Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

domingo, 9 de agosto de 2015

Gerenciando o Tempo e o Tilt

     Série Completa 'Coisas que Levei um Tempo para Aprender' Escrito por Bond_18 Clique Aqui para baixar totalmente grátis! Bond_18 disponibilizou Free sua série de artigos. Aprovei.



 Eu tenho algum tempo até a próxima semana antes de ter que voltar para o poker live, então pensei em voltar a escrever alguma coisa. Muitas pessoas no tópico ‘O que você que ver nesses artigos’ estavam curiosas sobre gerenciamento do tempo (e em menor grau do volume) e gerenciamento do tilt/emocional. Nenhum desses parecem ser tópicos incrivelmente elaborados, então decidi combiná-los apesar de não estarem tão relacionados. 

Gerenciando o tempo: a parte chata sobre jogar MTT é que é a forma mais restritiva de se jogar poker quando se trata de liberdade. Não só os torneios começam em horas que não decidimos, mas torneios online frequentemente duram 5-10 horas, e os live vários dias. Quando se trata de poker live, nós temos pouquíssimas escolhas em nosso gerenciamento de tempo, já que só podemos jogar uma mesa e todas as pausas/descansos estão estruturadas para você. 

A parte mais difícil do poker live, quando se trata de gerenciamento do tempo, é ficar longe das tentações da cena live, para poder ter horas suficientes de sono à noite para jogar bem. Em qualquer noite, digamos, do WSOP, as pessoas vão sair para comer, festas, strip clubs, bares, e se você não for socialmente isolado provavelmente receberá convites. Se você tem que jogar no outro dia às 12h, deve provavelmente estar de pé, meia hora antes (dependendo de onde ficar), para poder tomar banho, se vestir e pôr alguma comida decente no organismo antes de ter que jogar. Juro por deus que se outro de vocês, cabeças de merda, sentarem ao meu lado num evento live sem ter tomado banho e cheirando a lixo eu vou socá-lo na garganta. 

No poker online, gerenciamento de tempo é meio que um ato de malabarismo. Meu processo pessoal é algo como: acordar, banho, tomar café da manhã na frente do computador, jogar 3-6 torneios (dependendo de em que horas comece) e continuar o registro pelas próximas 4 horas, com minha namorada me ajudando fazendo comida depois de 4-5 horas no meu lugar. Meu dia normal geralmente acaba durando cerca de 8 horas, mas alguns levam menos que 6 ou mais que 10, dependendo de em quais torneios fico deep ou se paro os registros cedo. Jogo cerca de 6-10 mesas de vez em dois monitores, e em um dia muito agitado posso jogar 12, MS minha média é por volta de 7 ou 8, que é confortável a esta altura. 

Durante o dia eu provavelmente jogo 15 torneios, dependendo de que dia da semana seja, e 6, às vezes 7 dias por semana (entretanto uso metade dos dias, então saio cedo e fico fora o resto do dia). Existem vários precipícios nesse tipo de sistema. E quando você fica com fome? Eu recomendaria ter refeições facilmente preparáveis que não sejam junk food, e ficar longe de coisas que te deixem letárgico (cerveja, peru, comida gordurosa). 

Quando se trata de usar o banheiro é bom jogar com alguém mais na sala neste evento (apesar de que, a esta altura, com a paranóia de um jogador por mão/conta, quem sabe, possa ser acusado de ter feito algo errado) ou ter um laptop com o qual possa levar todas suas mesas. Conforme o dia fica mais longo você deve se concentrar mais nos torneios em que está mais deep, já que parece que muitos jogadores estão no piloto automático no começo dos torneios (como eu também estou frequentemente). 

Quando você alcançar o dinheiro, e certamente na mesa final, a maioria dos jogadores estão prestando atenção em todas as mãos com pelo menos algum nível de atenção. Algumas vezes manter o foco durante um dia longo pode ser muito difícil, e não posso culpar as pessoas que entram em semi piloto automático quando jogam 9 mesas, desde que cada vez que uma decisão séria surja, você dê uma pausa e a leve em consideração.

 Usar o PT/PAHUD também vai ajudar com isto, e normalmente eu prefiro pôr duas ‘mesas importantes’ altas, no lugar mais conveniente para mim, normalmente as de buy in mais alto ou uma em que esteja mais deep, e presto muita atenção especificamente nessas duas e faço alguns notes. Estou certo de que qualquer um que preste atenção e tente fazer notes em todas as mãos de cada mesa (jogando em 8 ao mesmo tempo) o dia todo, vai ficar maluco, mas se não tem problema com esse tipo de foco, vá em frente.

 De acordo com quantos dias da semana você quer jogar, eu acho mais fácil para um jogador de poker jogar mais dias, já que curto meu trabalho (alguns de nós não), mas também não perdemos tempo com qualquer outra coisa fora nosso trabalho. Não há que viajem até o trabalho, procura por vaga no estacionamento, sem dever de casa (talvez revisar e discutir seu jogo, mas não acho que seja) e sem interação social forçada. Se eu tivesse que chutar, diria que economizamos ~2 horas por dias comparados com trabalhadores comuns, já que trabalhamos em casa e podemos escolher em quais dias folgar ou sair cedo.

 Quantos dias por semana você deve jogar depende do quanto você depende do dinheiro, do quanto gosta de jogar e quantas outras responsabilidades/atividades tem na vida. Gerenciando o Tilt/Emocional: eu fui sortudo de nunca ter tido problemas com o tilt. A última vez que lembro que realmente tiltei foi há um ano, e estava jogando além do meu bankroll. 

A resposta mais fácil para qualquer problema com tilt é jogar em stakes baixos o suficiente para que não se sinta muito pressionado em ganhar. Instabilidade financeira pode induzir bastante ao tilt, e se você realmente precisa de dinheiro, jogar poker não é a solução. Em seguida recomendo ter uma válvula de escape para o estresse. 

Algumas pessoas usam uma bola anti-estresse, jogam com fichas em suas mãos, berram e gritam, fazem exercícios, tomam uma bebida gelada, respiram fundo, fazem uma pausa de alguns minutos, assistem a um vídeo engraçado no youtube, etc. Ache o que funciona para você, e se for uma válvula saudável, fique com ela. Todos temos gatilhos diferentes para nosso estresse/tilt, e imaginar quais são e evitá-los é essencial para uma boa cabeça.

 A parte com a qual mais me estressaria, entretanto, é perceber quão inútil é ficar zangado com aquilo que não pode controlar. Como disse antes, você deve fazer as pazes com a variância, já que nunca vai entendê-la e ela NUNCA será ‘justa’. 

Reclamar da variância não só é contra produtivo, mas qualquer um que faz mais que um pouco disso será rotulado como chato e idiota, e você não quer ser um chato e idiota, quer? No final, tudo que o poker acaba se tornando, é tomar decisões corretas, seguidas de decisões corretas e mais decisões corretas até o infinito, e então ver os resultados. 

Você pode controlar as decisões que toma, mas não pode controlar os resultados. Já que você sempre poderá entrar em outro torneio ou jogo preocupar-se por perder um ou outro é irrelevante. Qualquer importância especial que você dê a um evento específico é insignificante. “Oh, mas Bond, eu perdi o WSOP ME, quão trágico é isso?” 

Todos nós perdemos o WSOP ME (penso que seja muito improvável que qualquer campeão de WSOP que esteja lendo isso ache certo, mas, somente neste caso, pare de ser um Jamie Gold), quão trágico pode ser se é tão comum? Na maioria dos torneios, normalmente só há um cara ‘feliz’ com a forma que ele terminou, e este é obviamente o campeão. Se não suporta fracassar com uma freqüência enorme, então torneio de poker não é para você. 

Tudo bem contar, ocasionalmente, uma história de um bad beat seu aqui ou ali, mas investir uma quantidade enorme de emoção em um único torneio é bem idiota e irá lhe acarretar resultados ruins. O tilt é simplesmente você ser um bebê chorão sobre a variância. Cresça, aceite o fato de que o poker frequentemente te desapontará, e faça tudo que puder para alcançar um resultado favorável.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Gerenciando o Tempo e o Tilt Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli