Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

domingo, 9 de agosto de 2015

Ranges de Abertura em LP

     Série Completa 'Coisas que Levei um Tempo para Aprender' Escrito por Bond_18 Clique Aqui para baixar totalmente grátis! Bond_18 disponibilizou Free sua série de artigos. Aprovei.



Um pedido que surgiu inúmeras vezes no tópico “O que você quer ver?” foi sobre ranges de abertura em late position. Eu acho que já que tantos de nossos raises são em late position, isto poderia certamente ser um tópico que valesse a pena. Primeiro de tudo, vamos definir late position. Para o propósito da discussão, vamos falar do button, cut off e hijack. 

Certamente existe uma diferença entre as posições do button e do hijack, mas vamos agrupá-los na maioria das vezes. A primeira coisa a entender sobre raises em late position é que o tamanho dos stacks atrás de você é quase tão importante quanto seu stack. Então, quando avaliar a qualidade das situações para se abrir em late position, você precisa estar bem atento sobre quais jogadores e quais stacks estão atrás de você.

Primeiro, vamos falar sobre situações assumindo que todos os stacks atrás são iguais. Vou dar exemplos considerando que você é o CO, já que está no meio dos late positions. Também, vamos assumir que tem antes no jogo, o que dá mais incentivo para um jogo agressivo em LP. Sem antes você pode simplesmente largar as menores mãos desses ranges. 

50 BB’s ou mais: com estes stacks efetivos pode abrir com um range completo de mãos. Dependendo de quão agressivos são os jogadores atrás de você, eu diria que pode abrir com o seguinte: 22+, A2s+, A7o+ (pode entrar com mais, dependendo dos vilões), 54s+, JTo+, KTo+, QTo+, 75s+ (two gappers), T7s+ (three gappers). 

Se os vilões na sua esquerda são bem tight, você pode ter range bem maior que este, aumentando com off suit connectors e suited two gappers. Dependendo de quão confortável você esteja jogando o pós-flop com algumas mãos marginais, você certamente pode largar algumas dessas mãos, especialmente as gapped ou as off suit fracas. 

~40 BB’s: você pode abrir com um range bem parecido, entretanto há um fator adicional para ser levado em conta aqui, bons jogadores vão dar flat call com um range mais largo aqui do que com 50 BB’s. Por exemplo, se você dá raise no CO com 50 BB’s (efetivos) ou mais e o SB tem AJ/AQ, ele pode, frequentemente, dar 3-bet, no entanto com 40 BB’s eles vão mais provavelmente dar flat call (o tamanho do stack nos deixa ciente, de qualquer forma), já que dar 3-bet com esses stacks cria um tamanho de pot complicado em relação aos stacks pós-flop. Exemplo, você aumenta 2,6X no CO, SB 3-bet para 9X, BB fold, você call. 

Agora tem ~20 BB’s no pot com ~30 sobrando nos stacks. É um pot um pouco pequeno para open shove e um pouco grande para bet/folding. Muitos jogadores (especialmente em stakes baixos) vão dar 3-bet nesse range mesmo assim, desavisados dessa conequência multi-street. Fora isso, o range de abertura para 40 BB’s deve ser similar ao de 50, é claro, ainda dependendo de quão agressivo são os jogadores à sua esquerda. ~30 BB’s: é aqui onde precisamos começar a fazer algumas mudanças.

 O stack de 30 BB está por volta da área onde os jogadores vão começar o resteal all in (mesmo que você saiba que é uma overbet, eles não sabem), assim como ir go and go em você. Contra jogadores que são agressivos você deve considerar um range mais tight aqui, especialmente considerando que alguns dos connectors/suited fracos serão um pouco piores no pós e jogadores que dão flat call nos blinds terão uma chance de check raise all in mais fácil no flop. Embora não seja completamente rígido, eu tendo a aumentar com mãos como: 22+, A2s+, A9o+, 67s+, QJo+, KTo+, QTs+. 

Dependendo de quem está em sua esquerda este range pode ser um pouco mais tight ou um pouco mais loose, e você certamente está paralisado em 30 BB’s com seu range. 14-22 BB’s: Com este stack meu range de abertura fica consideravelmente mais tight. 

Com 23+ BB’s pode ser um range bem semelhante ao de 30, mas menos que isso você deve star consciente do fato que você sofrerá resteal all in com um freqüência muito mais alta que com qualquer outro stack. É adicionalmente ruim porque quando isso acontece é uma parte bem significante do seu stack que você perde quando recebe reraise. 

De dificuldade adicional para o topo desta faixa de stack é que muitos jogadores terão no flop um check raise all in muito fácil, e será frequentemente o suficiente para não dar odds para holdings fracos. Se você aumenta 2,5X pré no CO com 20 BB’s efetivos e o BB dá call, tem cerca de ~7 BB’s no pot, ficando 17,5 BB’s para trás. 

Quando ele dá check e você talvez aposte ~4 BB’s e ele entre, você não pode pagar facilmente co 100% do seu range. Este também é o tipo de tamanho de stack onde se você dá raise e é pago, você deve considerar dar check de volta em mais flops com texturas perigosas ou com grandes draws. Com este stack, dependendo de quem está à minha esquerda, eu praticamente apenas dou raise em mãos com as quais quero entrar de all in. O que significa, grosseiramente, 66+, ATo+, A9s+, KQs (discutível). 

13 BB’s e menos: a esta altura a maioria de suas aberturas em late position (com antes) serão shovadas. Em um field de desconhecidos as únicas mãos que você deve aumentar são aquelas com as quais realmente quer ação, mas em torneios como o 100r você deve dar shove com 100% do seu range, já que a maioria dos jogadores sabe que ninguém mais dá raise/fold 12 BB’s em late position naquele torneio. 

Agora vamos falar sobre como os jogadores da sua esquerda afetam seus ranges. Haverá alguns jogadores que são tão tights e incapazes de dar resteal que você deve, discutivelmente, abrir com quaisquer cartas em LP, dependendo de sua posição. Isto pode também ser aplicado a jogadores que ficam muito tights em situações de bolha. Entretanto, em algumas situações você deve considerar ainda foldar ~20% do seu range, já que se bombardear constantemente estes jogadores com raises eles vão quase certamente fazer ajustes e começar a dar call/3-bet por rancor. Ninguém gosta de se sentir abusado. 

Com jogadores felizes muito loose que dão muito resteal você precisa, é claro, ter um range de open raise mais tight, mas ter um range mais loose com o qual você dá call em seus shoves. Com jogadores da variedade muito tight/muito agro, seu raise deve quase sempre ter um plano de entrar na ação. Você deve saber o quão tight deseja dar fold se um nit vem do topo, e quão loose você vai dar call quando o spewy o faz. 

Não aumente 55 no CO com um spewy no SB com 16 BB’s e então discuta com você mesmo sobre um call. Analisar os ranges no pokerstove (você sempre irá ter que estimar um range, o que é mais difícil com os spews) irá te dar uma idéia de quão loose você terá que ser com seus raises/calls. Eu preciso enfatizar novamente, são os stacks efetivos que importam. Se você tem 40 BB’s no CO, e todos os três jogadores atrás de você têm 13-20 BB’s, você deve tratar do seu range de abertura como se tivesse 13-20 BB’s, a menos que todos sejam grandes nits.

 Na maior parte do tempo as coisas não vão se alinhar tão facilmente para você, então você precisa observar os jogadores à sua esquerda atentamente para ver do que são capazes de fazer no pré-flop com esses stacks e como seus stacks mudaram recentemente. Jogadores que acabaram de perder parte do pot até 15 BB’s são mais propensos ao resteal que jogadores que esperaram para dar shove com 7 BB’s e só agora dobraram. Os ranges que dei não são terrivelmente rígidos, alguns jogadores se sentirão confortáveis em serem mais loose ou mais tight, dependendo da habilidade do vilão e de sua própria habilidade. 

Também tenha em mente o metagame, se você aumentou nos últimos dois buttons, provavelmente deve ser mais tight no terceiro. Se você foldou os últimos dois, pode dar raise com um range mais loose, obviamente. Estas não são regras rígidas e rápidas, mas espero que sirvam bem como guias.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Ranges de Abertura em LP Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli