mãos como AJ+, 99+ ou TT+.

Contra jogadores regulares agora eles também possuem um range menor, então vamos diminuir nossa range, acredito que AT+, 99+, KQ, está de bom tamanho.

Contra jogadores agressivos também vamos diminuir nosso range, podendo ser mãos como A9+, 77+, KQ e KJ.

É claro que na mesa muitos jogadores podem aplicar o allin com um range enorme de mãos, devemos nos adaptar a eles.

Pagando o allin de posições iniciais

É bem complicado pagar o allin de jogadores de posições iniciais. jogadores seguros jogam de forma segura, então temos um range fechado, sendo AJ+/ TT+. Basicamente este é o range até contra jogadores regulares. Contra jogadores com um range largo temos um range um pouco maior podendo ser AT+, 88+.

Outras situações que devemos ter atenção

Jogadores com 5 Big Blinds tendem a ter um range enorme de push podendo ser qualquer A, qualquer K, Qualquer BR, qualquer par, isso nos obriga a ter um range para pagar também enorme, como K8+, A7+, 77+, Q como Q9 e QT. Lembrando que jogadores seguros possuem um range seguro e mesmo que tenham 5 Big Blinds não vão abrir tanto o range. 

Este é um texto bem simples. Tentei deixar o mais simples e entendível possível. Agora é com você. Boa sorte nas mesas.





  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Lição 8 - Jogando como Short Stack Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli