Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sábado, 8 de agosto de 2015

Como Pagar um All-in de forma correta?

        E aí amigos  tudo bom com vocês? Hoje trago um ótimo texto sobre Equidade. Espero que gostem. vamos iniciar então. 

      Vou dividir em três partes:

      Parte I – Calculando a Equidade
      Parte II – Calculando o Range de Call
      Parte III - O Tamanho de nossa Stack

Parte I - Calculando a Equidade

    Fórmula >  y / (x+y) = A.

    A Fórmula é bem simples. (X) é o valor que tem no pote, (Y) é o valor que se deve pagar e (A) é o resultado final. Vamos a um exemplo:

    Jogador desconhecido no CO dá shove 15,5k em 1k/2k/250 ante com 8 jogadores na mesa, e estou no BB com 55 quase 65k depois de postar. O pot é 3k em blinds + 2k em antes + os 15,5k que ele shovou = 20,5k. Eu só tenho que pagar 13,5k, já que estou no BB, o que significa que tenho 20,5:13,5 ou perto de 1,5:1. Para imaginar exatamente qual equidade precisa para ficar breakeven você pega o que está no pot, adiciona o quanto precisa pagar, e então divide este novo número por quanto precisa pagar. Então, se 20,5 = x e 13,5 = y, a fórmula seria  y / (x+y) = A. Neste caso, x+y = 34, e y é 13,5, então 13,5/34 = 0,397. Essencialmente preciso ter 39,7% de equidade ou mais versus esse range para fazer um call lucrativo.

    Essa é a primeira parte e ela é bem simples. Vamos para a segunda parte.

Parte II - Calculando o Range de Call

    Você vai precisar do Pokerstove ou pokerEquilab (São grátis) para fazer os cálculos. Basta jogar no Google que é possível encontrar essas ferramentas. 

Colocando o Adversário em um range

      Quanto menos informação, mais difícil é para colocar o vilão em um range. Isso quer dizer que, se a informação que temos não nos oferece certeza, então ficaremos em uma área cinza tentando tomar a melhor decisão sem saber o que nosso adversário segura. É bom treinar para que decore os diferentes ranges de call em diferente situações, o que poderia aumentar a certeza final. 

     Neste caso (Exemplo acima) vou dar ao CO desconhecido um range mais conservador de 22+, A2s+, K8s+, Q8s+, J9s+, T9s, 98s, 87s, A2o+, K9o+, Q9o+, JTo, visto que não tenho informações tão confiávies sobre o range de meu adversário. Essa parte agora é fácil. Pegue nossa mão e coloque também o range de nosso adversário em uma das ferramentas oferecidas acima. Nosso 55 contra todo o range de nosso adversário tem tenho ~51.7% de equidade. Então claramente isto é melhor que um call breakeven, visto que só precisava ter uma equidade de ~39,7% e eu tenho ~51,7%, um call bem lucrativo ao longo prazo. Vamos analisar o último fator:

Parte III - O Tamanho de nossa Stack

    Mesmo sabendo que a longo prazo nosso call é lucrativo, isso não quer dizer que no SnG ou MTT, será a melhor jogada a ser feita. Como dissemos acima, cada decisão em um determinado torneio afeta o longo prazo, mas também deve ser mencionado que decisões de longo prazo podem afetar o quanto vamos ganhar no longo prazo. Em outras palavras, se tormarmos uma decisão baseada no longo prazo, em um MTT ou SnG pode afetar diretamente nossa rentalidade no longo prazo. Isso quer dizer que, em certas ocasiões, em determinadas situações no MTT ou SnG será necessário levar em consideração outros fatores como o fator de como irá afetar na premiação final. Exemplo:

   Estava em Segundo lugar em um MTT turbo faltando 12 jogadores. Eu abri de UTG com QQ com 25 BBs, e o único jogador que poderia me afetar e me tirar do MTT vai de allin. Ele colocou 30 BBs no pote. Certamente o call é lucrativo e temos a equidade adequada para dar call, e você o que faria?

   Neste caso, não é levar em consideração o longo prazo que será a melhor jogada, visto que influencia diretamente em quanto podemos ganhar neste exato momento e que influenciará em quanto ganharemos no longo prazo. Bem, eu dei fold nesta mão e recebi tantaas criticas mas tantas criticas pelo fold que a terceira parte deste texto entrou em ação. Eles não conheciam essa terceira parte e respeitavam somente as duas acima. Na mentalidade deles, deveria ter dado o call. Porém, essa seria a jogada equivocada neste momento e nesta situação. Porque?

    Se eu cair agora, ganho méseros 50,00, tendo cerca de 7 jogadores com menos de 13 Big Bllinds. Posso sentar e esperar os jogadores cairem e caírem e colher assim, algo em torno de 200,00. Se eu levar o longo prazo em consideração, baseado na premiação neste momento, então a opção fold, mesmo tendo cartas boas, se torna a melhor jogada, ou seja, a +EV a longo prazo. Quem estava me criticando, ignorou este ponto e estavam dispostos a arriscar neste momento para ficarem gigantes ou caírem com 50,00 reais no Bolso. 

   Se eu tivesse algo em torno de 13BBs, 15BBs acredito que não daria fold com minha QQ, mas 25Big Blinds, estando em segundo lugar, bem, é uma situação bem diferente e a premiação compensou e muito, visto que esperava cair em 6º Lugar, mas acabei pegando 2º Lugar e faturando próximo a 500 Dólares.

Conclusão

Sem dúvidas é importante levar em consideração as duas posições anteriores, mas a terceira também é muito importante. Lembre-se, todas as decisões tomadas a curto prazo influenciam diretamente no longo prazo. Até mesmo um fold pode e irá aumentar seu lucro a longo prazo. 

Falow galera, forte abraço. nos vemos nas mesas. Quem quiser para ficar mais fácil, tem as imagens abaixo. Aproveitem.







  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Como Pagar um All-in de forma correta? Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli