Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

segunda-feira, 16 de março de 2015

Lição 12 Jogando HU (mano a mano) - Poker Alcançando a mentalidade de um Profissional


Um dos momentos mais importantes no poker é quando nos encontramos em um HU. Quando estamos mano a mano, é onde realmente percebemos a diferença de nível de cada jogador e o porque alguns jogadores são superiores e outras são obrigados a mantes tal superioridade.



Para jogar bem HU é necessário ter o máximo de informação que puder sobre seu adversário, principalmente que tipo de jogador é, em que nível se encontra e como tende a jogar tanto o pré-flop e o pós flop.

Regras Básicas

Mano a mano é um jogo diferente e como consequência mãos das quais eram ruins para se jogar em Full Ring ou em 6max, se tornam mãos premiuns ou mãos fortes.

1.                      Como regra geral, faça o mini-raise em posição. Você quer que seu adversário tenha odds para pagar fora de posição.

2.                      Fora de posição tente ser o agressor, mesmo com mãos fracas. É importante que perceba como seu adversário reage a você. Se o mesmo larga muito para 3bet, então compensa aplicar a 3bet com mãos ruins, como 27, já que poderá ganhar o pote simplesmente agredindo e prefira jogar de forma passiva com suas mãos fortes para extrair o máximo que puder. Porém, a maioria dos jogadores não são tão óbvios de jogar e iremos perceber quando começarmos a compreender um pouco mais em como jogar mano a mano nos níveis de cada jogador. É aí que vemos quem nasceu pro jogo e quem nasceu para se divertir.

3.                      Mãos como Ax, Kx, Qx e Jx, são mãos fortes, mesmo que o kicker de cada uma seja o 2. Mãos BR (que são mãos com valor maior que 9 ou seja, JT, KQ etc) que seriam mãos dominadas em 6max, agora são mãos potencialmente aceitas como mãos fortes o suficiente para em muitos casos ir allin pré-flop, porém vale sempre lembrar que, ir de allin significa ir de allin baseado em seu adversário. Por exemplo, se estiver jogando contra alguém seguro e Nit  e o mesmo está demonstrando força, ir de allin com ele com mãos como JT não vale a pena.

4.                      Jogue o máximo de potes que puder em posição. De fato, pode abrir um open raise com praticamente qualquer duas cartas dependendo de seu adversário ou também pode escolher um jogo um pouco mais seguro.

5.                      Aplicará a Cbet com frequência, porém dependerá muito de seus adversários, por exemplo se pegar um adversário que tende a aplicar o check-raise então é melhor diminuir a quantidade de Cbet que está fazendo ou quem sabe continuar aplicando a Cbet com a intenção de pegar seu adversário no pulo e utilizar a agressão dele contra ele mesmo. Porém contra jogadores passivos, NITs e seguros, o melhor é aplicar a Cbet praticamente 100% das vezes, porém contra jogadores pagadores é melhor apostar por valor ao invés de tentar blefa-los.

Acredito que essas regras são boas o suficiente para você que é iniciante. Porém vamos para a parte avançada que é o que importa.

Os níveis dos jogadores em HU (mano a mano)

Nível 1 – Jogadores que jogam de forma óbvia

Como o poker é um jogo de informação, aquele que tiver as melhores informações, não adianta ter um número enorme de informação se não possuí informações que pode de fato fazer a diferença, aquele que tiver as melhores informações, terá vantagem sobre seus adversários.

Jogadores de nível 1 como jogam de forma óbvia, então é bem simples como explora-los. Praticamente irá fazer a Cbet 100% das vezes, punirá seu adversário quando demonstrar fraqueza, apostará em cartas boas para apostar como quando aparece um A ou K acima da carta mais alta do Board e também colocará pressão quando bater cartas que completam o Flush ou a Sequência.

Quando quiser receber um call de seu adversário, tenda a apostar pouco e quando quiser que o mesmo largue, tenda a apostar forte, como 80% do pote. Porém, sempre respeite os raisers e call destes adversários. Principalmente largue ou fuja quando eles possuírem uma mão forte ou demonstram força.  Isso porque eles raramente blefam e tendem a apostar com mãos fortes para isso. Respeite seus raisers principalmente no turn e river.

Não os ataque quando demonstram força, pois se você não estiver forte, irá somente perder suas fichas. Não blefem em spots ruins para blefar, pois estes jogadores tendem a procurar motivos para pagar e nesses spots é uma ótima razão para pagar. Porém, procure sposts que complique para seu adversário pagar, como tendo várias overcards ou que possuem cartas para o Flush e Sequência. Lembre-se eles pensam de forma óbvia no jogo, porém não pensam em ranges corretamente, e é daí que vem a principal fraqueza deles.

Esses jogadores quando tomam uma Bad beat ou quando ultrapassam o ponto de quebra (ponto de quebra é quando seu adversário começa a jogar de forma diferente da esperada por algum motivo externo como Tilt, Raiva, Frustação e assim por diante), neste ponto, começaram a cuspir suas fichas para todos os lados. Podem ficar superagressivos e a ir de allin com mãos que normalmente ele não iria. Podemos dizer que este jogador após o ponto de quebra está fora de seu melhor jogo. Com isto temos excelentes oportunidades de ganhar algumas fichas ou quem sabe até faturar a disputa.

Lembre-se, poker é um jogo de pessoas, portanto jogue a pessoa e não suas cartas.

Dentro também do nível 1, também existem jogadores que não se classificam como jogadores tão óbvios, isso porque eles tendem a ser um pouco mais agressivo. Além desses jogadores pensarem de forma óbvia no jogo, utilizam a agressão de forma não inteligente, ou seja, mesmo estando perdendo na mão, mesmo que seu adversário não largue o que ele tem, o mesmo não percebe e continua a agredir como louco. O bom de jogar contra esses jogadores é que iremos conquistar muitas fichas deles com traps e pagando com um hero call. Porém, esses jogadores tendem a jogar de forma normal, ao invés de utilizar muita agressão tanto com suas mãos fortes quanto com suas mãos de valor mediano.

Observe atentamente e irá perceber o padrão deles. Assim que perceber utilize este padrão contra eles e fature o torneio ou ao menos conquiste as fichas deles.

Não se preocupe se perder para esses jogadores, as vezes acontece. Porém quanto maior for seu conhecimento e habilidade, mais óbvio e fácil será jogar contra esses jogadores e como consequência terá cada vez mais uma vantagem melhor.

Jogadores de Nível 2 – Pensam em Ranges de Forma óbvia

Aqui também existem jogadores seguros, agressivos e assim por diante, porém não pensam no jogo de forma óbvia, pensam em ranges de forma óbvia. Isso quer dizer que para tirar maior vantagem desses jogadores é necessário compreender como eles pensam em ranges e como eles utilizam este percepção.

Eles são capazes de colocar os adversários em um determinada imagem, porém demoram muito para compreender quando está imagem muda, está é uma excelente vantagem que podemos ter contra esses jogadores.

Ø     Eles apostam blefando e fazem uma Cbet com frequência em spots bons para isso, ou seja, se o Flop traz Kxx, Qxx, 88x, 452, são Flops que acertam pouco o range de seus adversários, então como consequência, tendem a fazer uma Cbet 100% das vezes. Se pagamos a Cbet, ele nos coloca no K ou em mãos de valor, e poucas vezes nos coloca em um Float (jogadores de nível 3 ou maior sabem que, estes flops mencionados são bons para a Cbet e da mesma forma sabem que estes Flops são bons para aplicar o Float). Podemos aplicar o Float com maior frequência contra esses jogadores. Porém, quando damos raise, eles não pensam que temos uma mão de valor, pois eles esperam que mão de valor paguem sua aposta, como consequência muitos deles compreendem o raise como um blefe. Se eles possuírem uma mão de valor, vão apenas pagar com a intenção do vilão continuar blefando e se possuem um blefe tendem a largarem a mão ou a darem um raise.

Ø     Eles apostam em cartas que coloca medo em nosso range, por exemplo, se pagamos em um Flop bom para a Cbet e no turn bate um A, ou qualquer carta maior que a carta do Board, então eles enxergam uma excelente oportunidade para blefar e assim aplicam uma segunda aposta com a intenção de você largar mãos como segundo par, top pair que possa ter medo do A ou carta maior que seu par, da mesma forma que quando mais complicado fica o board, melhores motivos tendem para blefar.

Ø     Raramente ficam dando muita ação em boards ruins para a Cbet, então espere que eles apostem por valor em boards complicados. Raramente eles blefam neste caso. Sabendo disso podemos tirar vantagem de sua forma de pensar óbvia no jogo.

Ø     Possuem um pouco de conhecimento sobre HU, porém não um conhecimento aprofundado ou avançado, como consequência, com um pouco de perseverança é possível bate-los no jogo, utilizando o que eles sabem e a forma que jogam contra eles mesmos.

Jogadores de Nível 3 – Jogadores que estão se aprofundando no jogo

Este é o nível de jogo que não quer enfrentar se não estiver no nível 4. Isto porque esses jogadores são como você neste momento. Podem vencer jogadores de nível 1 e 2 com maior facilidade porém possuem dificuldade para vencer jogadores de nível 3 e 4.

Eles sabem o que você sabe e sabem como se adaptar a está nova imagem. Tendem a pensar de forma mais aprofundada no jogo, ou seja, jogam segundo o que você sabe ou demonstra saber, portanto é mais complicado possuir vantagem sobre este jogador.

Porém seu jogo ainda não está em um nível avançado e profundo, então podemos tirar algumas vantagens ao observar seu jogo.

Ø     Temos que trabalhar nossa imagem, ou seja, estar mudando de imagem com frequência, para que fique difícil de nosso adversário compreender adequadamente como estamos jogando.

Ø     Devemos aplicar o raise com toppair em Boards óbvios para aplicar a Cbet e da mesma forma devemos pagar com top pair para mesclar nosso jogo e tirar alguma vantagem sobre o que ele está pensando e assim que ele possuir está informação, mudar a estrutura para que ele não tenha tempo de se aproveitar da informação que possuí no momento.

Ø     Devemos blefar da mesma forma como apostamos por valor e do mesmo jeito. Devemos utilizar o conhecimento sobre ranges para ter alguma vantagem e compreender quais os melhores momentos para aplicar determinada jogada.

Diferentemente dos jogadores anteriores, aqui não devemos jogar o jogador, já que este jogador não possuí uma imagem especifica, devemos jogar situações e nos adaptar a mudanças e padrões rapidamente. A vantagem que temos sobre esses jogadores é a curto prazo, e não a médio prazo ou longo prazo contra os jogadores de nível 1 e 2.

Lembre-se, não passe determinada imagem se não possuir uma estratégia ou não vá ganhar alguma coisa com ela. Toda informação é valiosa e lembre-se, se eles não estiverem em tilt, também estão avaliando a mesma informação que você. Jogadores inferiores podem ter demorado mais para compreender a informação, porém jogadores de nível 3 além de compreenderem a informação que está passando, também pensam em como você irá se adaptar a informação que ele sabe. Por isso que as vantagens obtidas a partir do nível 3 é a curto prazo, ou seja situacional.

Contra jogadores de nível 3 comece a mesclar seu jogo. A forma de pensar obviamente no jogo ou em ranges, acabou. O bom é que esses jogadores raramente aparecem em micro limites, a não ser em MTT importantes ou em situações da qual possuem um problema de banca e foram obrigados a descer.

Jogadores de nível 4 – Nosso objetivo é se tornar este jogador

Este jogador pensa no jogo de forma avançada e comete pouquíssimos erros. Este jogador é capaz de ter vantagem sobre todos os níveis inferiores e a melhor parte é que raramente irá encontrar estes jogadores em micro limites.

Bem, não posso explicar as fraquezas desses jogadores pois ainda não me tornei um deles, porém posso te deixar tranquilo, pois assim que conseguir vencer os três níveis demonstrados até agora, então estará, naturalmente no nível 4.

Diferentemente do nível 3, este jogador joga baseado no momento e na percepção de seus adversários sobre o seu jogo e o que ele está fazendo. O nível de adaptação destes jogadores é surpreendente e através de seu conhecimento e adaptação, conseguem obter alguma vantagem que o torna favorito.

Honestamente para começar a enfrentar esses jogadores, será a partir do momento que tiver cerca de 3 mil dólares em sua conta. Esses jogadores não se atraem por micro limites, baseado na premiação, ou seja, para eles é muito melhor jogar High Stakes e buscar excelentes premiações de 4 dígitos ou mais, do que ficar disputando premiações de 3 dígitos.

Minha dica é, se não estiver preparado para enfrentar esses jogadores não enfrentem, porém aconselho e muito a você separar uma grana que pode perder para enfrentar esses jogadores. O conhecimento e a evolução em seu jogo vai compensar cada perda que tiver, porém não pense no dinheiro como uma perda, pense como um investimento que te levará a vencer esses jogadores um dia. Ou seja, sua derrota no momento, é um investimento para vencer esses jogadores no futuro, ou ao menos igualar seu jogo ao deles, para que eles não tenham vantagem sobre você.


Basicamente é isso. Jogue seu adversário e deixe suas cartas de lado. Essa é a essência do poker. 


  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Lição 12 Jogando HU (mano a mano) - Poker Alcançando a mentalidade de um Profissional Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli